Ferramentas e softwares para Product Managers em 2020

Tera
Somos Tera
Published in
8 min readFeb 28, 2020

Quais são as ferramentas e softwares essenciais para Product Managers em 2020? Atualize seu arsenal com esse guia e faça suas ferramentas de gestão de produto brilharem.

Por Carlos G de Villaumbrosia (publicado originalmente aqui, em inglês)

Histórias sobre começos humildes viraram lendas no mundo tech. Um par de gênios, uma garagem e uma visão ambiciosa: tudo que era preciso para uma revolução digital.

Você realmente acha que é assim que as pessoas fazem?

Admita, nem todos estamos destinados a modificar os paradigmas da tecnologia. Ou talvez sim; mas a maioria de nós trabalha duro, um dia por vez. E você vai tirar proveito de cada ajuda que tiver. Uma grande equipe, uma gestão melhor e um produto legal vão tornar as coisas mais fáceis. Mas você não pode realmente escolher. A maior parte do tempo você vai se unir a operações já em andamento que têm seus próprios problemas e desafios.

No entanto, usar os melhores softwares e ferramentas de gestão de produtos são coisas que você pode escolher. Descubra quais ferramentas e softwares podem te ajudar a atingir a excelência como PM em 2020.

Considerações antes de escolher ferramentas de gestão de produtos

Em primeiro lugar, vamos ser claros. O orçamento faz diferença. Product Managers vão desde trabalhadores remotos prestando suporte a várias empresas pequenas, até chefes PM em gigantes da tecnologia com tentáculos no planeta inteiro.

Obviamente, orçar ambas situações vai ser diferente. Você também precisa estar ciente das tradições: você pode estar em uma grande empresa, mas talvez a gestão seja voltada para empregar opções “freemium”, ao invés de pagar por serviços completos.

Agora, já que estamos falando de custos: certifique-se de que você tem os protocolos de segurança mais avançados. Quanto dos seus dados você está disposto a compartilhar com terceiros? Uma brecha comprometedora é algo que você provavelmente não vai poder pagar se as coisas piorarem.

Outra preocupação econômica vital é se as lacunas que você quer preencher com seu produto serão entregues dentro de escritórios ou em um outro ambiente. Na realidade, quem é seu público: stakeholders externos? Colegas? Qual é o tipo de equipe que vai usar essas ferramentas?

Essas questões importam porque softwares de gestão de produtos geralmente tem níveis diferentes de pessoas usuárias. Estes níveis irão definir o acesso a diferentes áreas: algumas podem interessar somente a gestores. Então, tenha as hierarquias em mente antes de escolher um tipo de ferramenta de gestão.

Por fim: honestidade importa.

Faça um debate com sua equipe. Qual é o nível de habilidade deles? Eles conseguem construir interfaces “amigáveis a todos os usuários”? Ou preferem lidar com um programa desenhado especificamente para um determinado público? Converse com eles, escute as opiniões e garanta que o que for escolhido possa ser usado por toda a equipe.

Quando essas questões estiverem resolvidas, veja a lista e escolha a ferramenta e o software de gestão de produtos que se encaixa melhor nas suas necessidades.

Boas ferramentas para todas as necessidades:

Prototipagem

Photo by Hal Gatewood on Unsplash

De vez em quando, tudo que você tem é uma semente. Antes de chegar à flor inteira, é preciso trabalhar duro, provando que a sua visão de produto pode ser traduzida em algo real.

Devido à crescente importância do design focado nas pessoas usuárias e de jornadas tranquilas de clientes, mais e mais ferramentas estão surgindo. Junto com as metodologias como MoSCoW (Must have, Should have, Could have and Would like, inglês para Preciso Ter, Devo Ter, Poderia Ter e Gostaria de Ter), elas visam ajudar a tornar suas entregas o mais indolor e suave possível.

Na verdade, essa popularidade multiplicou o número de aplicativos online disponíveis. No entanto, alguns são ligeiramente dúbios em termos de usabilidade. Podemos recomendar o Proto.io. Em termos de aplicativos autônomos, pensamos no InVision, Balsamiq, Axure RP, Sketch (exclusivo para Mac) e o Adobe XD como boas opções.

A regra de ouro para escolher ferramentas de prototipagem é a complexidade: você pode não precisar de todos as features do mundo para fazer do seu projeto um sucesso.

Proto.io

Adobe XD

InVision

Balsamiq

Axure RP

Sketch

Roadmapping

Este é um exercício fundamental da gestão de produtos. Mesmo que PMs sejam famosos por se adaptarem, planejar o caminho ilumina o tipo de nível de negociação com stakeholders e o quanto seu projeto será orientado por dados, detalhes que tornam a gestão de produtos muito mais eficiente.

De acordo com a experiência de Product Managers que conhecemos, tanto o Roadmunk e o Monday apostam em “tornar as coisas mais fáceis”. O AHA também é útil, sendo baseado em insights teóricos com que product managers devem trabalhar. ProductPlan também é bom para as pessoas que preferem a leveza, já que é uma ferramenta online.

Roadmunk

Monday

AHA

ProductPlan

Priorização

Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

Product Managers devem ter uma visão positiva e uma visão negativa. Ou seja, precisam saber quando deixar para trás algo que não está funcionando. Essa é uma habilidade muito valiosa: se você trabalha só, economiza tempo e dinheiro; se trabalha em um lugar como Google, economiza MUITO tempo e dinheiro.

