Manual de como criar uma plataforma para comunidade com base de dados.

Rafael Hundrão Campos Bezerra
soluises
Published in
6 min readAug 13, 2020

--

No meu último texto eu relatei um pouco sobre o nosso processo de Discovery , a sua importância e os insights que tivemos no desenvolvimento do produto da comunidade. Agora, vou destacar as ferramentas que foram e as que poderiam ser utilizadas na criação do aludido produto.

DESCOBERTA DE DADOS

Essa etapa é uma das mais complexas,pois envolve uma busca avançada no google, linkedin, tags do instagram e pesquisas em perfis de redes sociais, ou seja, nos transformamos em verdadeiros“stalkers”, não psicopata como o Joe de YOU — série da netflix—, mas vasculhamos muitos dados disponíveis na internet.

Nossas pesquisas foram feitas em mapeamentos já realizados para descobrir as que atuam no ecossistema maranhense. O mapeamento da Abstartups foi fundamental, um norte para as divisões de áreas específicas — você pode encontrar o mapeamento aqui.

Busca Avançada no Google

É quase impossível não encontrar nada no google, mas para otimizar o seu tempo, destaquei informações extremamente funcionais e rápidas para refinar os resultados:

  1. Frases específicas: para fazer uma pesquisa por uma frase, coloque-a entre aspas, como por exemplo: “startups maranhenses”;
  2. Tipos de documento: antes de realizar a busca, digite “filetype:”, como por exemplo: filetype: pdf mapeamento de startups;
  3. Excluir uma palavra dos resultados de busca: colocar uma palavra e logo após a palavra que você quer buscar, colocar o sinal de (-) e a palavra que você não deseja que esteja na busca, como por exemplo: mapeamento de startups -politica;
  4. Sites relacionados: para buscar uma palavra em um determinado site, você pode apenas digitar a palavra, escrever “related:” e inserir o site na busca, como por exemplo: comunidades related: abstartups.com;
  5. Como procurar termos que você não lembra quais são: ao invés de tentar adivinhar a palavra, coloque um asterisco (*) e o google substituirá por qualquer palavra, como por exemplo: * comunidades de inovação;
  6. Termos dentro de um site: para procurar uma palavra dentro do site, você precisa colocar primeiro o termo, depois o “site:” e colocar o site no qual você quer que esteja a procura, como por exemplo: maranhão site: https://abstartups.com.br;
  7. Como procurar por termos no título das páginas: para procurar as palavras-chaves do título, é necessário utilizar a palavra “intitle” e a palavra que está procurando, como por exemplo: “intitle:” inovação no Maranhão.

Existem outras funcionalidade da busca avançada, mas essas foram as que utilizei para coletar alguns dos dados que estão na plataforma e ainda assim não obtive muitas respostas.

Buscas nas Redes Sociais

As buscas nas redes sociais, tanto linkedIn quanto instagram, aconteceram de forma tradicional. O linkedIn permite criar filtros, nos quais você pode pesquisar por categoria, como por exemplo: pessoas, jobs, eventos, conteúdos, empresas, instituições de ensino e grupos.

No instagram, a pesquisa pode ser feita através de tags e seguidores em comuns. Pegamos os maiores players do Maranhão e fomos procurando, não encontramos tudo, mas boa parte dos dados das pessoas estão disponíveis no instagram. Foi validado através dessas pesquisas que o instagram é mais utilizado do que o linkedIn no Maranhão.

Apesar de não ser muito utilizado aqui no Estado, o linkedIn proporciona conexões globais com outros players.

Análise de Dados

A análise de dados pode ter diferentes objetivos e formas, mas o nosso era simplesmente fazer uma curadoria, entender o cenário atual que o ecossistema se encontra e identificar o que está ou não em atividade.

Fizemos um grande mapa no MIRO (consumam o MIRO — uma das melhores plataformas para desenhar algo colaborativo) e deixamos todos esses dados disponíveis lá, separando cada um pela sua área em específico.

Dica: o miro e o mural são bastante parecidos, tanto faz a escolha de uma plataforma ou outra.

