Como brilhar em marketing num mundo digital?

Tera
Somos Tera
Published in
4 min readNov 25, 2020

Não se aprende marketing sem colocar a mão na massa, nenhum curso sozinho pode ensinar tanto quanto o dia a dia.

Este artigo foi publicado originalmente no LinkedIn do CEO da Tera, Leandro Herrera, em julho de 2016. Esta é uma versão atualizada do conteúdo.

Photo by Rodion Kutsaev on Unsplash

O mundo do marketing digital é enorme. Cada profissional que atua na área precisa reunir dezenas de habilidades, conceitos e conhecimentos técnicos. É comum que haja um sentimento de confusão e sobrecarga, fazendo com que a maioria das pessoas nem comece — ou, se começam, desistem rápido demais. Leva tempo pra entender, é complexo, é operacional.

É complexo e fascinante, mas muita gente desiste — é aí que está sua chance.

Um mapa de skills para quem quer brilhar em marketing

Trabalho há 12 anos em marketing com foco especial em digital, e neste tempo tive total autonomia para testar vários canais de aquisição, formatos de conteúdo e alavancas de crescimento. Aprendo todos os dias, é aprendizado que não tem fim. Nessa jornada, descobri uma coisa:

Não se aprende marketing sem colocar a mão na massa, nenhum curso sozinho pode ensinar tanto quanto o dia a dia.

Ainda assim, sentia falta de um plano mais estruturado para continuar meu caminho. Um dia, quando ainda estava na Endeavor Brasil, o mentor e investidor Edson Rigonatti me apresentou o “T-Shape Marketer”. Podemos dizer que ele é uma espécie de mapa de conhecimentos e habilidades para marketing, criado por um cara super respeitado no Vale do Silício, que vale a pena conhecer: Brian Balfour.

Desde então eu uso ele como meu guia para o aprendizado contínuo dentro do universo do marketing.

O segredo: abrangência x profundidade

São tantas as disciplinas que fazem parte do marketing que seria impossível ser especialista em todas. O segredo é ter conhecimento abrangente, mesmo que superficial, no máximo possível de disciplinas. Ao mesmo tempo, é preciso mergulhar fundo para se tornar especialista em poucas.

A grande sacada do Brian ao desenvolver esse modelo foi organizar os conhecimentos em camadas, que se combinam e se complementam.

Camada 1: os conhecimentos base

Estes conhecimentos são como pilares que irão sustentar o seu caminho no mundo do marketing, mas não são utilizados apenas nesta área.

Por exemplo, estatística, programação, UX, web e mobile analytics, psicologia comportamental e branding/storytelling são conhecimentos que podem ser utilizados igualmente em outras áreas mas que, se combinados com conhecimentos específicos de marketing (camada 2), podem aumentar muito seus resultados.

A boa notícia é que você não precisa ser expert desses temas. O importante é ter algum conhecimento e manter uma postura de curiosidade e de aprendizado contínuo. Você vai sentir que, aos poucos, aprender outros conceitos vai se tornando mais fácil, porque você já tem uma base de conhecimento relevante sobre a qual trabalhar.

Camada 2: os fundamentos de marketing

A segunda camada de conhecimento se refere aos fundamentos de marketing, e são conhecimentos utilizados transversalmente, em quase todos os canais de comunicação e aquisição de usuários. São conhecimentos que você vai utilizar na sua rotina e que vão alavancar a sua performance e a de sua equipe.

Quanto maior o seu domínio nestes fundamentos, maiores os seus poderes de execução e maior o seu valor como profissional de marketing. Eles ficam mais fortes se combinados com os conhecimentos base (camada 1).

Camada 3: a especialização em canais

Quem é profissional de marketing deve ser especialista em pelo menos dois canais, conhecê-los profundamente e saber como eles podem ser otimizados para aumentar o resultado. Além deles, é fundamental ter um bom conhecimento sobre os demais canais, mas num nível mais superficial.

Por exemplo, minha especialidade é marketing de conteúdo e meu foco atual de especialização é viralidade. Tenho um bom conhecimento sobre todos os prós, contras e dinâmicas dos demais canais — mas não posso me considerar um especialista neles. Cada canal se transforma tão rápido com novas tecnologias que seria impossível acompanhar, por isso mantenho o foco do aprendizado contínuo naqueles que quero ser especialista.

Minha sugestão é você utilizar esse mapa de skills para guiar seu estudo, suas buscas por livros, cursos e conteúdos sobre os temas. Quanto mais você conseguir empregar os conhecimentos que adquirir, mais rápido vai aprender. Quando você encontrar os canais que sente que tem maior aptidão e que mais te dão prazer ao trabalhar, mergulhe fundo e execute o máximo possível de projetos utilizando estes canais.

Torne-se um especialista, mas não deixe de conhecer o todo.

Esta é sua hora, aproveite!

Por fim, quero dizer o seguinte: 99% das pessoas que trabalham com marketing hoje não tem 20% dos conhecimentos que eu apresentei acima.

Se tiver vontade de aprender e colocar a mão na massa, você vai aumentar exponencialmente suas chances de sucesso, seja empreendendo, seja atuando dentro de uma empresa.

Lembre-se: a maioria das pessoas desiste rápido. Todo o grande desafio é uma grande oportunidade.

Se você quer brilhar em marketing, essa é sua hora.

Como está seu mapa de competências e habilidades? Os cursos da Tera vão impulsionar seu processo de aprendizado contínuo e ajudar você a reunir os conhecimentos necessários para uma atuação brilhante em marketing digital! Acesse nosso site e descubra como fazer parte da nossa comunidade.

--

--

Tera
Somos Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com