Análise Mode — Agents of Mayhem

Criado pela Volition’s Inc e as cabeças por trás do universo Saints Row (Saints Row, Saints Row II, Saints Row: The Third, Saints Row IV e Saints Row: Gat out of Hell) vem Agents of Mayhem, um third-person shooter com altas pitadas de humor e diversão.
Em Agents of Mayhem, você comanda soldados da Agência Mayhem ( Multinational AgencY Hunting Evil Masterminds) em uma missão sem restrições contra a Legion (League of Evil Gentlemen Intent on Obliterating Nations), uma organização sombria de supervilões, que tem Doctor Babylon (um cientista maluco) como seu principal representante. Foi ele o responsável pelos ataques globais da “Noite Demoníaca”, que colocou as principais cidades do mundo foram dominadas pelos “Ministérios da Legion”, bandos de vilões poderosos que os sete pecados capitais em seus nomes.
Sem mais delongas, vamos lá!

Esquadrão Classe Mayhem
Se você viveu nos anos 80 e assistiu inúmeras séries baseada em equipes de heróis, este game é um belo retorno ao estilo. Além do desenrolar a trama, a Volition’s Inc utilizou cenas de desenho animado para demonstrar a interação, inspiração e piadinhas dos personagens.
Como os times do Esquadrão Mayhem são divididos em trios, há uma mecânica central de trocas instantâneas entre os agentes em combate. É algo incrivelmente bacana, já que força você à pensar qual personagens e habilidades funcionam em determinada situação / missão.
O ganho destas habilidades vem por meio de um sistema de EXP, bem parecido com RPG’s e JRPG’s.
São 14 personagens (2 deles DLC, sendo 1 deles conhecido da franquia Saints Row) com sua características e habilidades especificas (como o Mayhem’s Attack), que serão colocar a sua disposição ao decorrer das missões. A troca dos personagens ocorre de uma forma fácil e rápida: um leve toque para esquerda ou direita no direcional digital.
Confira a lista:
Bombshells Team
Formada por Joule, Red Card e Rama. São especializados em artilharia pesada.
Carnage a Trois Team
Formada por Daisy, Braddock e Yeti. Este time leva seu desejo de entregar dor aos membros da Legion e uma diversão prazerosa a níveis extremos.
Franchise Force Team
Formada por Fortune, Hollywood e Hardtack. A principal especialidade desta equipe fica por conta da sua imprevisibilidade com o cronograma das missões.
Firing Squad Team
Formada por Scheherazade, Kingpin e Oni. Se você precisa de um trabalho pronto e sem erros, este é o seu time.

O Mundo e seu visual
A Seuol de Agents of Mayhem pode ser “open world”, mas ela possui um trilho invisível, que leva (para não dizer obriga) você ir do X ao Y e ai, para o Z…sendo que este ponto “Z” é sempre em um esconderijo da Legion.
A liberdade que o game lhe fornece aparece nos combates e na busca por upgrades e loot.
Com uma pegada estilizada, colorida e cheia de neon (roxo, principalmente), o visual do título carrega uma assinatura característica da Volition’s Inc e da franquia Saints Row. Sua engine gráfica pode não ser um primor, mas não será um motivo para você abandonar o game ou virar a cara em repúdio.

E quanto tempo demora?
A trama principal pode ser finalizada entre 25 e 30 horas. Caso queria aprimorar toda a skill tree dos 12 personagens e realizar TODAS as missões paralelas do game (que adicionam um background interessantíssimo ao enredo de certos personagens), o tempo de vida útil de Agents of Mayhem pode passar das 60 horas tranquilamente.
Isto que eu não contei os 2 personagens oferecidos por DLC…

Cópia? Mas cópia do que?
Visualmente, Agents of Mayhem pode até lembrar o colorido mundo de Overwatch…mas fica ai. No gameplay, pode lembrar (LEMBRAR!!!) algo de Crackdown…e novamente fica por ai.
A nova empreitada da Volition’s Inc faz um mix de vários elementos e me fez colocar até Gears of War no meio dos títulos em que Agents se inspirou para criar algo.

E o que deu errado?
Assim como lançar um game oferecendo APENAS o modo online (sendo que sua proposta não seja focada neste modo) é um erro, lançar um game com a proposta de equipe de Agents of Mayhem e não colocar opções de co-op local ou online é um erro absurdo.
Há também uma grande sequência de repetições que poderiam ter sido evitadas, como a obrigação da troca de carros em certas missões e o visual sempre igual do esconderijo dos chefes da Legion.
Resumindo
Agents of Mayhem é uma opção para quem curte o estilo third-person shooter e zoação proposta pelo universo Saints Row, mesmo com os erros cometidos e apontados logo acima.
A grande quantidade de personagens, skills e das missões especiais (e paralelas) irão ajudar o jogador a passar por cima das repetições.
