Nasce a Softo. Por que estamos fazendo o que estamos fazendo?

Fabio Seixas
Softo
Published in
3 min readMar 28, 2019

Um pouco da história da Softo e a nossa motivação de existir

A Softo nasceu em 2013, originalmente com o nome Jack Sistemas. Eu, Fabio Seixas, e Rafael Ruiz, aproveitamos a oportunidade de desenvolver um software de gestão ERP para a Apsis Consultoria. A partir desse projeto, começamos a atender outros clientes e desenvolver novos projetos próprios e em parceria.

Como empresário e desenvolvedor de software, aprendi que a maneira como as empresas abordavam suas necessidades de desenvolvimento de sistemas estava errada. A abordagem waterfall, além de ineficiente, não era mais compatível com a atual realidade do mundo, onde as mudanças são uma constante.

Métodos mais modernos de desenvolvimento de software como o Scrum e Kanban começaram a surgir sob o guarda-chuva dos Métodos Ágeis.

Métodos ágeis vs método Waterfall de desenvolvimento de sistemas

Queríamos mostrar para as empresas de que seus investimentos em desenvolvimento seriam melhor aplicados se parassem de contratar projetos baseado em escopo fechado e adotassem uma abordagem mais dinâmica, baseada em escopo aberto de projeto.

Agora em 2019, a antiga Jack Sistemas, se reinventa como novo nome, nova marca e nova abordagem comercial para levar esse modo de desenvolver software para mais empresas.

Hoje reformatamos nossos serviços para duas propostas principais: DevTeam as a Service e CTO as a Service.

DevTeam as a Service

Nosso principal serviço de desenvolvimento de sistemas onde o cliente contrata um time completo de desenvolvimento de software por hora. O time conta com coordenador, analista, desenvolvedor, DevOps, especialista em cloud, UX designer e analista de QA. Tudo isso contratado por hora. Um time constantemente treinado e engajado para prover valor para o cliente.

CTO as a Service

O serviço de CTO as a Service oferece a possibilidade do cliente contratar um profissional experiente e qualificado, também por hora. Isso permite que empresas que não querem dispender recursos elevados para ter um CTO sênior full-time, possam ainda assim usufruir dos benefícios de ter um profissional desse porte.

Nossos Squads

Montamos squads (times de desenvolvimento) que se adequem às necessidades do cliente, mês a mês. Então, no começo de um projeto, onde as demandas de UX e análise são maiores, o time contará com profissionais desse perfil. A medida que o projeto avança, o perfil do squad se adapta para atender melhor as necessidades do projeto. Eventualmente, mais adiante, o time contará com mais desenvolvedores e menos UX designers por exemplo.

Essa flexibilidade, inviável quando se tem um time próprio, torna o retorno sobre o investimento (ROI) do cliente muito maior.

Empresas que possuem times próprios de desenvolvimento também podem tirar proveito dessa flexibilidade para atender picos demanda ou projetos temporários.

Visite a Softo.

--

--