Eu defendo a liberdade de expressão

The Question
Sociedade dos Filósofos Bêbados
2 min readAug 15, 2017

Sim, eu defendo que todas as pessoas podem falar o que quiserem…

Mas você defende toda a liberdade de expressão ? Sim, defendo, todas as pessoas tem o direito de falarem o que bem entenderem, mesmo isso sendo ofensivo para alguns, ou não estando dentro do nosso código moral e ético ou não.

Mas e os discursos racistas ? Os homofóbicos? Os discursos dos supremacistas raciais?, eles também podem fazer esse tipo de discurso? Sim, eles podem, eles podem falar essas merdas que eles adoram falar, e esse direito de eles falarem essas merdas deve ser defendidos.

Ahhh mais se você defende que eles possam expressar ideais racistas, você é racista ! Não, eu não sou.

A liberdade, e a liberdade de expressão são os maiores bens intangíveis da humanidade

Eu não sou racista, eu não faço discursos de supremacia racial, nem concordo com tais discursos, e também os critico quando me deparo com um, por que eu tenho essa liberdade, eu, você, temos a liberdade de critica-los, de ridiculariza-los por esses ideais absurdos, temos essa liberdade.

Se você ainda acha que, discursos homofóbicos, racistas, supremacistas não fazem parte da liberdade de expressão, e que você acha que o governo tem que criar uma lei, e reger o que as pessoas possam ou não dizer, baseado nos seus princípios, na sua moral e sua ética, você não tem o direito a reclamar quando um grupo qualquer, tentar cercear a sua liberdade de se expressar.

Quando determinado grupo, consegue, ou se acha no direito de limitar a liberdade de outro grupo, por discordância de opiniões, todos os grupos passam a achar correto censurar o outro. E.g.: cristãos inventam a cristofobia, falar mal de religião vira intolerância religiosa, esse é somente um exemplo, temos vários, e seria uma longa lista.

Então, não façamos, nem que seja um pequeno sacrifício da liberdade de expressão, um pequeno sacrifício, abre precedente para mais e mais limitações, quando vermos estaremos completamente amordaçados. Muitas pessoas lutaram contra os tiranos inimigos da liberdade, alguns deram a vida, não podemos jogar fora tudo isso, por que tal ideia ofende tal grupo. Derrotemos ideias e palavras, no campo das ideais e palavras.

Abraços, agradeço a leitura.

--

--