SOLuíses, um novo manifesto.

Lai Amorim
Aug 5, 2020 · 2 min read

O sol do nordeste brasileiro é diferente, em especial o Sol no Maranhão têm efeitos peculiares por conta da umidade forte de uma estado que faz parte Amazônia Legal e é banhado por muitos rios e pelo mar. O Sol aqui gera suor, que é símbolo do esforço do corpo para manter o equilíbrio de temperatura do corpo humano com a ação do sol. O sol impõe movimento. O sol é como se fosse a vida, o suor são nossas ações.

Em 2016, pessoas se juntaram e criaram um manifesto, para marcar o início da comunidade de startups de São Luís. Mas importar modelos de comunidades de outros lugares não funciona, não funcionou. O que existe hoje em São Luís, não são muitas startups. É o suor, são ações que promovem inovação e criam aos poucos, um ecossistema.

Em 2020, em plena a pandemia mundial percebemos que com o uso cada vez maior do trabalho remoto, a SOLuíses renasce, desta vez, olhando pro Maranhão e não mais só para São Luís. Renascemos pensamento global e agindo em todo o território maranhense.

“O que existe no Maranhão?” Sem dados e inteligência, não existe comunidade. Na era onde algoritmos e inteligências artificiais definem destinos, a SOLuíses cria a primeira plataforma colaborativa de dados sobre os ecossistemas maranhenses de inovação, tecnologia, empreendedorismo e economia criativa. Mas mais do que ser dados, a gente quer protagonizar e precisamos de inteligência para olhar criar as conexões, negócios e impactos que podem ser gerados à partir deles.

Dados são como o sol, eles existem, quer queira ou não. Osuor é como a inteligência para analisar dados, é como falar. É desse movimento que renascemos a SOLuíses, uma comunidade com base em dados, inteligência e auto desenvolvimento. Olhamos e somos agora comunidade de inovação, tecnologia empreendedorismo e economia criativa.

Bora juntes criar negócios?

Iremos ter nosso primeiro encontro aberto para novas pessoas membros, acompanhe as inscrições em @soluises.ma

— — —

Texto criado de forma colaborativa por mim, Rafa Hundrão, Eduardo Oliveira, Andreia Costa revisado por Rafael Fernandes e Marcos Aquino pra marcar esse nosso renovar. Quer entrar na comunidade, entre em contato com a gente!

soluises

Comunidade de startups de São Luís

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store