Quando cultivar uma barba vai muito além dos pelos na cara.

Invertendo a lógica do lenhador.

Samuel Tonin
Sobrebarba
3 min readApr 25, 2017

--

A primeira preocupação quando começamos o projeto da Sobrebarba foi com que tipo de empresa queríamos botar no mundo. Não é (só) sobre fazer os melhores produtos pra barba, mas o que mais poderia ser feito juntando tantos barbudos em torno de um bem comum?

Essa parada de barbudo ser lenhador sempre incomodou um pouco. A gente tem orgulho da barba que cultiva por mil e um motivos, mas cortar árvores com um machado (pelo menos pra grande maioria) não é um deles. ;-)

E se a gente invertesse essa brincadeira de que todo barbudo é lenhador e transformasse o cultivo das nossas barbas no cultivo também de árvores?

Foi assim que nasceu nossa parceria com o IDESAM (Instituto do Desenvolvimento Sustentável do Amazonas) e, desde então, parte das vendas dos produtos Sobrebarba vai para o projeto Carbono Neutro que tem como um dos objetivos reflorestar a reserva do Uatumã, na Amazônia.

Mas não adianta só replantar árvores nativas de áreas degradadas. É preciso também melhorar a vida das comunidades locais para que esse reflorestamento seja mantido.

A solução do IDESAM foi capacitar alguns produtores da reserva a cultivar, além de árvores nativas, também árvores frutíferas, raízes, tudo o que possa dar sustento e fazer a economia local girar.

Outro ponto importante é que os caras fazem um controle do que está sendo plantado. Por isso, cada árvore tem um marcador de geolocalização e o IDESAM faz o monitoramento de cada uma destas árvores por mais de 25 anos depois de plantada. Ou seja, o trabalho do plantio é só o começo da história.

Bacana, né? Agora imagina a nossa felicidade aqui, depois de dez meses de parceria e mais de 200 árvores plantadas, voltar lá pra Reserva do Uatumã e ver o quanto esse projeto (e as nossas barbas!) realmente têm ajudado a mudar a vida destas pessoas.

Nosso muito obrigado a todos os barbudos, amigos e amantes de barbudos que dão a maior força nesse projeto.

E continuem cultivando essas barbas com orgulho porque elas são muito mais do que só os pelos que carregam no rosto. ;D}}}

--

--