As ferramentas sugeridas para fazer uma priorização assertiva são Trello, Feature Upvote (ajuda a equipe a escolher as linhas de ação!), Airfocus, Craft, Hygger, GridRank, and Productific.

Trello

Feature Upvote

Airfocus

Craft

Hygger

GridRank

Productific

Gestão de tarefas

E aquele backlog que não para de crescer, hein? Se você quiser mantê-lo simples, é necessário uma boa ferramenta que, tanto visualmente como em termos de dados, te mostra exatamente o que você precisa para colocar as coisas de volta no lugar certo.

Qualquer uma das ferramentas de gerenciamento de produtos listadas acima funcionam para a gestão de tarefas. Mas tenha em mente que certas ferramentas estão alinhadas a certas metodologias. Se você não trabalha com equipes pequenas, ágeis, por exemplo: elas podem não ser úteis para a sua equipe. O software JIRA é o exemplo perfeito: você pode precisar treinar suas equipes para que elas possam trabalhar em velocidade total.

JIRA

Sprints

Photo by You X Ventures on Unsplash

Essa metodologia é usada em muitas disciplinas e onde Product Managers podem usar ferramentas que pertencem a outras áreas. Para empresas pequenas e médias, ferramentas como Agilean e Binfire são boas o suficiente.

Para operações maiores, o Asana oferece muitas funções e o Planbox combina espaços para que diferentes equipes trabalhem na nuvem. No final, tudo se resume às suas prioridades. Você prefere investir em um aplicativo mais rico e complexo? Ou você vai realizar os sprints com alguns apps freemium junto com as mais tradicionais ferramentas de e-mail, dados e apresentações?

Agilean

Binfire

Asana

Planbox

Gestão de Dados

Product Managers não são ninguém sem dados. Sua intuição pode até estar baseada em décadas de experiência, mas sem análises precisas, você não vai a lugar nenhum. Ferramentas de gestão de produto como Airtable funcionam, na superfície, como uma planilha normal. Mas podem se expandir para virar um banco de dados completo.

Google Analytics é uma ferramenta gratuita e básica para rastrear suas métricas online, mas se você quer ter mais detalhes, recomendamos o Mixpanel, onde você pode seguir as interações de quem usa sua plataforma e até rodar testes A/B. Também, o Salesforce oferece ferramentas de CRM poderosas para os adeptos.

Por fim, uma boa planilha do Excel ou um Google Sheet pode ajudar muito se você trabalhar com análise de dados para gestão de produtos.

Airtable

Salesforce

Mixpanel

Excel

Google Sheet

Google Analytics

Ferramentas de transformação

Essas ferramentas são feitas para facilitar a mudança rápida e a adaptação. Elas são como um “antídoto” para o seu roadmap, uma forma de fazer uma curva à esquerda para voltar para a pista. PMs precisam saber disso; mais importante, precisam ter as melhores ferramentas para gestão de produtos para faze-lo.

Tanto o Freshservice e o Gensuite ajudam a prevenir armadilhas ao documentar e acompanhar riscos durante o processo de desenvolvimento de um produto. A Remed Change Management e a Intelligent Service Management são mais especializados e oferecem uma ampla gama de ferramentas. Qualquer bom aplicativo de roadmap para gestão de produto deve também oferecer ferramentas suficientes que permitam prevenir esse tipo de problema e prover uma reação rápida. Especialmente se está afetando a entrega do produto, os orçamentos e os recursos humanos.

Freshservice

Gensuite

Conhecimento da pessoa usuária

Hoje em dia, você precisa escutar o barulho que está acontecendo lá fora.

Para tanto, você precisa de ferramentas para reunir, entender e responder aos feedbacks de consumidores.

Zendesk é uma das mais populares plataformas na praça; as alternativas incluem o Freshdesk (com customização de marca) e o Userengage (que contém opções de CRM). Infelizmente, não há boas opções gratuitas: gestão de clientes ainda é um serviço bastante premium.

Agora, você precisa de ferramentas para reunir informações sobre seus produtos

SurveyMonkey, Google Forms, Survey Anyplace e Typeform são úteis para se conectar com clientes. UXCam é uma janela interessante para ver como os clientes usam seus produtos.

Com o Instabug, colete feedback diretamente de dentro dos aplicativos sem desorganizar a experiência de quem usa o produto. Envie pesquisas segmentadas para usuárias específicos e obtenha insights poderosos.

Por fim, o MailChimp e o Customer.io fornecem ferramentas eficientes para contatar seus clientes por email. MadMimi funciona se você for mais modesto. O Intercom é perfeito se você quiser cobrir todos os lados.

Escutar usuários é fundamental. De outra forma, você está desenvolvendo um produto no escuro!

Zendesk

Instabug

Freshdesk

Userengage

SurveyMonkey

Google Forms

Survey Anyplace

Typeform

UXCam

MailChimp

Customer.io

MadMimi

Intercom

Softwares e ferramentas para Product Managements de 2020

Essa lista não foi feita para ser exaustiva. No entanto, a divisão que fizemos em categorias deve fazer você pensar sobre as suas necessidades. Quais são seus pontos fracos? Pense neles como as opções que você pode pivotar e melhorar as operações de gestão dos seus produtos.

Acrescentar novas ferramentas ao seu arsenal pode fazer maravilhas pela produtividade, comunicação e resultados.

Não há nenhum mal em mudar e tentar diversas ferramentas diferentes. Nunca ache que é muito difícil mudar: estamos no negócio das transformações, afinal!

Quais são suas ferramentas favoritas? Conte pra gente!

--

--

Tera
Somos Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com