JOGUE VIDEO GAMES
“Estudo da Universidade de Rochester, nos Estadus Unidos, e publicado na revista Nature, aponta que as pessoas que jogam video games de ação melhoram sua atenção visual seletiva, além de serem mais capazes de atender a estímulos e se mostrarem mais eficientes na maneira como usam seus recursos de atenção.
Não importa o que dizem por ai, os video games contribuem, e muito,
para a minha resiliência. É como uma descarga no caos emocional diário, asta apertar um botão (ligar) e toda a minha atenção estará voltada para o jogo. Esta virada de chave é tão simples quanto parece, e pode te ajudar muito se, assim como eu, você é agitado e tenta abraçar o mundo
com as pernas.

“O que te disseram, esquecer você deve.”
Yoda.
Esqueça tudo sobre vício, violência e atraso no desenvolvimento de habilidades sociais. Ok, talvez seja melhor ponderar sobre o vício, mas de resto, nada disso será um problema. Quem me conhece, sabe que habilidade social nunca foi uma preocupação e que alguns dos meus grandes amigos nasceram de uma boa jogatina. E não é nada raro presenciar uma conversa séria sobre algum fato, teoria, ou sobre qualquer futilidade que nos renda alguma discussão e algumas risadas. Sim, nos tempos modernos, conversar faz parte do ato de jogar.
De novo, se você é agitado como eu, você sabe o quão cansativo pode ser gerenciar uma rotina com tantos hábitos, pessoas, ideias e obrigações.
OS BENEFÍCIOS
Foco, paciência, descanso e consciência, são alguns dos benefícios trazidos pela minha rotina digital. Jogar faz com que eu trate melhor as pessoas à minha volta, me deixa mais calmo, paciente e ajuda a me manter focado em apenas uma atividade. De novo, se você é agitado como eu, você sabe o quão cansativo pode ser gerenciar uma rotina com tantos hábitos, pessoas, ideias e obrigações.
Ainda sobre os benefícios, “I’ve been learning english since i started to play video games. All that I know, came from the needing to understand the story, skills and what the other players was saying while playing as a party.”
Sim, inglês, nunca estudei, mas jogando video games aprendi o suficiente pra me fazer claro. Basta você se ver perdido em um RPG ou precisar ouvir alguém do seu grupo, para iniciar um processo de osmose cultural. E este processo é muito natural.
AS DORES
Alguns jogos como os famosos MMORPGS (Massive Multiplayer Online Role Playing Games), são 100% cooperativos ou competitivos e exigem que você jogue em grupo, evolua seu personagem e consiga equipamentos melhores para ter acesso as melhores áreas e conteúdos do game. Consequentemente, eles demandam uma grande fatia do seu tempo e tempo é tudo o que você não tem hoje em dia. A menos que você seja um adolescente irresponsável, como eu fui. Ah, e se você não tiver disciplina vai acabar vendo s sua vida sugada por um destes jogos.
Fora isso, a dor é no bolso, caso você jogue em consoles.
CONCLUSÃO
Jogar video games, trás benefícios físicos e mentais. O que determina se uma pessoa vai sentir os benefícios ou as dores, é a disciplina, seja ela imposta pelo indivíduo ou, em caso de menores, pelos pais.
Na dose certa, alivia o stress e o cansaço mental, males muito comuns em tempos de rotinas complexas como os de hoje. Além disso, melhora o raciocínio lógico e a absorção de conteúdo, significativamente.
Se isso não for o suficiente pra te convencer, bem, eu não to aqui pra convencer ninguém.