Minha Jornada na TERA

MarceloAllgures
Somos Tera
Published in
5 min readJun 30, 2020

Depois de dois anos namorando um dos cursos da Tera®, resolvi conhecer as aulas experimentais, que foram realizadas online, para decidir qual curso fazer. Participei de duas, a de User Experience Design e a de Digital Marketing & Growth, sendo o segundo curso, o escolhido!

Ao conhecer a Metodologia Teraway e a Plataforma LXS, apresentadas nas aulas experimentais, percebi como eles levam a sério o processo de aprendizado. Bingo! vamos nessa…

Agora, ao me deparar com o desafio do Bootcamp, veio a primeira e difícil questão: qual projeto irei fazer? pensei em desafios de alguns clientes e até mesmo algum projeto pessoal, entre eles, uma plataforma de cursos à distância para área de Saúde. Ficou em stand-by

…No dia do Sprint de Projetos, momento de decidir e apresentar a ideia de qual projeto seria desenvolvido (em equipe), resolvi me colocar numa zona de desconforto, e entrei no Grupo MTG University, projeto proposto pelo colega Murilo Sanz, que tratava-se de uma Plataforma Masterclass para jogadores do Game Card Magic® (Curiosidade: nunca joguei Magic). e achei isso incrivelmente desafiador!

A reflexão que tive foi a seguinte: o aprendizado torna-se mais rico quando saímos da zona de conforto e acontece em colaboração.

O Grupo também contou com a participação da colega Thaís Leite, e juntos definimos como objetivos-chave para o Projeto, a identificação da Buyer Persona e a Validação do Modelo de Negócio. Definimos isso, após aplicar a Matriz C.S.D. e descrever o nosso Pitch: "Queremos transformar bons jogadores de Magic The Gathering em excelentes jogadores, através de conteúdos especializados (Masterclass) no idioma Português, facilitados por Campeões Mundiais".

Diagrama de Matriz C.S.D.

Durante a jornada, após mentoria individual com Vinícius Souza, um dos experts da Tera, pivotamos o segundo objetivo "Validar o Modelo de Negócio" para "Validar nossa Proposta de Valor — Product Fit"; porque não seria possível validar o modelo de negócio sem o lançamento de um MVP (Produto Viável Mínimo), que fosse monetizado para que pudéssemos mensurar alguns indicadores como North Star e o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), por exemplo.

Utilizando alguns Frameworks apresentados no curso (e foram muitos), fomos aterrizando as ideias e construindo o nosso projeto, aula pós aula.

Importante citar que o nosso Grupo, criou um método de trabalho onde, duas vezes na semana, nos encontrávamos para ir construindo o projeto. Isso deixou as coisas bem mais leves e nos fez aplicar os aprendizados imediatamente pós aulas. Abrimos um grupo no Slack, criamos um Kanban no Trello e fizemos até um grupo no Whatsapp, tudo para acelerar nosso processo e potencializar a colaboração. Mentalidade ágil, né gente!!

Print do Projeto no Trello

Aprendemos a planejar e realizar pesquisas, determinar os canais prioritários com o BullSeye framework e com o Diagnóstico de Canais, construir a Proto-Persona, e entender como avaliar e executar as melhores ações para cada etapa do funil, e também como definir as O.K.R.

Dito isso, vamos aos nossos desafios…

1 — Quem está por trás das cartas?

Geramos uma hipótese que afirmava que nossa principal persona seriam jogadores "hardcore", ou seja, jogadores mais experientes, que valorizam a competição. Porém, isso não passa de uma hipótese, e é preciso investigar mais a fundo para validar ou refurar a hipótese proposta.

Para encontrar a resposta, partimos para o reconhecimento, com a etapa de pesquisas e entrevistas. Fizemos isso em 4 partes:

  1. Entrevista realizada em evento ao vivo — Mundial de Magic que aconteceu em São Paulo em Novembro de 2019 (o Murilo já tinha realizado esta pesquisa) e foi muito útil como insumo para entendermos nossa persona.
  2. Pesquisa Quantitativa aplicada em Grupo Magic do Facebook com 1.7 milhão de inscritos.
  3. Entrevista individual mais profunda com respondentes da pesquisa anterior, através de ligações via Whatsapp previamente agendadas.
  4. Live — Pesquisa por observação: realizamos uma live, apresentada por dois jogadores profissionais de Magic®, Um Campeão Mundial (o Brasileiro Jabaiano) e um Vice Campeão Mundial (o Português Márcio Carvalho), que também serão facilitadores das Masterclasses MTG. A Live foi aplicada para apresentarmos a ideia da MTG para alguns Leads que foram captados através de campanhas em Facebook, Instagram e Email Marketing com o objetivo de mapear as interações (react), e as perguntas e engajamento das pessoas através do chat presente na página da Live.

Após a realização das pesquisas, entrevistas e live, construímos duas personas principais:

  • O Jogador de Loja: aqueles jogadores que são amantes do Magic® e jogam para se divertir, encontrar os amigos e aprender novas técnicas e habilidades de jogo, que querem uma posição de destaque e reconhecimento perante ao grupo.
  • O Competidor: são aqueles jogadores mais competitivos, que participam de torneios, rankings e gostariam de tornar-se ainda mais reconhecidos em torneios nacionais e mundiais. Eles desejam entrar nos principais torneios e galgar títulos.

isso nos leva ao segundo desafio do projeto…

2 — Qual é a nossa Proposta de Valor (Product Fit)?.

Será que o que estamos pensamos em oferecer, gera real interesse de consumo para as personas mapeadas? eles percebem valor no que estamos prometendo?

Com as análises das pesquisas realizadas, pegamos alguns insights, porém com pouca profundidade para resolver a questão do Product Fit, então partimos para alguns exercícios como a aplicação do Value Proposition Canvas, e o Framework de Experimentos para validar uma hipótese sobre a nossa proposta de valor.

O que nos leva ao nosso Segundo Experimento, que é fazer um protótipo com conteúdo real aplicado em ambiente controlado e de baixo custo (landing Page) para a persona "O Competidor" . O que queremos mensurar neste segundo experimento são a Aquisição e o NPS.

Para validar a Aquisição, faremos um teste A/B com copy's diferentes e em diferentes canais, para entender os principais canais x formas de comunicar com a persona. E realizaremos uma pesquisa NPS, junto aos participantes que consumirem a "Masterclass de Teste" para entender se existe aderência ao conteúdo, formato e produto em si.

Este experimento encerra nosso projeto junto à Tera®, e em continuidade pós bootcamp, pode nos levar ao próximo nível que é Validar Modelo de Negócio ou até mesmo nos fazer rever Personas e a Proposta de Valor com novos estudos e testes.

--

--

MarceloAllgures
Somos Tera

Profissional T-Shaped com 20+ anos de carreira em Design, Digital, Marketing e Branding