Marcando Corrupção

Thiago Rosa
Sombras Urbanas
Published in
2 min readOct 22, 2017

Um dos elementos mais marcantes de Sombras Urbanas é o uso da corrupção. Como a maior parte das excelentes ideias, ela é muito simples em sua concepção: uma mecânica para tentar o personagem com poder que tenta o jogador com poder.

Como funciona?

Corrupção é o reflexo distorcido do sistema de avanço do jogo. Você marca corrupção quando você ativa a manobra de corrupção do seu arquétipo, quando uma manobra afirma que você marca corrupção ou quando o mestre de cerimônias informa que você deve marcar corrupção.

As manobras de corrupção dramáticas representam uma ação típica do lado monstruoso. Por exemplo, o lobo marca corrupção quando começa uma caça.

Os primeiros pontos de corrupção são o prenúncio de que alguma coisa está por vir. Quando cinco são acumulados é que a coisa começa a ficar interessante.

Avanços de corrupção

A cada cinco marcas de corrupção, o personagem recebe um avanço de corrupção. Os primeiros são novas manobras de corrupção. Isso torna o personagem mais poderoso, menos humano. É o poder bruto agindo como tentação.

O lobo, por exemplo, tem como uma das suas manobras de corrupção a capacidade de se transformar a qualquer momento, em vez de se transformar somente na lua cheia.

Existem cinco caixas para avanços de corrupção na cartilha. O último avanço, porém, aposenta o personagem. O jogador entrega a cartilha para o mestre de cerimônias. Se aparecer de novo, o personagem passará a ser uma ameaça.

Enfrentando a corrupção

Depois de cinco avanços normais, um personagem pode remover corrupção. Alguns arquétipos podem fazer isso mais de uma vez, conseguindo enfrentar maior a própria escuridão. Outros não têm tanta sorte.

Perceba que tomando o lugar de um avanço, a corrupção faz com o que o personagem troque poder por humanidade na razão oposta que o fez marcar corrupção para começo de conversa.

A corrupção é uma bomba relógio, uma força sedutora que permite que seu personagem tenha sucesso no que quer realizar agora mas pague caro por aquilo depois. E tudo é resultado das suas escolhas.

E você? Quando vai marcar corrupção?

E então, já apoiou Sombras Urbanas? www.catarse.me/sombrasurbanas

--

--

Thiago Rosa
Sombras Urbanas

Redator e game designer na Jambô Editora. Autor de Karyu Densetsu.