Foi um processo complicado porque algumas postagens estavam extremamente desatualizadas e para descobrir seu funcionamento, é necessário se manter ativo nas redes sociais é importante. E se você que está lendo faz parte de algum ecossistema, atualize seus dados e se posicione em suas redes.

Construção da Plataforma

A plataforma pode ser feita em vários lugares, inclusive essa etapa foi algo que a gente conversou desde o início e sempre pensamos em funcionalidade, ao invés de algo extremamente complexo e que poucas pessoas soubessem utilizar, pensamos em algo simples, usual e de fácil replicação. Foi utilizado o google sites porque ele é muito simples, adaptável e acessível.

Lado positivo: muito fácil de usar e é funcional.

Lado negativo: a interface dele não é muito boa, não conseguimos alterar em muitas coisas e a experiência no site deixa um pouco a desejar.

Outras plataformas que pensamos que são fáceis e que caso você tenha curiosidade você consegue utilizar:

  1. Carrd; — esse eu realmente recomendo demais, principalmente pra criação de portfólio, inclusive se vocês quiserem olhar o meu, tá aqui.
  2. InstaPage;
  3. Ghost;
  4. LauchRock;
  5. Netlify;
  6. Tilda;
  7. Wix;
  8. Wordpress.

Criar domínio

Com os dados coletados e analisados já disponíveis na plataforma, pensamos em como deveríamos nos posicionar e deixá-los disponíveis para todo mundo, por isso pensamos em registar o domínio do site da comunidade, justamente para obter uma presença na internet.

É importante criar seu próprio domínio porque fornece credibilidade, profissionalismo, posicionamento de marca e além do maior alcance na internet. Pense em um nome que seja fácil de memorizar e principalmente que tenha uma relação direta com a sua marca.

Utilizamos o hostgator para criar o nosso domínio, particularmente foi o mais barato, porém a integração com o google sites foi ridiculamente ruim. Existem outras plataformas que você pode acessar para visualizar o preço da sua marca que são:

  1. Hostinger;
  2. GoDaddy;
  3. Google Domínios;
  4. Hostgator.

Essas são as que mais utilizo e faço uma comparação de valores em cada site.

MÉTRICAS E TRÁFEGO

As métricas impactam diretamente o seu site, saber qual é o seu melhor canal e por onde as pessoas chegam é muito importante para sua tomada de decisão.

Google Analytics

Instalamos o Google Analytics porque ainda que sejamos um produto sem fins lucrativos neste primeiro momento, é importante monitorar e analisar todo tipo de tráfego. O GA é gratuito, pode ser instalado em qualquer site e ele mostra as informações detalhadas sobre a página do seu site.

Essas métricas nos fazem pensar em novos produtos e onde o nosso público se encontra, principalmente entendendo quais conteúdos são mais relevantes para eles. O Google Analytics mostra quais são as URLs mais visitadas, tempo de sessão de cada pessoa, taxa de cliques e taxa de rejeição.

OBS: para criar uma conta no Google Analytics é muito fácil, você pode acessar esse tutorial do própria google e seguir os passos.

Existem outras formas de metrificar juntamente com o Google Analytics, a UTM pode ser uma delas, ainda não criamos, mas fica uma dica, é importante saber quais foram os canais de onde as pessoas vieram.

Finalizo esse texto informando que não queremos a perfeição nesse primeiro momento, estamos na etapa do MVP, ou seja, nosso objetivo é construir um produto minimante viável e acessível para a comunidade e que tenha um grande valor, mas sem muitos exageros ou elaborações incríveis. Acreditamos que na medida que o produto estiver crescendo poderemos deixá-lo cada vez mais complexos.

A nossa visão de MVP está entrelaçada a algo muito simples e se a comunidade abraçar de fato o nosso produto, estaremos comemorando essa vitória.

Ah, lembrando que essa texto faz parte da série de textos presentes da Soluíses — comunidade de inovação, empreendedorismo, economia criativa e tecnologia do Maranhão — e estará disponível no blog da comunidade que será lançado no dia 19 de agosto de 2020 para todo mundo. (:

--

--