#2 SOLuíses Entrevista — Alexandre Frazão

Lai Amorim
soluises
Published in
3 min readJan 21, 2021
#PraCegoVer: Foto do Alê, que é um homem, negro, de barba e cabelo curto. Ao lado da foto tem o texto com a minibio dele.

Quem são as pessoas que estão inovando no Maranhão?

Essa é a segunda pergunta que mais ouço quando falo que sou maranhense. E olhe, eu conheço tantas pessoas maranhenses incríveis! Foi pensando nisso que essa série aqui existe! Aqui irei deixar o registro de maranhenses que estão nos mercados de inovação, tecnologia, empreendedorismo e economia criativa. É uma forma de reconhecer trajetórias incríveis.

Sem mais delongas, conheça Alê Frazão ;)

Caso voocê pudesse dar um conselho pra você mesmo quando entrou na universidade, o que você falaria?

Se eu me encontrasse provavelmente eu diria, vá em frente, tente, erre, aprenda, tente de novo, acredito que parte do processo de aprendizagem e descoberta está em aceitar os seus erros como parte importante do aprendizado.

Durante minha trajetória eu aprendi a ser grato pelas experiências e hoje observo meu passado com o carinho de alguém que não mudaria absolutamente nada.

Eu ajudei muita gente e por elas fui ajudado, entendendo a vida como ciclo de geração de valor onde o bem que você faz sempre acaba voltando pra você. Durante minha vida acadêmica fiz amigos, aliados e contatos que pavimentaram o profissional que sou hoje e com certeza o profissional que serei no futuro.

Conta pra gente um pouco sobre esse teu novo momento de vida, como foi trabalhar no governo e agora empreender com tua própria empresa? Quais são as expectativas para 2021?

Nota: Pra quem não sabe o que é o Inova Maranhão, olha só esse artigo do Draft “Como o Inova Maranhão quer fazer o estado se tornar um polo de empreendedorismo e inovação”

Resposta: Cara, o Inova é por natureza um laboratório de governo, onde se testa muita coisa e fazer parte disso desde o começo me permitiu evoluir junto com a política pública, eu conheci pessoas, viajei, enfrentei desafios que eu nunca imaginaria em vida e sinto que cumpri minha missão no programa.

Eu tenho orgulho de dizer que nunca na minha carreira trabalhei só pelo dinheiro, por mais clichê que possa ser, acredito que seja uma marca da minha geração e foi por ímpeto de seguir o meu sonho, eu decidi empreender. Com os pés no chão e a sabedoria de alguém que já acompanhou centenas de negócios eu vou me dedicar prioritariamente a pôr em prática o que aprendi nesses anos, afinal, “no palco tudo é lindo” e vale ressaltar que isso não significa abandonar a comunidade até porque uma vez CM sempre CM.

E por último, compartilha com a gente referências de filmes, podcast, livros ou tedx que te inspiram em algum momento da vida

Filmes que eu gosto muito como Fome de poder e O lobo de Wall Street que trazem uma ótica interessante sob a voracidade do mercado atual, que vem crescendo cada vez mais.

Livros eu gostaria de indicar Como conquistar pessoas de Allan Pease que é um livro muito interessante que traz dicas para estimular a sua empatia e te ajudar a ser uma pessoa mais agradável.

TEDx da Sara Sarasvathy que falam sobre o método empreendedor e processo criativo.

Também vou indicar alguns jogos que me inspiraram muito a ser corajoso e persistente nos meus objetivos.

A lenda de Zelda — Uma série de jogos que conta a história do herói “Link” que além de um jogaço também conta sobre como que só o poder, sem sabedoria e coragem pode ser destrutivo e danoso e como uma comunidade unida pode ser mais forte que qualquer tirano.

StarCarft 2 — Jogo de estratégia onde você luta com diversas raças de habilidades e histórias diferentes, o que é muito bom como um exercício de flexibilidade e empatia

E assim encerramos nossa segunda entrevista da série. E me conte, o que você achou? Quem são as pessoas maranhenses que precisamos registrar um pouquinho da vida por cá?

Produção: Perguntas e edição feitas com ❤ por Lai Amorim e arte de gráfica feita a base de café por Marcos Aquino :)

--

--

Lai Amorim
soluises

Plantando semente e cultivando raízes, atuando em comunidades e facilitando vivências :) Mais em: in/amorimlaiza4