Jovens Arautos do Apocalipse

Socorro! Socorro! O mundo está acabando…

O Cara lá de baixo
Sociedade dos Filósofos Bêbados
3 min readOct 16, 2019

--

Durante minhas poucas navegações em redes sociais acabo sempre me deparando com os tipos mais curiosos, e os que com uma frequência assustadora cruzaram a minha rota de navegação recentemente foram os jovens arautos do apocalipse, este que vos escreve também já foi um jovem arauto do apocalipse, hoje é somente jovem mesmo.

Vi uma dezena, ou mais de publicações, algumas eram repetidas em páginas ou por pessoas diferentes, de pessoas jovens que reclamavam de depressão e outros problemas pois vivem num mundo que está se destruindo, que está colapsando, que não fornece perspectiva de futuro, que os obrigam a seguir padrões.

É obvio que todo mundo enfrenta problemas, toda a geração tem o seu sofrimento, porém creio que parte desse terror que alguns alardeiam sejam apenas moinhos de vento, e não de fato gigantes, mas eu já fui esse jovem arauto do apocalipse lá pelo ano de dois mil e quinze, que os jornais constantemente nos bombardeavam com crise, dólar alto, bolsa de valores caindo, desemprego, e graça a essa imensa quantidade de notícias ruins eu também acredita que o mundo, ao redor e o meu estavam ruindo.

Quando minha mãe percebeu minha angústia, e eu contei o motivo para ela, após ser questionado, ela dividiu um pouco comigo dos problemas que ela enfrentou quando era jovem, de como era o mundo em sua época e num raro momento ela não diminui o meu sofrimento, mas me forneceu uma outra perspectiva de visão e reflexão da realidade em que eu vivia, e percebi então que todos vamos enfrentar problemas, mas no momento em que vivemos não é o fim do mundo, não era pior do que era antes, inclusive em muitos casos é muito melhor, quanto mais se volta ao passado mais podemos ver que o mundo mudou e vem mudando para o melhor.

Os arautos do apocalipse existem porque somos bombardeados de notícias ruins, e as boas não nos atinge na mesma proporção, a noticia ruim vende mais, você ter pessoas que vivem na eminência do abismo do medo, garante eleições, lucros, alguém sempre vai estar lucrando com a histeria em massa. É claro que temos problemas, que precisam ser resolvidos, mas temos que separar, nos afastar do constante bombardeamento de informações para diminuir a histeria e enxergar um pouco mais com os olhos da razão. Não é se alienar ou não querer se informar, não tomar parte e ação, é focar, é saber que somos limitados, que nossa vida é curta, e que podemos fazer algo, mesmo que seja pouco, mas que não podemos abraçar todos os problemas do mundo.

Ter ciência de nossas limitações e do quanto podemos fazer, nos ajuda muito mais a tomar ações efetivas do que tentar carregar todos os problemas do mundo nas costas, que irá criar uma sensação esmagadora de impotência que irá impedi-lo de tomar ação, isso vai pior o seu estado mental, e vai leva-lo apenas a ser um sinalizador de virtude, vazio como um pastel de vento.

--

--