Autogestão: como estruturar sua organização para lucrar com o caos

Usando Holacracia para construir uma organização anti-frágil

Tera
Somos Tera
7 min readJan 20, 2020

--

Por Mohammed Ali Vakil (publicado originalmente aqui, em inglês)

Ei CEO? Por que tão triste?

Ah, você quer dizer que aquele cara está te dando uma dor de cabeça.

Ele atende por nomes diferentes. Estresse, mudança, choque, disrupção. Mas para manter as coisas simples, chame ele de “tensão”. É o que nós sentimos quando há algo que queremos e não temos.

Bem, tensões podem ser uma coisa boa, de acordo com Nicholas Nassim Taleb. Ele escreveu o livro Antifrágil: Coisas Que Se Beneficiam Com o Caos.

Segundo ele, em um mundo tão volátil e imprevisível, nós precisamos construir sistemas que se beneficiem com mudanças e choques, ao invés de sofrer com eles. Em outras palavras:

nossas organizações precisam ser antifrágeis (anti-fragilidade) para se beneficiarem com o estresse e a tensão.

Antifrágil!

Eis o que isso significa. Vamos pegar 3 objetos diferentes:

Aplique tensão a cada um deles.

O vidro é frágil. É danificado pela tensão.

O cofre é robusto, permanece o mesmo.

O DNA sofre mutação quando é exposto ao caos. O DNA é antifrágil. Ele se beneficia com a tensão.

O corpo humano é um grande exemplo de antifragilidade:

  • Os ossos ficam mais densos quando esforço periódico é aplicado a eles.
  • Quando você levanta peso, você estressa seus músculos. Na próxima vez, seu corpo estará adaptado para levantar pesos maiores.
  • Também, quando você priva seu corpo de comida e água por um tempo limitado, seu corpo fica mais forte. É por isso que o jejum intermitente tem tantos benefícios saudáveis.

Aqui vai a explicação de como estruturar sua organização como um organismo vivo para que ela tenha as propriedades da anti-fragilidade.

Como estruturar uma organização como um corpo humano

Você já viu essa estrutura antes?

Ela representa a chamada Hierarquia de Gestão — um sistema de controle de cima pra baixo que gerencia as organizações. Chefes no topo tomam as decisões mais importantes. As pessoas na base passam a maior parte do tempo seguindo instruções, enquanto gestores no meio equilibram as necessidades de chefes e operários.

É uma estrutura construída para resistir ao risco e à mudança.

Em um mundo que muda muito rápido, nós somos sobrecarregados com informação para processar e decisões para tomar. Então uma estrutura como essas dificulta que as pessoas tenham eficiência em seus trabalhos.

Mas essa não é a única forma de estruturar uma organização. Você pode estruturá-las como um corpo humano.

Note que no corpo humano não há nenhuma célula chefe dizendo para as outras o que fazer. Cada célula funciona de forma autônoma dentro dos órgãos, que por sua vez funcionam de forma autônoma dentro do corpo.

Um corpo humano é antifrágil porque pode se adaptar para ficar mais forte com os agentes de estresse do ambiente.

De forma semelhante, ao estruturar uma organização como um corpo humano, ela pode processar de forma eficiente as tensões no ambiente para se adaptar e ser mais eficiente em cumprir sua missão.

Holacracia — um novo sistema de gestão para um mundo em mudança acelerada

Holacracia é uma prática de autogestão para organizações que empoderam pessoas para tomar decisões importantes na busca pelo propósito de uma organização.

Ao invés de “gestores” e “chefes” deterem o poder para dizer o que as pessoas têm que fazer, na Holacracia o poder é um conjunto de regras que distribuem a autoridade para que as pessoas possam liderar suas próprias funções.

Quando uma organização adota a Holacracia, o resultado não é uma organização achatada — mas uma organização muito estruturada que contém uma hierarquia de funções, em vez de uma hierarquia de pessoas.

