Dora, uma plataforma que conecta pais e médicos — Estudo de caso de UX

Pamela Cazarini
Somos Tera
Published in
5 min readJan 28, 2020

Mais do que um desafio, uma imersão na vida dos pais!

Photo by Aditya Romansa on Unsplash

O tema proposto no Bootcamp de User Experience Design da Tera foi:

Como consultas remotas podem ajudar no dia a dia de pais de primeira viagem?

A preocupação com a saúde e bem estar das crianças é um assunto rotineiro na vida dos pais e mães, principalmente os de primeira viagem, onde as dúvidas são diárias. Como nosso principal stakeholder, resolver o problema de pais de primeira viagem é primordial.

Imagem: Mapa de Stakeholders e Matriz CSD

Contamos com as ferramentas de Matriz CSD (Certezas, suposições e dúvidas), para iniciar o mapeamento de como seria estruturado nossos primeiros passos, optando por 3 tipos de abordagens: Guerrilha, pesquisa aprofundada e Survey.

Iniciando pela pesquisa de guerrilha (sim, a intenção era receber muitos insights!), conseguimos desenhar a protopersona. Foi a partir dela que a estrutura de pesquisa aprofundada e online conseguiu ser estruturada.

Imagem: Protopersona

Hora de por a mão na massa!

Compilar, comparar, agrupar e entender. Isso mesmo, todas as informações obtidas em nossas pesquisas formaram uma base importantíssima — toda a riqueza de informações nos proporcionaram 2 personas e 2 insights chave que revolucionaram todo o projeto!

Imagem: Resultados obtidos com as pesquisas realizadas
Imagens: Personas criadas a partir de pesquisas aprofundadas

Como veremos abaixo, nossa persona principal mostra com clareza seus objetivos, rotina, desejos e preocupações diárias, que muitas vezes4, não conseguem ser concluídas por seu ritmo intenso de trabalho.

Imagem: Storytelling

1º Insight: A dor dos pais de primeira viagem não condiz somente com uma consulta, e sim com tudo o que a envolve, todo seu processo, desde o surgimento do sintoma até a melhora efetiva.

Imagem: Jornada do usuário no cenário atual

2º Insigh: Muitos pais já tiram dúvidas e têm aconselhamento médico pelo WhatsApp, o que, de certa forma, traz segurança aos pais mas não é eficaz. O retorno das mensagens muitas vezes é demorado, gera muita ansiedade e preocupação, onde uma dúvida ou algo simples a se resolver, acaba por precisar de um agendamento de consulta.

Logo, chegamos à conclusão:

DOR = TEMPO

Ter dificuldade de encontrar tempo e compatibilidade de agenda para conversar com um médico quando surge uma necessidade!

Reformulação da problemática:

Como podemos facilitar o acesso para sanar dúvidas médicas de forma rápida e prática no dia a dia de pais de primeira viagem?

Hora de criar possibilidades:

Neste momento, foram criados wireframes em baixa fidelidade, visando primeiramente a usabilidade e a boa alocação de cada item descritivo ou de imagem.

Imagem: Wireframes

Após testado e validado, apresento a você a Dora, a mais nova plataforma que unifica informações de seu filho, te oferece chat online com médico disponível e focado em atender às suas necessidades de forma instantânea e, caso necessite de uma consulta para maiores esclarecimentos, te direciona ao agendamento de consultas, onde consegue visualizar e decidir qual a melhor data pra você. E ainda mais, conta com um sistema de carteira que te proporciona fazer os pagamentos online, ou até mesmo inserir sua carteirinha do convênio.

Vídeo do protótipo

Pontos que merecem atenção:

Em todo o desenvolvimento da plataforma, existiam duas visões à considerar.

Visão do usuário

  • Atendimento rápido e acessível
  • Tirar dúvidas urgentes e ter assistência
  • Falar com pessoas e não com robôs

Visão business

  • Dar assistência online em plataforma paga pelo profissional e ser remunerado por seus atendimentos
  • Poder ficar online nas horas vagas e gerar mais renda
  • Aumentar sua carteira de pacientes de forma prática indicada pela plataforma

Aprendizado obtido e maior desafio:

O conhecimento é sempre bem vindo, e aprender cada dia uma coisa mesmo que pequena, às vezes vale mais que algo grande. Acredito que o conteúdo bom só é gerado em pequenas frações, e conversar com pais e até mesmo pessoas envolvidas no cuidado com crianças é extraordinário. A atenção dedicada e a responsabilidade é grande, mas a vontade de ver bem e estar perto é maior ainda. Ver pais que, mesmo com tantas dificuldades, não hesitam um só segundo quando se trata de seus filhos.

O maior desafio foi a parte da legislação, a atividade de consulta remota ainda não é permitida pelo Conselho de Medicina. Com isso, a pesquisa com os médicos para entender o posicionamento deles foi bem difícil, muitos se negaram a conversar por não saber até onde podem chegar, porém, nos disseram que tiram dúvidas pelo Whatsapp ou até mesmo por ligações.

Notas essenciais:

Não poderia deixar de citar as pessoas envolvidas neste projeto, todas foram muito importantes, cada uma com sua particularidade, contribuíram para o meu desenvolvimento, são eles: Leandro Santos, Angélica Lucas Zanardes, Érica Kolbe, integrantes do grupo do Bootcamp da Tera de User Experience Design.

Gostaria de saber mais sobre o projeto, ou entrar em contato comigo?
Me mande uma mensagem no linkedIn e vamos conversar!
https://www.linkedin.com/in/pamela-cazarini-dos-santos-3236126a/

--

--