Acho que estou me tornando uma pessoa menos pior…

Quando você se pega, aos 47 do Segundo tempo, quase fazendo aquilo que condena nos outros, mas consegue se dominar, e se sente orgulhoso!

Leia Também: Um textão sobre Gratidão

Acho — ACHO — que estou me tornando uma pessoa menos pior, e gostaria de compartilhar isso com vocês…

Primeiro, vamos compreender o cenário…

Quem me conhece, mesmo que apenas pelas redes sociais, sabe que eu sou um cara autêntico, razoável, medianamente ponderado, liberalista e que busca mostrar as pessoas a importância do equilíbrio, do combate ao discurso de ódio (ao VERDADEIRO discurso de ódio) e da argumentação baseada em fatos, que ajuda o pensamento a evoluir.

E quem me conhece BEM sabe que, no momento, estou buscando recolocação profissional, numa longa busca que já passa de 1 ano. (E agora, você também sabe, mesmo que não me conheça tão bem assim).

Essa busca já rendeu alguns textos no Linkedin, que você pode conferir nos links abaixo:

Escrevi estes artigos porque tenho visto muita coisa acontecer no mercado, nesse tempo em que estou buscando recolocação. Muita coisa feia. Muita coisa SUJA. Muita coisa CRIMINOSA. E isso me deixa mais e mais indignado, a cada dia, a cada momento.

E aí, quando você já está contaminado pela frustração e pela falta de hombridade que o mercado está demonstrando, você se depara com algo em suas redes sociais que testa sua capacidade de ser um ser humano melhor…

Aquele momento em que o Universo te testa!

Bem, navegando agora no meu facebook, me deparei com esse post patrocinado…

Reparem no título do ebook: 3 estrategias INFALÍVEIS para conquistar um novo emprego!

Na mesma hora, meu primeiro impulso foi olhar os comentários para saber se ninguém havia feito a pergunta ÓBVIA: Já que as estratégias são infalíveis, se eu não conseguir emprego você está fazendo uma propaganda enganosa, certo?

Felizmente, não encontrei.

Você se torna melhor quando resiste aos seus impulsos!

Respirei fundo. Olhei os comentários. Olhei a foto.

Pensei:

"…no que eu vou melhorar a minha vida, ou a vida das pessoas que estão aqui, se eu resolver detonar essa mulher?"

"Eu não a conheço. Não sei quem ela é. Não sei nada sobre seu caráter ou sobre suas motivação. De quebra, ainda vou despejar meu ódio, minha frustração, meu descontentamento, sobre uma pessoa que não tem NADA a ver com o que eu estou passando. Então, pra quê eu vou fazer isso?”

IMEDIATAMENTE, algo bom se apossou de mim. Uma mistura de orgulho, senso de respeito próprio, de dever cumprido. Eu consegui: resisti à tentação de amplificar o ódio, de despejar minha raiva na timeline das outras pessoas. E estou honestamente orgulhoso de ter feito essa escolha.

Já pensou que louco se todos resolvessem baixar as armas?

Eu decidi ignorar meus desejos de atacar outro ser humano, que está simplesmente tentando ganhar a vida, e segui em frente. Respirei fundo e ignorei aquilo que me incomodava. Percebi que o problema era COMIGO, e não com o conteúdo da postagem. A minha indignação não era com o post, em si, mas com a minha situação. Então, porque atacar outra pessoa por uma dor que é minha e que não foi causada por ela? Injusto, né?

Me senti bem. Estou satisfeito comigo mesmo, e decidi compartilhar isso com vocês. Não porque esteja em busca de parabéns, mas porque — TALVEZ— isso te ajude a fazer o mesmo hoje, mesmo que seja num único post, de uma única pessoa.

Já pensou se, todos os dias, todos nós conseguirmos controlar nossos impulsos destrutivos, nem que fosse apenas, e tão somente, evitando fazer um ÚNICO comentário odioso na timeline do coleguinha?

--

--

🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓
("…Opinião…")! : Renatho Siqueira

Estuda, então. Mas estuda, em primeiro lugar, aquilo que te habilite melhor a auxiliar os outros! http://t.me/renatho