Análise Mode — Resident Evil: Revelations

Maychol Andrade
Aug 29, 2017 · 4 min read

Após surgir no Nintendo 3DS (2012) e pintar no Xbox 360 — PlayStation 3 — Nintendo Wii U e PC (2013), chega a vez do Xbox One e PlayStation 4 de receber o excelente Resident Evil: Revelations.

Lançado no início de 2012 para o portátil Nintendo 3DS, Revelations acabou se tornando um dos grandes títulos da consagrada franquia de zombies da Capcom.

Mas o que é Resident Evil: Revelations? Aonde ele se encaixa na linha do tempo desta franquia? E o que este (re)relançamento oferece?

A revelação

Dentro do universo na franquia Resident Evil, Revelations tem uma trama rica em detalhes e reviravoltas, ficando entre os acontecimentos de Resident Evil 4 e Resident Evil 5, com uma BSAA (Bioterrorism Security Assessment Alliance) recém-criada, tendo Chris Redfield e Jill Valentine como agentes em campo e principalmente, heróis.

A organização tem que lidar com as consequências da aniquilação do projeto “Terragrigia”, uma ilha / cidade que foi alvo de um ataque bioterrorista do grupo “Il Veltro”.

Vale lembrar que a trama tem referências explícitas à obra de Dante Alighieri: “A Divina Comédia”.

Mudanças no gameplay?

Para a versão Xbox One e PlayStation 4 de Resident Evil: Revelations, a Capcom preparou 4 configurações de controle (Shooter 1, Shooter 2, Classic 1 e Classic 2) baseadas em outros títulos da franquia, tornando a experiência flexível e convidativa para veteranos e novatos que acomoda diferentes estilos de se jogar.

O “up” gráfico

É nítido e claro os incrementos visuais adicionados em Resident Evil: Revelations para quem acompanhou o título desde a disponibilização no Nintendo 3DS. Agora temos melhores efeitos de luzes, partículas e texturas, que podem ser observados logo nas cenas iniciais do game.

O pacote completo

Este (re)relançamento de Resident Evil: Revelations para Xbox One e PlayStation 4 vem acompanhado com o pacote completo e padrão para remasterizações: 1080p de resolução, 60 frames por segundo e todo o conteúdo adicional lançado / disponibilizado nas versões Xbox 360 — PlayStation 3 — Nintendo Wii U e PC.

O Raid Mode está presente e com suporte para jogatina online e compatibilidade com a ResidentEvil.Net, rede oficial da Capcom que oferece brindes in game (armas e modificadores de status, no caso de Resident Evil: Revelations) e fornece estatísticas sobre seu desempenho nos títulos da franquia.

O Story Mode não ganhou adições neste relançamento…mas o Raid Mode ganhou a inclusão do stage “The Ghost Ship: Chaos”, com armas e upgrades poderosos e criaturas reposicionadas em diversos locais, oferecendo um desafio ainda maior.

O som do desespero

A trilha sonora não é o ápice da franquia (algo que Code: Veronica e Resident Evil 2 mantém com maestria até hoje), mas as composições de Revelations conseguem criar um clima para momentos de exploração (música calma) e combate ou apreensão (música acelerada). Se o jogador tiver um sistema de som eficiente ou um excelente headset / fone de ouvido, a experiência ganha outro nível de imersão!

Algo errado?

A física e resposta das criatura aos danos recebidos continuam com aquele ar da produção original do portátil da Nintendo, passando a sensação de que não ocorreu o hit / impacto do acerto.

Resumindo

Resident Evil: Revelations é + 1 excelente opção para os fãs da franquia em 2017, ano que já ofereceu um “renascimento” à franquia com o lançamento de Resident Evil 7.

Este relançamento no Xbox One e PlayStation 4 é uma versão “definitiva” para fãs e uma boa chance de apresentação do título para quem não jogou ele no Nintendo 3DS — Xbox 360 — PlayStation 3 — Nintendo Wii U e PC!

Nota: 3.5 / 5

Solo Mode

)
Maychol Andrade

Written by

Solo Mode

Solo Mode

Notícias e análises sobre o cenário gamer ao redor do mundo!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade