Não precisamos de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina… Precisamos de 365 dias de consciência humana!

Cotas Raciais

Meus 7 minutos sobre este tema que ainda vai dar muito o que falar…

Hoje pela manhã me deparei com a seguinte notícia, compartilhada no Facebook por um amigo, que é negro e formado em Comunicação Social: "USP não tem calouro preto nas três carreiras mais concorridas" (http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/03/usp-nao-tem-calouro-preto-nas-tres-carreiras-mais-concorridas.htm)

A discussão é longa pra ser debatida nas parcas linhas de uma rede sociais que castra impiedosamente as nossas percepções acerca da grandiosa e complexa capacidade comunicacional do ser humano, mas, vou dar apenas a minha opinião: (Opiniões contrárias são bem vindas, desde que acompanhadas de boas argumentações e, se possível, fontes)

Primeiro assista este vídeo, feito POR UM NEGRO: http://www.youtube.com/watch?v=oH6vKUvNr74

Eu acredito na Meritocracia, não nas cotas

Meritocracia é um sistema de recompensa baseado no mérito pessoal, segundo o qual premiar quem não merece desmerece quem tem mérito.

01) Acredito SEMPRE na meritocracia. Eu sou “genuinamente” negro, segundo o IBGE, e tive uma infância FODIDA, aluno de escola pública desde a primeira série do primário e hoje sou professor universitário… E SIM: Existem oportunidades para os jovens negros que REALMENTE QUEREM mudar suas vidas para melhor. Basta procurar. A mãe da minha filha é negra, viveu uma infância tão carente quanto a minha e hoje é advogada. Não me venham com esta estória de que negros não tem oportunidades… Quem é negro e nunca ouviu falar da Educafro não está procurando o suficiente…

Eu não sou a palmatória do mundo, nem me considero um exemplo a ser seguido, mas sei que ainda existem SIM oportunidades para aqueles que querem algo melhor para as suas vidas, não importa a cor da sua pele.

Aliás, desde a nossa concepção, existe a concorrência com a vitória do mais apto. Isso se chama seleção natural. Se você não se esforça, não vence. Se você estudou biologia, sabe do que eu estou falando. E isso independe da sua cor, porque todo espermatozóide é branco.

Cota não é justiça social. É apenas um remendo disfuncional que traz prejuízos sociais a longo prazo

02) Este discurso de que “cota é justiça social” é a maior falácia do mundo… Justiça social é se todos, brancos e negros, lutassem juntos pela EDUCAÇÃO BÁSICA e pela melhoria sistêmica do modelo educacional do nosso país, com a mesma disposição e garra com a qual lutam pelos seus direitos individuais — ou de raça — dando a TODOS as mesmas condições, mas como os políticos são ANOS-LUZ mais astutos e inteligentes que 99,99999999% da população votante, eles dão ao povo “pão e circo”, colocando “band-aids em fraturas expostas”. E o povo aceita, feliz, essa falácia.

Conforme se pode ler em reportagem do Estadão: "O problema urgente das universidades brasileiras é, portanto, melhorar de nível, e não resolver problemas de discriminação racial ou corrigir “responsabilidades históricas”, que só poderão ser solucionadas por meio do progresso econômico e educacional básico."

Fonte: Estadão — 2012

Cota baseada em cor de pele é um excrescência social sem tamanho… É a institucionalização do racismo. É o mesmo que dizer que os negros são incapazes de vencer por seus próprios méritos, e o pior é que muitos negros aceitam essa “esmola social” sem nem mesmo se questionar sobre o significado dessa violência embalada com fita rosa e papel de presente… É isso que os políticos querem: Um povo burro e dividido entre “classes” lutando entre si, enquanto eles fazem o que querem com o poder concedido pelo povo, que, ignorante, não faz ideia do que significa o poder do seu voto.

Além disso "… o sistema de cotas raciais nas universidades públicas brasileiras, implantado como políticas afirmativas para diminuir as diferenças sociais existentes entre brancos e negros, causadas pelo sistema escravagista dos séculos XVIII e XIX, foi adotado como política social de desenvolvimento, porém sua efetivação contraria os preceitos constitucionais. Este modelo de afirmação foi historicamente mal sucedido nos Estados que o adotaram e sua aplicação no Brasil poderá gerar diversos tipos de discriminações, assim como beneficiar uns em prejuízo de outros, utilizando critérios absolutamente injustos e inconstitucionais."

Fonte: Âmbito Jurídico

Enquanto nos esforçarmos para dividir a humanidade, não seremos melhores do que Adolph Hitler…

Cota é nepotismo

03) Acho injusto e covarde uma pessoa despreparada, seja ela negra, branca, amarela, azul, cinza, ou de qualquer outra cor, tirar a vaga de alguém que lutou e se preparou verdadeiramente para ocupar esta mesma vaga. Pra mim, o nome disso é nepotismo. A sensação é que os negros estão assumindo a postura do tipo “Se eu estou me dando bem, foda-se se é justo ou não… Meus ancestrais foram escravizados, blá, blá, blá” e isso é o mesmo que os bisnetos das vítimas de Hitler pedir na justiça reparações da Alemanha pelos crimes que ele cometeu… Eu não posso ser obrigado a pagar pelos estudos de um aluno cotista porque o governo prefere dar uma esmola paga com o meu dinheiro do que prepará-lo para defender os próprios interesses.

