Como uma selfie com o Darth Vader nas redes sociais pode destruir a vida de um ser humano?

Resposta: através de julgamento precipitado de uma sociedade doente e raivosa

Vocês se lembram da mulher que foi espancada e morta no Guarujá, após boatos em redes sociais, segundo os quais ela seria praticante de magia negra e sequestrava crianças para seus rituais? Ela foi capturada, julgada e executada por populares que SEQUER sabiam o que estava acontecendo. Eles apenas queriam exercitar seu direito à barbárie. E assim o fizeram.

"Ah, mas brasileiro é assim mesmo… Bando de animais irracionais assassinos. Somos a escória do mundo… Mimimi…"

Antes de destilar seu discurso de que apenas aqui esse tipo de coisa acontece, vamos focar num caso que ocorreu nas terras do "Man at Work".

O caso BIZARRO que passaremos a relatar aconteceu na cidade de Know, subúrbio de Melbourne, na Austrália. Uma mãe da localidade, muito preocupada com o bem estar dos seus filhos, (como todas as mães deveriam ser, certo?) tomou uma atitude para proteger seus filhos da possível ameaça de um homem que estaria ponto em risco a segurança e integridade dos seus filhos. Para cuidar e proteger seus filhos, todo esforço e zelo são válidos, não é verdade? Acontece que, talvez, para proteger seus filhos, você esteja indo LONGE DEMAIS, assim como ela foi.

Antes de começar a falar deste caso, especificamente, vamos falar de um experimento social feito pelo YouTuber Joey Salads, no qual ele — com o consentimento das mães — simula táticas para convencer seus filhos a saírem do parque com ele:

Como ficou claro, é assustadoramente fácil. E isso é desesperador, para nós, que somos pais. Acredito que nenhum pai ou mãe iria discordar disso. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia… Devemos estar atentos aos limites. É muito fácil ficar paranóico e tomar medidas desproporcionais e nocivas nos dias de hoje. Cautela e Prudência são as palavras de ordem em nossos dias.

Vamos voltar à Austrália: um pai nerd normal, (ok, "nerd" e "normal" não cabem na mesma frase, mas…) que por razões ÓBVIAS não quis se identificar (e vocês já vão entender o porquê), estava em um shopping da cidade, quando viu um display em comemoração ao 4 de maio, Star Wars Day, May The 4th Be With You. Ele fez o que QUALQUER pai nerd faria: parou para tirar uma selfie, para mandar para seu filho que, por razões também óbvias, adora Star Wars:

Haviam outras crianças por perto, também querendo tirar foto no mesmo display. Sendo assim, o homem disse algo como: “já vou sair daqui, só vou tirar a foto, rapidinho, e vocês podem tirar também…”
A mamãe supra citada viu a cena, mas ela tirou conclusões precipitadas e ACHOU que o homem estava tirando fotos de seus filhos. MAS, ao invés de questionar o homem, diretamente, sobre o que ela PENSOU que estava acontecendo, ela, sem pensar duas vezes, tirou uma foto do cara e postou em seu Facebook, chamando o cara de “Creep”, (algo como "estranho", "esquisito", "assustador", etc.) e AFIRMANDO que ele tirou foto das crianças, e desejando que ele fosse preso!

Essa foi a foto que ela tirou do homem, que saiu do lugar, sem sequer imaginar o que estaria por vir…

Abaixo, segue a postagem dessa "zelosa" mãe:

Resumindo o texto: "Dêem uma olhada nesse cara esquisito. Ele se aproximou dos meu filhos hoje, enquanto eles estavam na seção de roupas do Filme Frozen e tirou fotos deles. Eu retirei meus filhos dali imediatamente e os levei para um lugar seguro, então o segui e tirei essa foto. […]a polícia já está de olho nele. Tomara que ele seja preso. A polícia disse que se ele for um molestador sexual registrado, será preso. Isso aconteceu em Knox. Mantenha seus filhos em segurança"

Imediatamente, um exército de pessoas passou a divulgar a foto e o post, colocando um pai de família sob a alcunha de PEDÓFILO! O homem percebeu que algo estava errado quando, no meio de uma reunião, começou a receber várias mensagens de texto e telefonemas de seus familiares avisando sobre a publicação (que passou dos 20 mil compartilhamentos). Assim que percebeu o que estava acontecendo, ele foi diretamente para uma delegacia, onde informou aos policiais sobre o ocorrido, de forma que eles puderam averiguar que se passava de um engano.

