A Tera foi investida. O que isso significa para nossa comunidade?

Tera
Somos Tera
Published in
6 min readMay 18, 2021

--

Entenda como o investimento da Arco Educação na Tera vai impactar você que é parte da nossa história.

O ano de 2020 foi desafiador para a Tera, ao mesmo tempo que abriu janelas de oportunidades. Em meio a novas dinâmicas sociais, novos imperativos no mercado de trabalho e novas formas de ensinar e aprender, abraçamos a missão de continuar ajudando profissionais a preencher as lacunas do novo mercado digital.

Esses esforços são reconhecidos diariamente nos feedbacks de estudantes que passam pelos nossos cursos. Mas, recentemente, esse reconhecimento se elevou a um novo nível, quando recebemos o investimento financeiro minoritário da Arco Educação — um dos maiores grupos de educação brasileiro com capital aberto na Nasdaq.

Nossa história com a Arco começou há cerca de quatro anos, durante um programa de aceleração da Endeavor. Na época, Ari de Sá Neto, que é fundador e CEO da Arco Educação, foi o mentor da Tera. Hoje, nos alegramos em anunciar essa parceria que une propósitos e valores tão similares.

Se sua jornada já se cruzou com a da Tera, você faz parte dessa história e, consequentemente, dessa celebração.

Sabemos que muitas perguntas acabam surgindo quando o tema é o investimento em uma empresa. Afinal, como algo tão significativo para uma marca se torna tangível para sua comunidade?

Seja você estudante, expert, pessoa facilitadora ou mentora, ou mesmo alguém que sonha em participar de um de nossos bootcamps, queremos contar como esse novo momento da Tera impacta você.

Para isso, convidamos o fundador e CEO da Tera, Leandro Herrera, para abordar seis pontos que você precisa saber sobre as mudanças que a Tera quer mostrar daqui em diante.

Teremos novos cursos para ajudar profissionais a preencherem os gaps de mercado

O aporte feito pela Arco Educação nos garante total liberdade para seguirmos com nosso plano focado em upskilling e reskilling. Esses conceitos são parte do vocabulário da economia digital, em que funções se tornam obsoletas exigindo de profissionais diversos movimentos de requalificação (reskilling) e aperfeiçoamento de habilidades (upskilling).

Segundo o relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, as mudanças no mercado profissional até 2025 vão exigir que 50% de profissionais passem por algum processo de requalificação para se manterem em atividade.

Enquanto algumas profissões se tornam redundantes, outras têm uma ascensão rápida. É o caso da carreira em Desenvolvimento de Software, considerada uma das mais promissoras para os próximos anos e aposta inicial da Tera para expansão de portfólio ainda em 2021, como explica Leandro Herrera.

“Teremos uma frente para Desenvolvimento de Software, que é uma carreira considerada altamente requisitada no mercado. Essa categoria tem um déficit gigantesco de profissionais e queremos contribuir para que mais pessoas estejam capacitadas para preencher esse gap.”

E mais cursos de entrada gratuitos

O investimento em um curso de três meses é um passo importante e decisivo para a transição de carreira. Para profissionais que estão analisando as possibilidades de evolução, conhecer melhor a Tera e entender com maior profundidade sobre nosso jeito de fazer educação pode ser aquele incentivo que faltava.

Por isso, vamos apostar ainda mais em experiências gratuitas que ampliem o acesso à nossa metodologia, nossa rede de experts e nossa plataforma de aprendizagem — o LXS.

Hoje, a Digital Product Week 2020 e a Digital Marketing Essentials são dois exemplos claros da importância de abrirmos nossas portas e mostrarmos o potencial do mercado digital. Mais de 20 mil pessoas já passaram pela experiência da DPW 2020 e mais de 11 mil estudantes fizeram nosso curso de Marketing Digital gratuito, lançado em abril deste ano.

Vamos continuar valorizando o contato ao vivo no digital

Com a pandemia e a reformulação do nosso modelo de estudos para aulas ao vivo e online, um dos maiores receios da nossa comunidade era que o Teraway se perdesse. Afinal, sabíamos que o contato próximo com experts, os projetos compartilhados e a leveza das aulas eram parte importante da nossa experiência.

