Missão construída é melhor do que missão dada
Todo o período entre o final de um ano e início de outro traz consigo aquele momento de revisão do planejamento estratégico.
Quais serão nossos novos objetivos, que indicadores de desempenho utilizaremos?
E algo muito comum também é olhar para a missão, visão e valores da empresa. Refletir se eles ainda estão consistentes e se de fato tem sido considerados e compreendidos por todos que fazem parte da organização.
Um ótimo exercício a ser feito é surpreender qualquer um dos colaboradores da empresa com a fatídica pergunta:
Qual é a nossa missão?
Se a resposta for titubeante (sinais de gagueira), estratosférica (chute na lua), meditativa (ouvida apenas por dentro de quem está respondendo), ou qualquer outra coisa nesse sentido, então é um sinal de alerta pra que a empresa reveja seus conceitos.
Definir uma missão top-down entre quatro paredes, pregá-la no hall de entrada e esperar que as pessoas vivam aquilo intensamente é pura demagogia.
Na Softfocus acreditamos que o processo de construção da missão e valores da empresa é tão importante que precisa ser feito por todos! Só assim as pessoas se sentirão verdadeiramente engajadas com o propósito da empresa e estarão predispostas a compartilhar e lutar pelos mesmos objetivos.
No mês de Janeiro de 2016, aplicamos juntos algumas dinâmicas com foco central em determinar qual é a nossa missão? Quais são os nossos valores?
O resultado dessa construção colaborativa pode ser visto a seguir.


Era uma vez…
Tudo se inicia contando uma bela história (Storytelling)
Cada um de nossos colaboradores foi convidado a refletir e lembrar de histórias que mais gostariam de contar sobre seus passados profissional ou pessoal, fossem elas coisas boas ;) ou ruins :(
Essas histórias representam aquilo que cada um quer ou que não quer que aconteça no futuro.


Como uma imagem vale mais do que mil palavras, todos criamos formas visuais para representar essas histórias (Apresentação Prezi, Power Point, uso de fotos, imagens de internet, etc..)
Assim fomos conhecendo aspectos importantes da vida de cada um, o que dentre muitas outras coisas, certamente aproximou ainda mais a equipe.


Um momento importante para reflexão sobre tudo o que foi apresentado, trocando ideias e compreendendo melhor o ponto de vista de cada um.


Um resumo de cada storytelling foi colado na parede como um mural de exposição coletiva para ajudar nessa reflexão a respeito de nossas histórias.
Como resultado de cada apresentação e desse diálogo aberto, levantamos inúmeras frases que resumiam as visões de cada um sobre seus aprendizados, experiências e valores mais significativos.


Elas representam o que gostaríamos de vivenciar em nossos trabalhos no futuro, e também aquelas situações que jamais gostaríamos de ter que passar em nosso futuro profissional.
Apesar de que contar histórias é muito bom e divertido, o trabalho foi muito sério e seguiu em frente…
Nossa segunda dinâmica buscava descobrir os valores que direcionam cada um nas suas tomadas de decisões, seja qual for o contexto ou situação.
Queríamos responder naturalmente a perguntas como:
O que justifica o que você faz?
O que motiva você?
O que faz você se sentir bem?
Ao responder essas perguntas, conseguimos visualizar dois tipos de valores:
Valores Próprios. Aqueles que são importantes para cada um de nós enquanto indivíduos, e que acreditamos já fazer parte de nossa personalidade.
Valores Desejáveis. Aqueles que acreditamos serem os mais importantes para o grupo de trabalho que pertencemos e que precisamos nos esforçar ainda mais para torná-los 100% evidentes.


Consolidamos todos os valores levantados e criamos a personificação desses valores em um estereótipo que represente a empresa como um todo.
Para chegarmos a um número menor de valores (aqueles de maior destaque), agrupamos todos aqueles que possuíam algum tipo de similaridade ou relacionamento direto.
E assim, pontuando os grupos de valores que mais foram citados por toda a equipe, chegamos ao número mágico de 5 valores.
Ainda inquietos sobre a forma como comunicaríamos nossos valores (sim gostamos de ser e fazer diferente), buscamos encontrar as melhores palavras e frases que pudessem representar esses valores à altura que eles merecem.
E esse foi o resultado…
COMPROMETIMENTO
Se você realmente quer fazer algo, você encontrará um caminho. Se você não quer, você encontrará uma desculpa.
SINERGIA
Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.
ENTUSIASMO
Sem entusiasmo nunca se realizou nada de grandioso.
KAIZEN
Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.
EXCELÊNCIA
Excelência é fazer coisas simples de maneira extraordinária.
E se validássemos esses valores em relação aos storytellings de todo o time, qual seria o resultado?


Perfeito!
Praticamente todas as expressões que representaram nossas storytellings estão diretamente alinhadas com nossos valores. O que significa que de fato vivenciamentos e acreditamos neles, logo, eles são verdadeiramente nossos.
Valores da Softfocus, Done!
Mas e a nossa missão?
Estando nossos valores muito claros e analisando todo o contexto que nos trouxe até aqui, algumas afirmações puderam ser feitas…
TRANSFORMAR
Tudo em uma empresa segue a linha de processar entradas para gerar saídas, agregando valor durante o processo.
Poderíamos chamar isso de mudança, mas transformação nos parece algo mais significativo e impactante. E definitivamente gostamos de causar impacto.
POSITIVAMENTE
Nenhuma transformação para pior faz sentido. Queremos e acreditamos que toda transformação válida deve ser para o bem, deve ser positiva.
A VIDA DAS PESSOAS
Sabemos a importância de cada cliente para nossa empresa e queremos muito tornar suas vidas melhores, mais simples e consequentemente mais feliz. Mas como podemos pensar apenas nos clientes se somos uma comunidade de pessoas que convivem diariamente com um mesmo propósito?
Para nós é fundamental reconhecer, valorizar e transformar positivamente a vida também de toda nossa equipe, e que ótimo será sempre que pudermos expandir isso aos seus familiares, amigos e a toda gente que possamos alcançar!
ATRAVÉS DA TECNOLOGIA
Gostamos demais de tecnologia. E não nos importa qual é a bola da vez ou qual é marca que está por traz disso ou daquilo.
Tecnologia é a arte de melhorar um processo, fazer algo melhor.
Se hoje somos especialistas em software, o que o futuro nos reserva como ferramentas tecnológicas?
O que importa é que através da tecnologia é que estaremos transformando positivamente a vida das pessoas, essa é a nossa certeza hoje e sempre.
E assim surge nossa missão, construída coletivamente e baseada nos valores que acreditamos: