100 dias de transformação na Tera

Luciana Aires
Somos Tera
Published in
3 min readJun 10, 2020

No mês de maio completei um ano de trabalho na Tera e hoje 90 dias de isolamento social (o que resultou numa mudança completa em tudo). Gosto de pensar que são apenas 2% da minha experiência na Tera no meio desse caos, quando eu preciso ter uma perspectiva — e bate a saudade. Mas, também gosto de ver que foram 90 dias de muito aprendizado e gratidão pelo privilégio de não apenas estar trabalhando, mas trabalhando aqui (ou lá, porque, né).

Para você que não sabe, a Tera é uma escola de economia digital que tem como propósito "educação e tecnologia servem ao bem coletivo". Preparamos pessoas para o futuro (que já é agora), incentivando-as a começarem transformando elas mesmas.

Há 100 dias, começamos a nos preparar para a previsão do que viria pela frente com um petit comitê dedicado para isso e os melhores desejos de que não precisássemos chegar na fase mais crítica do plano desenhado pelo Leandro Herrera. Foi incrível participar disso e ver um movimento estratégico pensado nos mínimos detalhes para não prejudicar o negócio, mas sem parar de pensar nas pessoas em momento algum. Usando o propósito para guiar a tomada de decisão.

A semana antes do isolamento foi de muitos testes de aula online até altas horas da noite, a comunidade de experts e ex-estudantes participando da criação da experiência, feedbacks, erros e acertos. E de muita vibração quando conseguíamos aplicar as melhorias! Foi muito lindo ver a entrega de todo mundo para não impactar a experiência de ninguém.

Apesar dos melhores desejos, chegamos rapidamente no pior cenário previsto, mas na mesma semana que o isolamento social começou em São Paulo, acontecia também a nossa primeira aula online. Mais aprendizados e agilidade para aplicar tudo o quanto antes. E assim estamos até hoje. Posso dizer com certeza que conseguimos ressignificar o que consideramos hoje Educação a Distância. Encontramos inclusive oportunidades para melhorar a entrega que já fazíamos. E todos os indicadores nos mostram o quanto todos estão percebendo isso. Não podíamos ter melhores feedbacks. :)

Enquanto colaboradores, acompanhamos juntos todo o impacto financeiro que a empresa teve com o COVID, nos primeiros dias de trabalho remoto tivemos rapidamente um guia de melhores práticas e a criação de um ambiente virtual para nos encontrarmos para um café e vermos uns aos outros. Ofereceram gratuitamente assistência psicológica para todos e, para quem não tinha um espaço dedicado nos enviaram mesa e cadeira. Pra completar, essa semana chegaram os kits como os que enviamos para estudantes (camisa, cadernos, canetas, post-its, lanchinhos), com recados individuais. Transparência, carinho e acolhimento sempre, para dentro e para fora.

Eu ia fazer um texto sobre os meus 365 dias na Tera completados em maio. Mas resolvi mostrar os 2% desse tempo que só me fizeram admirar mais a empresa, a nossa entrega e o nosso propósito. Nos últimos 90 dias, tivemos muitas transformações acontecendo em vários sentidos. Mas a maior de todas foi dentro das pessoas. E para mudar o futuro, como bem dizemos por aí, precisamos começar por dentro.

Tô louca de saudade dessa galera, mas também felizona de participar desse time, gerando impacto no meio de toda essa loucura.

"Quem estará nas trincheiras ao teu lado? ‐ E isso importa? ‐ Mais do que a própria guerra."

Falado por Ernest Hemingway e parafraseado pelo mestre Jose Borbolla Neto, quando vimos o tamanho do problema.

--

--