Atalhos para um empreendimento mal sucedido.

Willian valle
SofaCoding Blog
3 min readMay 13, 2017

--

Como o responsável pelo atendimento de clientes na SofaCoding, recebi muitos empreendedores, cada qual com suas ideias, dúvidas e certezas. Pude acompanhar o caminho de alguns deles e verificar alguns padrões nas suas trajetórias.

Primeiramente, não posso correr o risco de que esse material seja interpretado como um genérico “Tantos passos para ser bem sucedido nos negócios”. O mundo (pessoas físicas, jurídicas e suas relações) é complexo demais para a definição de regras desse tipo.
Porém, antes das inúmeras especificidades de seu mercado e da sua região, existem armadilhas que valem para quase todo mundo, e é bom ficar de olho.

_Não saber priorizar
É um divisor de águas entre empreendedores que possuem chances consideráveis de sucesso. Por mais óbvio que pareça, quando tudo é prioridade, nada é prioridade. E a vontade de realizar tudo o mais rápido possível, se não controlada com uma boa dose de pragmatismo, pode fazer com que você perca o controle do desenvolvimento de seu negócio, deixando as prioridades por conta do mero acaso, além de insistir em um ritmo por vezes acima da sua estrutura, prejudicando a qualidade geral do projeto. Por outro lado, é evidente que ser extremamente relaxado nas suas metas lhe fará perder oportunidades e ter um aumento considerável nos seus custos.

O conceito de MVP (Produto Mínimo Viável) consiste em focar o desenvolvimento nas funções básicas e mínimas de um produto. O próprio processo de desenvolvimento do MVP apontará possíveis deficiências, que podem vir no trato com fornecedores, na estrutura de colaboradores, e até no quadro societário. No caso de imprevistos acontecerem (e em algum nível, eles vão acontecer), a troca de rumos e ajustes se dá de forma muito mais fácil e menos arriscada em um produto mínimo viável. Caso queira saber mais sobre o MVP, indicamos a leitura deste artigo.

Você logo verá que cortar recursos e ideias de um projeto pode ser bem mais difícil do que parece. O que deve se ter em mente no momento de produzir um MVP é como você pode provar o conceito principal do seu modelo de negócio, sem precisar entregar funcionalidades de apoio e conveniência.

Após a construção de um produto mínimo viável, você estará em melhores condições para julgar quais próximos passos são necessários para o lançamento de seu negócio, terá uma equipe de fornecedores mais confiáveis e principalmente, poderá ter feedback de usuários reais.

_Não saber quando Inovar
Se uma ideia é inovadora e nunca foi executada em determinada situação, podemos ter em mãos uma ideia que, se implementada, trará uma grande vantagem competitiva. Porém, temos uma boa chance de existirem motivos para a ideia não ter sido executada com sucesso antes.

É importante que o empreendedor se mantenha pragmático, e não permita que a excitação e o vislumbre de uma aparente janela de oportunidade o faça pular a etapa de confirmação de suas premissas e principalmente, o feedback com usuários reais frente àquela ideia inovadora. A mesa de bar com outros amigos empreendedores, sob uma venda apaixonada, pode ter um efeito diferente do apresentado por usuários comuns, após a ideia implementada.

_Ser otimista demais (ou pessimista demais)
Tradicionalmente, empreendedores são vistos como seres atraídos pelo risco. Embora não seja algo sempre verdadeiro, o otimismo é um combustível comum para que novos negócios sigam em frente. O problema é quando isso extrapola o âmbito pessoal (onde o otimismo te dá motivação) para as decisões da empresa (onde as coisas deveriam ser um pouco mais pragmáticas). Podem ser projeções de fluxo de caixa que não levam em consideração grande parte dos custos reais, noção de valor de um produto/serviço baseado unicamente em uma bolha social ou cronogramas que ou são fora da realidade ou não consideram percalços no seu caminho.

Do outro lado estão empreendedores (que muitas vezes já sofreram bastante) e recorrem ao pessimismo extremo, se mantendo bastante inflexíveis e prejudicando seu crescimento. Em mercados com mudanças rápidas, a falta de flexibilidade e dificuldade de mudanças pode inviabilizar um negócio em poucos anos.

Por fim,
Não existem os tais ‘passos para um empreendimento de sucesso’, mas certamente existem alguns que podem lhe levar rapidamente a um insucesso.

--

--