6 formas em que organizações que operam com Holacracia se beneficiam do estresse

1. Encoraje a tensão e o estresse

“Assim como passar uma semana na cama leva a atrofia muscular, sistemas complexos são enfraquecidos ou até mesmo eliminados quando privados de estressores”. (Nicholas Nassim Taleb)

Hierarquia na Gestão:

Holacracia:

Em organizações praticantes da Holacracia, pessoas da equipe são encorajadas a trazer as tensões. Elas são vistas como uma força motriz da mudança. Há reuniões com o objetivo específico de receber as tensões e encontrar caminhos para que elas sejam processadas.

2. Uma estrutura responsiva que se adapta rapidamente

“Em um sistema, os sacrifícios de algumas unidades (antifrágeis) geralmente são necessários para o bem estar de outras unidades ou do todo. A fragilidade de cada startup é necessária para que a economia seja antifrágil”. (N. Nassim Taleb)

Hierarquia na Gestão:

A hierarquia de gestão é uma estrutura rígida. Ela é feita para suportar os riscos e a mudança.

Holacracia:

Ao praticar a Holacracia, a organização está constantemente mudando, baseada nas tensões sentida por ocupantes das funções. Novas funções são criadas, responsabilidades mudam, políticas são adicionadas ou removidas, e muito mais.

Isso faz parte da fragilidade da organização.

Mas toda a organização se torna antifrágil ao se preparar para qualquer mudança, oportunidade e ameaça que apareça em seu caminho.

3. Tomada de decisões é distribuída por toda a organização

“A abordagem de cima pra baixo bloqueia a antifragilidade e o crescimento, enquanto tudo que vem de baixo pra cima se beneficia com a quantidade certa de estresse e desordem”. (N. Nassim Taleb)

Hierarquia na Gestão:

Holacracia:

A prática da Holacracia permite que qualquer pessoa que esteja sentindo uma tensão dentro da organização eficiente e rapidamente a transforme em uma mudança significativa.

Membros da equipe não precisam mais de permissão de gerentes ou diretores. Contanto que não violem a Constituição, eles podem tomar qualquer decisão para cumprir o propósito do seu papel.

4. Muitos caminhos para tratar das tensões

“Não dê opções aos soldados e veja quão antifrágeis eles se tornam”. (N. Nassim Taleb)

Hierarquia na Gestão:

Holacracia:

Pessoas ficam frustradas quando não têm opção ou caminho para tratar de suas tensões. Ou elas recorrem à política ou simplesmente desistem.

A beleza da Holacracia é que ela dá aos ocupantes das funções várias opções para tratar das tensões, permitindo que encontrem formas criativas de seguir adiante.

5. Assuma os riscos

“O que nós fazemos não tem nada a ver com capitalismo ou socialismo. Não é um tipo de sistema corrupto que transfere dinheiro aos cofres dos burocratas. O maior fragilizador da sociedade é a incapacidade de assumir riscos”. (N. Nassim Taleb)

Hierarquia na Gestão:

Holacracia:

Como você faz com que sua equipe esteja intrinsecamente motivada? É difícil se eles não conseguem assumir as decisões sobre o próprio trabalho. Mas quando eles têm autonomia para tomar decisões importantes, também têm parte no resultado. Em outras palavras: eles se arriscam, e isso dá uma motivação intrínseca de fazer essa ideia dar certo.

Como começar com a Holacracia?

Sim! Tensões viram um problema se nós temos uma estrutura que resiste a elas. Mas quando temos uma estrutura que aceita, as tensões e o estresse tornam-se forças para adaptar nossa organização para ir adiante em direção a um propósito.

Aqui vão alguns recursos pra começar com a Holocracia

Holacracy.org Website oficial. Veja as Reuniões de Governança & Tática.

Holacracy Book de Brian Robertson, co-fundador da Holocracia. É um livro bem abrangente para começar. O prefácio é de David Allen.

Holacracy Comic Book HQ grátis

Ted Talk by Brian Robertson. Se você não tem tempo pra ler nenhum dos livros acima, assista esse vídeo.

Veja este webinar introdutório gratuito

O blog da Target Teal tem materiais bem completos em português sobre autogestão e o modelo “organizações orgânicas”, uma adaptação tupiniquim da Holacracia.

--

--

Tera
Somos Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com