Buzz Features: Quando recursos visuais começam a atrapalhar o objetivo de um site?

Willian valle
SofaCoding Blog
2 min readOct 15, 2014

--

De ícones que seguem o mouse ao parallax scrolling, a internet sempre possuiu itens que não acrescentam à experiência e provavelmente cairão em desuso, mas estão na boca e no briefing dos clientes. Essas features são excelentes na visão de quem já domina o conteúdo de um site, mas duram no máximo 10 segundos na mente do usuário comum, antes de voltar ao objetivo que o levou àquela página.

“Não devo tudo o que posso”. O comportamento de utilizar todos os recursos que lhe são disponíveis é inerentemente humano, por isso ninguém deve se sentir mal por ficar tentado em propor certas extravagâncias na hora de discutir a interface de algum produto. Aconselho pensar o seguinte quando uma ideia dessas aparecer: “Qual problema essa funcionalidade vai resolver?”. E mais importante: “Quais problemas essa funcionalidade pode gerar?”. Você verá que o custo-benefício de ideias que fogem dos padrões dificilmente será positiva. Nem toda ideia inovadora é boa.

Por outro lado, muitos problemas podem ser resolvidos com recursos visuais aliado a um bom design e pensar fora da caixa pode ser a solução para que um bom conteúdo pouco valorizado atraía a atenção do público certo. As duas perguntas que sugeri devem ajudá-lo a separar boas soluções de modismos desnecessários.

--

--