Você é negro e se acha mais merecedor do que os brancos ou pardos? Dá uma olhada nesse link antes de falar bobagens ou defender opiniões radicais: A vida de um aluno BRANCO e POBRE na USP

Além disso, porque os brancos POBRES tem que pagar a dívida histórica de algo que não fizeram? Você gostaria de ser preso porque o seu avô cometeu um crime? Além disso, você, negro, sabia que MUITOS negros que foram libertos e ascenderam socialmente foram, eles mesmos, mercadores de escravos????

"… se deixou espetada na conta do branco pobre a fatura da suposta “dívida histórica” da sociedade brasileira com os negros, que a brigada racialista invariavelmente antepõe como pressuposto da defesa de suas ideias. De resto, é discutível o alcance desse resgate de “dívida” social, num país que patrocinou uma odiosa escravidão, fato inquestionável, mas cuja história registra casos de ex-escravos que, libertos e tendo ascendido socialmente, passaram também eles a ser donos de escravos. Alguns foram negociantes no ramo."

Fonte: Jornal da Ciência, SBPC

Apenas para ilustrar a citação acima, ZUMBI DOS PALMARES, herói aclamado dos negros em todo o país, ERA AUTORITÁRIO E TINHA ESCRAVOS!

Fonte: Uol Educação

"Em vez de meras vítimas, os negros tiveram papel mais complexo na sociedade colonial, às vezes até com status semelhante ao dos portugueses"

"…o objetivo não é desmerecer os negros. 'Pelo contrário, acho que eles podem se orgulhar de que seus antepassados não eram pobres coitados, mas, em muitos casos, pessoas prósperas, que não abaixavam a cabeça'"

Zumbi estava longe de ser um herói da democracia. “Mandava capturar escravos de fazendas vizinhas para que eles trabalhassem forçados no Quilombo dos Palmares. Também sequestrava mulheres, raras nas primeiras décadas do Brasil, e executava aqueles que quisessem fugir do quilombo”

Conforme diz o texto em certo trecho, alguns negros "…chegaram a atingir certo status. “Contando com escravos como mão de obra barata, algumas fizeram fortuna. A angolana Isabel Pinheira morreu em 1741 deixando sete escravos no testamento

Quer dizer que os negros eram TODOS "pobres coitados", né?

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2011/05/13/zumbi-era-um-lider-autoritario-e-tinha-escravos-veja-as-polemicas-sobre-a-escravidao-no-brasil.htm

Cotas: Se não é bom para todos, não é bom para ninguém

04) Se é pra existir cotas, que seja para TODOS os alunos que cursaram todo o ensino da rede pública, pois todos eles, negros ou brancos, foram vítimas do mesmo sistema e das mesmas dificuldades educacionais. Do jeito que este discurso é mantido, dá a entender que todo branco nasce rico e estuda na Escola Suiça até o final do ensino médio…

No final, o sistema de cotas baseado em cor da pela acaba gerando uma discriminação reversa, altamente danosa a longo prazo para aqueles que utilizam tais "benefícios".

O mundo não é igual para todos. Ainda bem!

Cotas sempre serão prejudiciais, na medida em que mantém o sistema desigual em relação a algum grupo. Cotas só serão justas quando forem baseadas na base do problema: E Educação de base!

05) O mundo NUNCA foi equalitário e nunca será, GRAÇAS A DEUS! Vocês, que fizeram faculdade, Pós, MBA e outros cursos de qualificação, aceitariam dividir o mercado — DE IGUAL PRA IGUAL — com alguém que só tem o Ensino Médio incompleto? O mundo capitalista é meritocrático (ainda bem) e TENDE a recompensar aqueles que se destacam pelas suas capacidades e esforços. (E sim, NETWORKING e INFLUÊNCIA são frutos de esforços) Mas, ainda assim, topo um chopp (ou uma entrevista, podcast, videocast, hangout, etc) para trocar essa ideia com qualquer pessoa que discorde da minha opinião. Sei que meus amigos negros e preparados são cultos e inteligentes o suficiente para estarem sempre dispostos a considerar pontos de vista divergentes dos seus próprios, independente da nossa cor de pele.
Faço minhas as palavras de Morgan Freeman: http://www.youtube.com/watch?v=tNEoIo3XMws
OBS: De acordo com o IBGE, EU SOU NEGRO…

As nomenclaturas “pretos”, “pardos”, “indígenas”, “amarelos” e “brancos” dizem respeito a cor e são termos utilizados pelo IBGE em suas pesquisas. O grupo populacional negro pode ser composto pela soma de pretos e pardos.

Logo, eu também tenho direito a cotas… Mas eu abro mão delas, pois me considero competente o suficiente para vencer pelos meus próprios esforços, e não pela esmola de um governo corrupto e ditatorial, que está fazendo tudo que á possível para destruir nosso país… Começando pela educação e pelo bom senso da sua população…

--

--

🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓
("…Opinião…")! : Renatho Siqueira

Estuda, então. Mas estuda, em primeiro lugar, aquilo que te habilite melhor a auxiliar os outros! http://t.me/renatho