Felizmente provamos que é possível entregar momentos extremamente valiosos no modelo digital. Além de mantermos alguns pilares importantes do relacionamento com nossa comunidade, descobrimos com alegria que receber estudantes de outras partes do Brasil — e até do mundo — enriquecia ainda mais as vivências nas salas de aula virtuais.

Por isso, momentos de interação ao vivo vão continuar sendo uma marca da Tera.

“Na parte síncrona, as abordagens vão poder seguir entre masterclass ao vivo, mentorias individuais e coletivas. Temos uma série de modelos que podem ser combinados garantindo o diferencial de um contato próximo e ao vivo entre nossa rede de experts, estudantes, pessoas mentoras e facilitadoras.” — Leandro Herrera.

Mas com uma experiência assíncrona ainda mais robusta

Um dos fatos mais interessantes da educação adulta é que profissionais se empoderam para construir suas próprias jornadas de aprendizado. Com isso, é comum o desejo de mergulhar em diversos conteúdos para acelerar o processo de desenvolvimento, ou mesmo de criar métodos próprios para continuar o aprendizado por meses seguintes após um curso.

Somos grandes entusiastas do conceito de lifelong learning — aprendizado ao longo da vida — e queremos dar suporte para que as pessoas que passam pela Tera possam ter um acervo robusto para estudar de forma assíncrona.

“A gente entende que, atualmente, a experiência de estudantes dentro da nossa plataforma já é boa, já que conseguimos oferecer uma digitalização da jornada com caminhos de aulas ao vivo e de materiais complementares. Queremos tornar a experiência assíncrona ainda mais robusta, com mais exercícios, quizzes, vídeos, feedbacks e interação dentro da plataforma. Acreditamos que isso pode enriquecer muito a jornada de estudantes.” — Leandro Herrera

Em tempos de remoto, comunicações que não precisam de dia e hora marcados para acontecer são mais uma tendência. Por isso, estudantes podem esperar também por mais oportunidades de interação assíncrona com outras pessoas da comunidade.

Teremos mais oportunidades de alcançar públicos diversos

O investimento da Arco Educação também é mais um suporte que temos para ampliar o acesso dos cursos da Tera a públicos diversos, contribuindo para que o mercado de carreiras digitais tenha mais portas abertas para todas e todos.

Atualmente, iniciativas como o Diversitera e parcerias com Provi e Revelo oferecem opções de financiamento de cursos. Mas nosso desejo é ir além, dando mais ênfase a modelos como o ISA — Income Share Agreement, em que a pessoa só paga o curso após se formar e conseguir um emprego com renda satisfatória.

Vamos ajudar ainda mais empresas na capacitação de colaboradores

Sabemos que as empresas brasileiras têm um papel fundamental no treinamento e capacitação de profissionais para a nova economia digital. Segundo o Fórum Econômico Mundial, empregadores esperam oferecer cursos de upskilling ou reskilling para pelo menos 70% de seus colaboradores até 2025.

Nos últimos anos, nos preparamos para atender mais empresas e, com a pandemia, percebemos o quanto poderíamos apoiar organizações na capacitação de profissionais para uma adequação rápida ao futuro do trabalho. Até hoje, cerca de 100 empresas já confiaram na Tera como parceira de desenvolvimento de pessoas.

Contar com o investimento vai nos permitir trabalhar em uma estrutura que atinja ainda mais corporações.

“Nosso negócio começou no modelo B2C e faz parte da nossa cultura esse contato direto com profissionais. Ao longo do tempo, ampliar nossa atuação em parceria com empresas se mostrou um processo natural. Estudantes finalizavam o curso e traziam suas empresas. Mas nem sempre conseguimos tocar muitos projetos in company pela dificuldade de conciliar. Agora conseguimos usar nossa plataforma para customizar jornadas para empresas e queremos desenvolver nossa estrutura interna para atender ainda mais organizações.” — Leandro Herrera

Seguimos com nossa missão de ajudar profissionais a preencherem o gap de competências na economia digital. A forma como fazemos isso continua em constante evolução. Para saber mais, acesse nosso site.

--

--

Tera
Somos Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com