Preço fixo, tempo e recursos ou equipe dedicada — Qual modelo de desenvolvimento escolher?

Trabalhando neste setor há mais de 7 anos, nós da SoftWrap desenvolvemos uma abordagem única para cada projeto.

Jilvan Pinheiro
SoftWrap
5 min readNov 5, 2019

--

Dependendo dos requisitos e especificações do cliente do projeto, oferecemos os seguintes modelos de desenvolvimento:

  • Preço fixo
  • Tempo e recursos
  • Equipe dedicada

Cada um deles oferece vários benefícios quando aplicados a um tipo específico de projeto. No entanto, também existem armadilhas em cada caso que você deve estar ciente. Para ajudá-lo a tomar uma decisão informada, preparamos um guia abrangente para escolher um modelo de desenvolvimento que funcione melhor para você.

Preço fixo

Ao abordar uma empresa de desenvolvimento de software, a maioria dos clientes já sabe quanto está disposto ou pode gastar com seu produto. Nesse caso, o modelo de preço fixo parece ser o mais adequado.

Como se pode imaginar pelo nome, o modelo de preço fixo depende de um orçamento e cronograma predefinidos. Isso significa que você e seu fornecedor concordam com um custo fixo que você será obrigado a pagar na entrega do produto, independentemente do prazo e das despesas reais do projeto. Isso traz os seguintes benefícios:

  • Um processo de desenvolvimento transparente e previsível, exigindo uma supervisão mínima.
  • Independentemente das circunstâncias, o projeto de preço fixo será concluído dentro do orçamento e prazo acordados.
  • Os riscos são minimizados, pois a equipe de desenvolvimento assume total responsabilidade pela entrega do produto dentro do prazo e do orçamento.

A abordagem parece ser justa: não é preciso planejar despesas adicionais e a empresa de desenvolvimento de software assume total responsabilidade por cumprir os prazos e permanecer dentro do orçamento. Se surgirem imprevistos, não será necessário se preocupar com eles.

Por outro lado, é muito difícil fornecer uma estimativa precisa de tempo e custo ou criar um roteiro detalhado do projeto durante os estágios iniciais do desenvolvimento do produto. A este respeito, o modelo de preço fixo tem várias desvantagens.

  • Como os projetos de preço fixo geralmente exigem planejamento e análise de requisitos completos, a fase de definição do produto pode levar até 40% do tempo e do investimento em desenvolvimento do produto. Portanto, será necessário gastar quase metade do orçamento antes que a equipe escreva uma única linha de código.
  • A equipe pode superestimar o projeto de propósito, a fim de cobrir todos os riscos possíveis. Consequentemente, será gasto mais do que o produto realmente vale.
  • A qualidade do produto geralmente sofre como resultado de atalhos que a equipe pode fazer para cumprir os prazos. Todo novo problema pode resultar em um produto de menor qualidade.
  • Preço e prazo fixos resultam em menor flexibilidade. Qualquer alteração nos requisitos iniciais exigirá estimativas adicionais e aumentará o orçamento total.

Levando em consideração os prós e contras listados acima, o modelo de projeto de preço fixo é mais adequado para projetos com um escopo e requisitos claramente definidos que foram finalizados. Portanto, essa abordagem mostra-se benéfica apenas para pequenos projetos com funcionalidade limitada e entregas claras, tarefas de teste ou prova de conceito, bem como cooperação de curto prazo com prazos estritos.

Tempo e recursos

Diferentemente da abordagem de preço fixo, o modelo de tempo e recursos oferece mais flexibilidade em termos de orçamento e requisitos do projeto. Nesse caso, o custo total do projeto, bem como seu escopo, permanece desconhecido até o produto estar pronto. Depende apenas do tempo e esforço reais usados para implementá-lo.

Embora ainda exista planejamento e especificação de requisitos envolvidos, o modelo de T&R permite alterar o escopo e os marcos em movimento. Portanto, o orçamento real do produto pode diferir da estimativa inicial fornecida pela equipe.

A abordagem de tempo e material costuma ser a mais benéfica em termos de tempo e custo-benefício. No entanto, ele também tem várias desvantagens que devem ser conhecidas.

  • O orçamento total para esse projeto é desconhecido até que o produto seja finalizado. Seus requisitos podem mudar em algum momento do processo, e o custo e o prazo também podem variar bastante.
  • Devido à sua flexibilidade, o modelo de tempo e material depende de pequenas entregas, portanto o prazo final também não é claro.
  • Tais projetos exigem supervisão constante e seu envolvimento ativo. É necessário acompanhar as mudanças nos requisitos e prioridades ao longo do processo.

Ao todo, este modelo de parceria funciona melhor em grandes projetos com requisitos dinâmicos, ajustes contínuos e o desenvolvimento contínuo de produtos.

É uma boa opção para aprimoramentos de produtos e suporte técnico.

Equipe dedicada

Equipe Dedicada é um modelo de cooperação exclusivo que tem pontos em comum com as abordagens de preço fixo e T&R. Ele fornece uma equipe remota de profissionais de desenvolvimento de software escolhidos a dedo, atribuídos ao seu projeto a longo prazo.

O principal objetivo deste modelo é compensar a falta de habilidades e conhecimentos necessários internamente, além de fornecer de escalar com facilidade o time de tecnologia. Havendo sempre um gerente de projeto dedicado para coordenar o processo de comunicação.

Essa abordagem possui um modelo de precificação simples. Uma taxa de serviço fixa cobrada mensalmente, que depende do tamanho da equipe. Esses pagamentos cobrem os salários dos membros e as despesas administrativas da empresa de desenvolvimento.

Entre as vantagens óbvias que o modelo pode oferecer estão:

  • Orçamento previsível e transparente
  • Escopo flexível do projeto
  • Controle total sobre a equipe e seus processos
  • Sua equipe tem um profundo entendimento de seus objetivos de projeto e de negócios
  • A equipe é totalmente dedicada ao seu projeto

O modelo de equipe dedicada também possui várias desvantagens:

  • É ineficiente para a cooperação a curto prazo. Se o seu projeto demorar apenas um ou dois meses, a equipe de uma equipe dedicada poderá ser um desperdício.
  • Encontrar e envolver especialistas com habilidades raras ou conhecimentos específicos da indústria/tecnologia pode levar algum tempo (cerca de duas semanas em média).

Assim como o modelo de T&M, uma equipe dedicada funciona melhor em projetos de longo prazo com requisitos indefinidos ou em evolução. No entanto, para colher todos os benefícios dessa abordagem, é necessário garantir que o escopo do seu projeto seja suficiente para que todos os membros da equipe possam trabalhar em período integral por vários meses.

Concluindo

É possível notar que cada uma das abordagens descritas tem suas vantagens e desvantagens. A escolha do melhor modelo de cooperação possível depende completamente das especificidades do projeto.

Se o projeto for dinâmico e de longo prazo, que exige supervisão cuidadosa de um gerente de projetos profissional, recomendamos a contratação de uma equipe dedicada.

O modelo de tempo e recursos funciona melhor para projetos grandes e médios, fornecendo controle total sobre o processo e orçamento.

O modelo de preço fixo é um bom primeiro passo na construção de uma parceria comercial confiável com uma empresa de desenvolvimento de software, mas é ineficiente para projetos de longo prazo.

Se você está lutando para escolher um modelo de cooperação para o seu próximo projeto, entre em contato conosco agora para receber uma consulta gratuita. Estamos sempre prontos para ajudá-lo a dar vida às suas idéias.

--

--

Jilvan Pinheiro
SoftWrap

Engenheiro de SoftWare, Empreendedor e Escritor.