SOLuíses, um novo manifesto.

Lai Amorim
soluises
Published in
2 min readAug 5, 2020

O sol do nordeste brasileiro é diferente, em especial o Sol no Maranhão têm efeitos peculiares por conta da umidade forte de uma estado que faz parte Amazônia Legal e é banhado por muitos rios e pelo mar. O Sol aqui gera suor, que é símbolo do esforço do corpo para manter o equilíbrio de temperatura do corpo humano com a ação do sol. O sol impõe movimento. O sol é como se fosse a vida, o suor são nossas ações.

Em 2016, pessoas se juntaram e criaram um manifesto, para marcar o início da comunidade de startups de São Luís. Mas importar modelos de comunidades de outros lugares não funciona, não funcionou. O que existe hoje em São Luís, não são muitas startups. É o suor, são ações que promovem inovação e criam aos poucos, um ecossistema.

Em 2020, em plena a pandemia mundial percebemos que com o uso cada vez maior do trabalho remoto, a SOLuíses renasce, desta vez, olhando pro Maranhão e não mais só para São Luís. Renascemos pensamento global e agindo em todo o território maranhense.

“O que existe no Maranhão?” Sem dados e inteligência, não existe comunidade. Na era onde algoritmos e inteligências artificiais definem destinos, a SOLuíses cria a primeira plataforma colaborativa de dados sobre os ecossistemas maranhenses de inovação, tecnologia, empreendedorismo e economia criativa. Mas mais do que ser dados, a gente quer protagonizar e precisamos de inteligência para olhar criar as conexões, negócios e impactos que podem ser gerados à partir deles.

Dados são como o sol, eles existem, quer queira ou não. Osuor é como a inteligência para analisar dados, é como falar. É desse movimento que renascemos a SOLuíses, uma comunidade com base em dados, inteligência e auto desenvolvimento. Olhamos e somos agora comunidade de inovação, tecnologia empreendedorismo e economia criativa.

Bora juntes criar negócios?

Iremos ter nosso primeiro encontro aberto para novas pessoas membros, acompanhe as inscrições em @soluises.ma

— — —

Texto criado de forma colaborativa por mim, Rafa Hundrão, Eduardo Oliveira, Andreia Costa revisado por Rafael Fernandes e Marcos Aquino pra marcar esse nosso renovar. Quer entrar na comunidade, entre em contato com a gente!

--

--

Lai Amorim
soluises

Plantando semente e cultivando raízes, atuando em comunidades e facilitando vivências :) Mais em: in/amorimlaiza4