Ainda assim, o rapaz ficou completamente sem rumo, envergonhado e devastado com o que aconteceu. Ou seja: pelo desequilíbrio de zelo de UMA PESSOA, que MENTIU sobre o ocorrido, a vida de um ser humano poderia ter sido, novamente, ceifada. Igualzinho no Brasil.

“Eu realmente estava esperando voltar pra casa e encontrá-la em chamas ou coisa parecida.”

Bem, acontece que a Internet não esquece. E NÃO PERDOA. Após ganhar notoriedade, o caso foi esclarecido e a situação se inverteu. Novamente, AS PESSOAS, usando as redes sociais, começaram a atacar impiedosamente a mulher. CAÇAR A MULHER, seria a expressão mais adequada! Ela recebeu ameaças de morte pelo seu erro estúpido (foi estúpido, mas não a ponto de isso embasar um contra-ataque como esse!) e está em choque. Em prantos, ela pediu desculpas, dizendo que quer encontrar o homem e pedir perdão pessoalmente e que se arrepende muito pelo que fez.

“Meus filhos agora estão sofrendo por causa de um erro estúpido meu! Nunca foi minha intenção que isso viralizasse nas redes sociais. Eu só preciso que vocês me desculpem, por não deixar a polícia fazer o trabalho deles e por colocar minha preocupação nas redes sociais. Meus filhos estão sofrendo muito por causa disso tudo e eu odeio imaginar pelo que aquele homem e sua família estão passando.” — disse ela.

O homem está considerando acionar a justiça por danos morais.

“Nós somos uma família muito preocupada com a comunidade, nunca tivemos nenhum problema com esse tipo de coisa, e de repente meu nome está sendo depreciado dessa maneira? Eu gostaria que as pessoas entendessem os perigos que existem no mal uso das redes sociais, especialmente quando se lida com informações não confirmadas e não confiáveis.”

Vergonhoso fazer parte de uma sociedade onde esse tipo de coisa acontece. Uma situação vexatória. Como vocês devem saber a esse ponto, eu adoro fotografia. Vira e mexe eu vejo crianças em cenários que dariam excelentes fotografias. Mas eu não faço, ou faço raramente, justamente pelo medo que algum dos pais enxergue "pêlo em ovo", e eu acabe sendo taxado como pedófilo também.

Uma vez, num estádio de futebol, assistindo México e Nigéria, eu vi um menino e uma menina abraçados com bandeiras mexicanas, com uma fumaça verde, branca e vermelha ao fundo, não aguentei e cliquei. Imediatamente um senhor ao meu lado me cutucou no ombro e disse: “Melhor você apagar essa foto”. Numa mistura de susto, medo e incompreensão, eu apaguei a foto (sim, a sociedade está nos deixando paranóicos e assustados). Não estou dizendo que a gente tem que pegar leve com pedófilo. Eles precisam sim receber o tratamento adequado, mas somente depois que essa situação seja comprovada.

No que diz respeito a essa mãe, que errou FEIO e que MENTIU para criar uma situação, pensando estar protegendo seus filhos, quando, na verdade, estava cometendo um CRIME GRAVÍSSIMO, temos algumas lições a aprender:

  • Uma vez postado na Internet, você não tem mais controle. Não te pertence mais.
  • Antes de acusar alguém dessa forma, averigue suas suspeitas. Na dúvida, procure os órgãos competentes.
  • Antes de compartilhar algum post, em qualquer rede social, sobre o assunto que for, verifique as fontes e a veracidade da informação. Duvide sempre! Não é porque você concorda, que é verdade. Novamente, isso vale pra tudo, inclusive pra política.
  • Pelo sim ou pelo não: pelo não!
  • Não há como remediar uma situação dessas, então evite que ela aconteça. Desconfie e averigue.

Sei que fui redundante em alguns pontos, mas foi proposital. É preciso que isso seja reforçado, sempre.
Fontes: HeraldSun, HeraldSun, Sophos, DailyMail e MeioBit.

--

--

🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓
("…Opinião…")! : Renatho Siqueira

Estuda, então. Mas estuda, em primeiro lugar, aquilo que te habilite melhor a auxiliar os outros! http://t.me/renatho