Por que não é legal usar na barba um produto feito para o cabelo?

Barba e cabelo são bem diferentes, e um bom produto pra cabelo pode até prejudicar a barba e a pele do rosto.

Samuel Tonin
Sobrebarba
3 min readAug 22, 2017

--

Barba e Cabelo. Dois caras completamente diferentes.

Uma das dúvidas mais frequentes que recebo aqui na Sobrebarba é sobre a diferença entre um shampoo e condicionador convencionais e os feitos especialmente para usar na barba. Afinal, eles servem para lavar e condicionar os fios, certo?

Acontece que barba e cabelo não são a mesma coisa e exigem cuidados bem diferentes. Pra começar, os fios do cabelo são diferentes dos fios da barba, que costumam ser mais grossos e tendem a ficar mais ressecados à medida em que se distanciam da pele do rosto. Eles precisam de uma hidratação mais intensa que, nos cabelos, pode dar um aspecto mais pesado.

Mas uma das maiores diferenças está embaixo dos fios: a pele do rosto e o couro cabeludo são totalmente diferentes.

Um shampoo convencional pra cabelo, por exemplo, precisa ter na fórmula alguns tensoativos que são responsáveis por remover a oleosidade do couro cabeludo e manter os cabelos limpos por mais tempo.

A pele do rosto quando ressecada, descama causando a "caspa" da barba

Estes mesmos tensoativos, se usados no rosto, removem uma camada de hidratação importante para a pele. Com o tempo o rosto pode ressecar e escamar. Sabe aquela caspa na barba? Na maioria dos casos é a pele do rosto que ressecou demais.

A solução foi desenvolver um shampoo de barba sem estes tensoativos típicos de um produto pra cabelo e usando só ingredientes naturais de origem vegetal. Nada de origem animal, nem sulfatos, petrolatos ou parabenos.

Shampoo, Condicionador e Óleo de barba: ingredientes 100% naturais de origem vegetal

Esse também é um dos principais motivos para não termos criado um shampoo 2 em 1, por exemplo. São raros os casos em que a mesma fórmula é igualmente eficaz tanto no cabelo quanto na barba.

Com o condicionador de barba o cuidado foi o mesmo. Condicionadores de cabelo normalmente têm componentes que podem irritar o rosto quando em contato direto e diário com a pele. A solução foi criar um condicionador especialmente para a barba, sem silicones nem óleos minerais. No lugar incluímos óleo de coco que é muito mais suave e compatível com a pele.

É assim que foram desenvolvidos todos os nossos produtos. Nada de fórmulas já prontas de algum catálogo: nossas fórmulas são criadas do zero. E, em seguida, testadas em barbas de verdade. Não abrimos mão dessa etapa.

Centenas de barbudos já nos ajudaram e foram responsáveis por ajustes importantes antes de cada lançamento. Não é à toa que todo produto Sobrebarba tem o selo "Testado em barbudos". ;D}}

Uma coisa que percebemos nos testes do shampoo e do condicionador, por exemplo, é que algumas barbas podem precisar de mais tempo em contato com os produtos para terem um efeito mais perceptível de imediato.

Por isso, uma dica é lavar a barba com o shampoo e depois aplicar o condicionador logo no início do banho e enxaguá-lo só no final. Esse tempo a mais em contato com a barba pode fazer uma grande diferença!

Daí é só finalizar a hidratação com o Balm ou com o Óleo de Barba.

Se quiser saber mais sobre a função de cada um dos produtos Sobrebarba e conhecer algumas dicas de uso, é só clicar aqui.

--

--