5 dicas para home office — nossa experiência prática de 4 anos

A Soluevo nasceu com esta cultura em 2018 e, com apoio dos gestores, conseguiu manter suas metas de resultados e qualidade de forma simples e pragmática. Os benefícios para o time, profissional e pessoal, estão sendo continuamente colhidos e exige atenção constante dos gestores e compromisso pessoal de todos os colaboradores

Home office — 2021

Dica 01 — Propósito da Empresa

Ok, você já deve estar cansado de ouvir falar de “propósito” e suas variações diretas e indiretas como bem estar, equilíbrio, consciência e tantos outros temas que são tendências confirmadas há mais de 10 anos no Brasil e no mundo.

O desafio não é pensar e escrever o propósito de sua empresa (grande, média, pequena ou empreendedor), e sim implantar e manter. Ou seja, uma frase simples e fácil de decorar.

Exemplos:

Soluevo — Nossa vontade de desenvolver soluções evolutivas para melhorar a vida de todos é maior do que nosso medo de errar.

Nike — trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo. Se você tem um corpo, você é um atleta

Apple — Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam

Itaú — Estimular o poder de transformação das pessoas

Havaianas — Levar a alegria de viver do brasileiro

Disney — Fazer as pessoas felizes

Mais exemplos clicando aqui.

Algum exemplo acima tem “trabalhar presencialmente”? Ou seja, tenha claro o por quê sua empresa existe. Claro que não estamos falando para você abandonar retorno financeiro, pois como Eliyahu M. Goldratt dizia: até uma ONG precisa ter retorno financeiro para perdurar no tempo.

Agora, gaste energia pensando em como ajudar você e/ou seu time em atender seus clientes e interagir com seus fornecedores via Home Office sem perder o foco do propósito de sua empresa. Não foque em pensar em ter todos presencialmente trabalhando. 5 dicas para home office começa em ter claro o propósito da sua empresa, diretoria, área ou empreendimento.

Dica 02 — Líderes garantem

Seja em uma área ou diretoria ou seja um empreendedor, você como líder deve garantir que Home Office está funcionando. É separar mesmo 10% a 20% do seu tempo verificando se o time está produzindo, você está conseguindo liderar e o ecossistema envolvido (clientes, fornecedores, reguladores, competidores) está “rodando”.

Não estamos falando de “auditar” o time, mas de garantir que todos possuem condições para trabalho remoto: acesso a Internet, laptops ou celulares, cadeira, mesa, horários flexíveis e impacto na casa/família. “Todos” inclui você.

Quer fazer uma “daily” de 15min (mesmo) para checar se todos estão ok? Quer fazer uma “review” semanal ou quinzenal de 30min (mesmo)? Não importa. Inclua na sua agenda.

Dica 03 — Maturidade do time

Como é a maturidade do seu time para trabalho remoto? E não importa o nível hierárquico, seja operacional ou estratégico, tenha também este item na sua agenda do dia-a-dia. Conscientize todos de que home office não são férias ou trabalho mais “relax”, mas sim trabalhar em um ambiente “casa”. Educar você e seu time não só flores e alegrias. Exige disciplina e comprometimento de todos. Trabalho presencial tem a cultura “o chefe está olhando”. Trabalho remoto exige uma cultura de responsabilidade de todos. Isto pode significar ter metas diárias, semanais ou periódicas objetivas para todos se monitorarem. O time (e você principalmente) deve ter a maturidade de entender que a cobrança por produtividade e resultados é diferente quando todos estão trabalhando remotamente.

Nossa cultura latina acaba misturando profissional com pessoal. As pessoas podem se ofender por certas cobranças profissionais e acharem que fulano “não gosta de mim” ou “está me perseguindo”. Garanta que todos saibam que as cobranças serão profissionais e com muita educação e respeito.

Ou seja, explique, combine e cobre.

5 dicas para home office exige uma maturidade entre todos os envolvidos, com confiança e interdependência entre todos.

Dica 04 — Ferramentas simples (e gratuitas)

Felizmente, no mundo contemporâneo e globalizado de hoje, existem muitas opções gratuitas para apoiar o trabalho remoto. Desde whatsapp/slack/meet a trello/jira. Não precisa ser um gênio de tecnologia da informação para utilizá-las.

Recomendamos adotar, usar e manter:

  • ferramenta de comunicação rápida e simples — WhatsApp, Slack etc;
  • ferramenta para videoconferência (pelo menos para interações com clientes e fornecedores) — GoogleMeet, Zoom, WebEx etc;
  • ferramenta para compartilhamento de documentos: G Suíte, Office 365 etc.

Você como líder de um time ou de você mesmo deve ter uma disciplina para manter tudo isto organizado.

Dica 05 — Cultura e comunicação

Cultura e comunicação andam juntas neste caso de trabalho remoto. Uma alavanca a outra e juntas conseguem manter uma certa “normalidade” nas atividades profissionais. A comunicação deve ser clara, objetiva e transparente. E a cultura da sua empresa deve garantir que isto possa ocorrer. A comunicação é sempre de duas mãos: do líder para o time e do time para o líder. Estimule que todos estejam se comunicando, independente de hierarquia. E de novo, com respeito e educação. Lembre-se que a comunicação envolve três aspectos: quem fala, quem ouve e a mensagem.

Ou seja, as 5 dicas para home office nada mais é do que bom senso com responsabilidade e confiança mútua entre todos.

Soluevo

Somos um time de desenvolvedores e designers em constante busca da solução mais eficaz para sua empresa. Explanamos aqui curiosidades e nosso método.

Soluevo Soluções em Software

Written by

Somos um time de desenvolvedores e designers em constante busca da solução mais eficaz para sua empresa. Explanamos aqui curiosidades e nosso método.

Soluevo

Somos um time de desenvolvedores e designers em constante busca da solução mais eficaz para sua empresa. Explanamos aqui curiosidades e nosso método.