Mural de membros: do MVP ao produto final

Andreia Costa
soluises
Published in
5 min readAug 22, 2021

Hoje vou contar a história de um produto digital e como colaboradores da Diretoria de Inovação e Tecnologia do Grupo CEUMA (DIT-CEUMA) desenvolvem produtos funcionais, baseados em validações de hipóteses a partir de produtos mínimos viáveis (MVP).

Todos podem participar da construção de um produto digital, mesmo os que não sabem programar.

Há mais ou menos 4 meses eu entrei para a DIT, como Head de Inovação e meu principal desafio era estimular com que os colaboradores da instituição participassem mais ativamente do ecossistema de inovação. Existiam diversas maneiras de fazer isso e eu resolvi iniciar pela minha principal dor— “Bom, trabalhando remotamente e precisando mobilizar todos os squads, qual a melhor maneira de conhecer os colaboradores (virtualmente)?” — e foi aí, que eu lembrei de algo que fazíamos na SOLuíses (comunidade de inovação e startups de São Luís, MA) um Mural de membros. O mural de membros foi uma das melhores descobertas que tivemos este ano, como membros de comunidade, pois além de facilitar o acesso à mentores na rede, conhecer os membros, suas habilidades e como podemos ajudá-los, ele também pode ser usado como uma excelente ferramenta para onboarding de novos integrantes.

Em um dos bate-papos DIT, convidei um dos líderes responsável pela criação do Mural de Membros da SOLuíses (Marcos Aquino) para mostrar como ele fez e quais as limitações da ferramenta Airtable, utilizada para a criação do MVP. Logo ao final do bate-papo DIT mobilizei os colaboradores para que criássemos o nosso Mural de Colaboradores da DIT, e assim como se faz MVP fomos validando os campos e hipóteses que nosso mural iria ter, para que pudesse facilitar não só o onboarding mas a interação profissional entre os colaboradores. Diversas informações que existiam no mural da SOLuíses não faziam sentido para o nosso Mural da DIT, nós apenas nos inspiramos em utilizar a mesma ferramenta e conceito base, estar em comunidade e convidar líderes da comunidade para os bate-papos nos ajudou muito a entender este conceito do Mural de Membros e as ferramentas que poderiam ser utilizadas para criar o MVP.

Tivemos excelentes feedbacks nesta primeira versão do mural da DIT, pelos Early adopters.

Para entender quais informações eram relevantes ter em nosso mural, lançamos diversas enquetes e as mais votadas foram inseridas no MVP, campos como: nome, squad, hobby, linkedin, o que eu gostaria de aprender, o que tenho propriedade para ensinar e foto. Depois de alguns meses no Ar o MVP foi substituído pelo produto final, uma versão melhorada que solucionava potenciais limitações do produto, entre elas, as de que os membros não podiam editar suas próprias informações após enviadas ao formulário e enquadramento dos cards.

O mais interessante deste processo é que do MVP (mínimo produto viável) ao produto final, toda a construção do produto foi feita de forma orgânica e rápida, sem que fosse preciso destinar altos recursos financeiros e de mão de obra.

Acredito que essa seja a melhor forma de construir produtos digitais, na atual geração.

Mural DIT, desenvolvido pelos colaboradores (programadores)
Perfil personalizável para cada usuário logado

É válido ressaltar que o produto não está 100% pois ainda existem features para inserir, updates à fazer. Mas o principal já foi validado e agora o código fonte pode ser alterado e documentado, além de ser um produto digital escalável.

Apesar de ser considerado só mais um produto digital, vejo como um enorme passo que estamos dando! A fluidez e a comunicação entre os squads para o desenvolvimento do mesmo é a prova de como o trabalho colaborativo funciona. Para não ficarmos somente nas minhas palavras, resolvi entrevistar um dos desenvolvedores, o Emanuel Jovito que junto ao João Sipauba e Marcos Vinícius desenvolveram o mural da DIT.

Emanuel, como foi desenvolver o mural da DIT?

“Referente ao desenvolvimento do mural, em certa parte, até que houve uma certa tranquilidade pra gente. Alguns desafios, para mim pessoalmente, como eu trabalho há pouco tempo com programação tiverem muitas coisas no projeto que eu tive que correr atrás e aprender, pesquisar para poder ver a melhor maneira de pôr em prática no desenvolvimento. Nós nos organizamos de maneira que eu fiquei responsável pelo front-end, o Marcos Vinicius como designer da página e João como tutor e responsável geral do projeto, além de que o Alex ajudou mentorando, em relação às coisas que eu ainda não sabia para colocar no desenvolvimento. Ajudando e ensinando para que o projeto tivesse um melhor desempenho e qualidade.”

O MVP construído no Airtable do Mural da DIT ajudou neste processo de desenvolvimento?

“Com certeza foi de uma grande ajuda pra gente, tanto pra gente tirar ele como exemplo e o que deveria ter em nosso mural e tanto pra gente perceber algumas funções que eram importantes ter em nosso mural. Eu lembro que as pessoas que estavam cadastradas em nosso Airtable reclamavam bastante que, se não me engano, não tinha a opção de editar as informações do perfil do usuário e foi um dos pontos que deveriam ser melhorados para que nas próximas versões tivéssemos uma melhor experiência para o usuário em nosso mural.”

Essas foram algumas das perguntas que eu fiz para o membro do squad EXP, o Emanuel. Espero que ao longo desta jornada mais feedbacks não só de clientes/usuarios, mas de todas as partes envolvidas no desenvolvimento possamos aplicar em nossos produtos.

Este produto é parte do trabalho colaborativo entre comunidade, diretoria e os squads de Inovação e EXP.

--

--

Andreia Costa
soluises
Editor for

Hi, sou a Andréia! Falo sobre comunidades e startups 🙋🏻‍♀️