Quando e como nasceu a soluíses?

Lai Amorim
soluises
Published in
4 min readMay 12, 2021

Esse texto é muita mais um registro pessoal, pois eu tenho uma péssima memória e muitas vezes, eu esqueço de pedaços importantes da história. E investigando pra responder as perguntas do título, eu pensei:

eu estou de fato, construindo parte da história.

Então, deixo aqui o registro de agradecimento para todo mundo que fez e faz história com e para a Soluíses. Líderes antigos e Luisões, depois me contem como que é pra vocês perceber isso, em mim, deu frio na barriga e orgulho.

Pra quem não sabe o que é a Soluíses, é a comunidade de inovação e startups de São Luís e você pode saber mais sobre aqui.

Com novas liderança surgindo dentro da comunidade perguntas sobre o início de tudo foram rolando. A minha falta de memória foi deixando detalhes curiosos e importantes, passarem. Eu sequer lembrava o exato dia que a soluíses foi fundada, mas eu lembrava bem do contexto e de como foi incrível esse início.

A Soluíses foi criada durante uma imersão chamada #productsandhacks que focava em ajudar pessoa a criarem produtos digitais, nesse época, produto digital nem estava tão na moda como agora. o P&H era uma iniciativa do NITE CEUMA que era encabeçada por Éfrem Maranhão Filho

Então eu sabia que o primeiro lugar que eu deveria procurar seria no github que foi por lá que fizemos o primeiro site da comunidade. O resultado que eu tive foi esse:

Não sou fluente no github, então eu supôs que essa data tava errada.

25 de julho de 2017? WTF?

Eu fiquei chocada que tinha sido em 2017 e parei pra perguntar pra Karol e pra Efrem (que eram as pessoas que eu tinha certeza que estavam naquela edição do P&H). Ai pedi, Efrem me mandou essa foto com data de setembro de 2016

Valeu pro achar essa relíquia Efrem!

Essa foto foi de uma das edições do #productsandhacks, cada pessoa ai tava criando um projeto diferente. Lembro de poucas pessoas dessa foto, uma delas é Michel que era do NTI Ceuma e Andreia que é uma das principais lideranças atuais da Soluíses. Uma foto raiz hahaha

Eu continuava na missão de tentar descobrir o dia, pois eu tinha quase certeza que não eram nenhuma dessas datas. Daí Efrem me mandou um link…

23 de outubro de 2016… Falei com Karol e apesar de nem eu e nem ela lembrarmos, achei o link também do nosso primeiro manifesto:

22 de outubro de 2016 a gente fez o manifesto, 23 de outubro subimos a primeira versão do site :)

Data descoberta, faltava eu saber quem tinha feito isso, fuçando e trocando ideia com Karol Borges, chegamos a seguinte conclusão:

A Soluíses foi fundada no dia 23 de outubro de 2016, durante um products and hacks, que era um evento focado pra criar mvps que Efrem organizava. Lai, Karol e Léo, com a ajudar de várias outras pessoas, criaram o nome, site e o primeiro manifesto que marcou o início da Soluíses — Comunidade de inovação e startups de São Luís

🧡

Descobri que nessa época eu tava com o pé quebrado e lançando o primeiro mvp da startup que fui fundadora, também estagiava na EMAP e cursava ADM na Federal do Maranhão. Eu era uma jovem de 20 anos sonhando com futuros melhores e criando eles também.

Mas sinto que essa é só uma parte da minha história pessoal, fundar foi só o início, quem fez e faz a soluíses gerar impacto são as lideranças que estão e já estiveram nela. Resgatar essa parte da história me levou a várias reflexões e fiquei feliz de ver que estamos a quase cinco anos, criando e fazendo inovação no MARA :)

--

--

Lai Amorim
soluises

Plantando semente e cultivando raízes, atuando em comunidades e facilitando vivências :) Mais em: in/amorimlaiza4