Muito além da Barba: Sobrebarba + Programa Carbono Neutro IDESAM

Fernanda Kawazoe
Sobrebarba
Published in
2 min readJun 1, 2016

Desde que a Sobrebarba era só uma idéia, procuramos criar uma empresa de que pudéssemos nos orgulhar e que fosse fiel a tudo o que a gente acredita. Esta é a razão, por exemplo, de só criarmos produtos com ingredientes de origem vegetal, nada de origem animal.

Mas este é só o começo da história, a nova etapa acaba de começar:

Fechamos uma parceria com o IDESAM — Instituto de Conservação da Amazônia e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas. Os caras fazem um trabalho muito sério com projetos ambientais voltados para o desenvolvimento sustentável.

A partir de agora, parte de todas as vendas do Site Sobrebarba é revertida para o plantio de árvores nativas da reserva do Uatumã, na Amazônia.

E olha que bacana: o IDESAM trabalha com o SISTEMA AGROFLORESTAL. Isso significa que, além de recuperar árvores nativas, é feito um trabalho de agricultura sustentável, plantando também árvores frutíferas e raízes.

Isso gera um ciclo vivo não só de recuperação da floresta, mas também de geração de alimento e renda para as comunidades locais.

Comunidade local da reserva. Foto: Flavio Cremonesi

Em breve, conseguiremos acompanhar o desenvolvimento dessas árvores que ajudamos a plantar: é que cada árvore tem um sistema de geo-localização e acompanhamento. \o/

Sabe quando brincam que esse Barbudo é lenhador? Bom, pode até parecer, mas com a diferença de que agora os nossos Barbudos são lenhador que não derrubam árvores, mas sim, ajudam a plantá-las.

NOTA: Olha que legal, no site do IDESAM, tem uma ferramenta que calcula as emissões de CO2 geradas a partir das suas principais atividades cotidianas — como transporte, consumo de energia elétrica, gás de cozinha e viagens aéreas — e converte em quantas árvores você teria que plantar para compensar essa emissão. ;)

--

--

Fernanda Kawazoe
Sobrebarba

Fundadora da @sobrebarba | publicitária de formação | aprendiz de tudo que der na telha | atrás de uma boa novidade | lame on facebook