Quase tudo que você precisa saber para começar no Marketing Digital

Tera
Somos Tera
Published in
11 min readAug 5, 2020

Você quer iniciar uma carreira em marketing digital? Separamos as principais coisas que você precisa saber e praticar para começar bem na área.

(Adaptação do artigo originalmente publicado aqui, em inglês).

Existe um estereótipo por aí de que as empresas de tecnologia contratam apenas profissionais de desenvolvimento web e de programação. Profissionais desse tipo são essenciais? Totalmente. Mas, uma coisa é certa: você pode construir uma carreira em empresas de tecnologia sem aprender jQuery (ou Ruby on Rails ou WordPress, por exemplo).

Se você está procurando um cargo de criatividade em tecnologia que te permita trabalhar mais com estratégia digital, escrever copies (textos voltados para venda) inteligentes e até passar alguns dias conversando com fãs no Instagram, o marketing digital pode ser a carreira ideal para você. É por isso que escrevemos um guia abrangente para construir uma carreira em marketing digital, um passo de cada vez.

Leia, marque o artigo como favorito, compartilhe, enfim, aproveite muito esse conteúdo.

O que é marketing digital?

Antes de nos aprofundarmos no conteúdo, vamos explicar o básico.

Marketing digital é um termo genérico que inclui toda e qualquer estratégia on-line usada pelas empresas para identificar, criar e atingir um público-alvo na esperança de transformá-lo em cliente.

Como o marketing tradicional, o marketing digital se concentra em promover e (assim esperamos) vender um produto ou serviço. Porém, graças à ascensão dos smartphones, o marketing não significa mais: “Vamos fazer um outdoor”. Estratégias de marketing evoluíram porque consumidores evoluíram.

É por isso que o marketing digital se concentra em como alcançar clientes em potencial nos lugares em que passam o tempo on-line e de maneiras altamente direcionadas e relacionáveis ​​- uma abordagem geralmente chamada de marketing “conversacional”. Isso inclui qualquer coisa, desde marketing de mídias sociais até anúncios pagos, otimização de mecanismos de busca (SEO), entre outras técnicas.

Se você quiser mergulhar mais a fundo nesse assunto, uma boa indicação de leitura é o artigo Tech 101: O que é Marketing Digital? Agora, vamos conhecer alguns cargos da área de marketing digital que podem te interessar.

Cargos comuns no marketing digital + Salários

Sim, o cargo “Digital Marketer” existe. No Brasil, damos o nome de “Profissional de Marketing Digital”, já que marketeiro pode ser um pouco negativo. Mas a beleza do marketing digital é que existem vários outros cargos que você pode explorar se você aprender o básico do marketing digital.

A maioria das profissionais da área evoluem para cargos mais nichados dependendo dos interesses pessoais e do conjunto de habilidades que detém. O cargo de copywriter, por exemplo, é um cargo mais específico para quem tem mais interesse pela escrita criativa. Mas, para ser um bom copywriter, é preciso entender bastante de experiência da pessoa usuária na web, de design visual para entender como sua copy ficará em uma página de lançamento, entre outros detalhes.

Isso significa que suas habilidades e seus interesses influem totalmente no tipo de cargo que você pode buscar dentro da área de marketing digital. Na sequência, separamos alguns cargos específicos da área, junto com a média salarial de 2020:

As habilidades que você precisa para ser contratado(a) como profissional de marketing

Ter habilidades específicas da área de Marketing Digital é algo extremamente importante e relevante se você quer começar uma carreira nesse mercado que cresce ainda mais com a busca das empresas por soluções digitais para a venda de produtos e serviços.

Por isso, preparamos um panorama de alto nível para fornecer uma imagem mais clara do mercado de marketing digital e de quase tudo que você precisa saber:

A jornada do consumidor e funil de vendas

No nível mais básico, profissionais de marketing digital precisam entender como “atrair, envolver e encantar” (é assim que uma das plataformas de marketing mais conhecidas do mercado, a Hubspot, define profissionais da área) os consumidores para levá-los do “Eu não sei nada sobre essa marca ou produto” para “Onde eu assino?”. Esse processo inclui o uso de técnicas para entender melhor cada cliente (personas, pesquisa de usuário etc.) e estratégias para otimizar o processo de vendas (via email marketing, redirecionamento etc.).

Análise de dados / Analytics

Profissionais de marketing digital precisam de números para entender se suas várias campanhas estão funcionando. Mais importante, porém, precisam de habilidades para interpretar esses números, a fim de ajustar suas estratégias e lançar novas campanhas.

E, o mais importante: você, enquanto profissional de marketing digital precisa ser capaz de explicar esses dados para quem faz parte das outras equipes da empresa e que podem não entender completamente o objetivo do marketing digital.

Marketing de Conteúdo / Estratégia de Conteúdo

Profissionais de marketing e estrategistas de conteúdo se especializam em usar histórias convincentes para alcançar novos públicos. E fazem isso através de postagens em blogs, campanhas por e-mail, guias, e-books, infográficos e muitos outros materiais em mídias diferentes, como vídeos e podcasts, por exemplo.

Marketing de Mídias Sociais

A maioria de nós usa algum tipo de mídia social todos os dias. O marketing de mídias sociais envolve o uso estratégico de canais sociais de uma marca para promover e vender seus produtos nesses meios de comunicação. Estratégias do tipo podem incluir qualquer coisa desde promoção de produtos a ofertas específicas de canais a anúncios pagos (você já viu um desses no Facebook ou nos stories do Instagram).

Otimização para motores de busca (SEO)

Marcas dependem do tráfego de motores de busca como Google (ok, vamos mencionar o Bing também) para aumentar o reconhecimento da marca e gerar novos leads. SEO (Search Engine Optimization ou Motor de Otimização de Busca) é o processo pelo qual as marcas refinam o conteúdo que escrevem para torná-lo o mais atraente possível para o Google.

Quanto melhor o conteúdo, melhor o resultado da pesquisa, na maioria das vezes — mas há muitas nuances. Isso explica por que “Especialista em SEO” é um trabalho de período integral no mundo todo e muita gente se dedica à ciência de otimização de motores de busca, já que as regras são ditadas pelas empresas que organizam essas buscas na web.

Anúncios pagos

“Anúncios pagos” é outro termo genérico para definir a compra de espaços em canais de mídia com o objetivo de promover produtos e serviços da empresa que você trabalha. Isso inclui anúncios em mídias sociais (como as postagens patrocinadas que você vê no seu feed do Instagram ou Facebook), mas também os anúncios Display (como os que você vê no topo dos resultados de pesquisa no Google), que derivam de um trabalho intenso com o Google Adwords, por exemplo.

Habilidades gerais em tecnologia

Outras habilidades muito importantes para profissionais de marketing digital são as habilidades técnicas, especialmente porque muitas campanhas de marketing digital exigem trabalho com equipes de desenvolvimento web.

Algumas ótimas habilidades adicionais a serem consideradas são HTML e CSS, princípios básicos de design visual, além de design UX / UI — termos que significam Experiência do Usuário e Interface do Usuário — e conceitos básicos de edição de fotos e vídeos. Vale a pena também considerar suas habilidades com planilhas e outros softwares de organização, para otimizar o trabalho do dia-a-dia.

As ferramentas de marketing que você deve saber como usar

Analytics

Algumas empresas usam Hubspot, outras Google Analytics, e muitas outras utilizam outras plataformas menos conhecidas para monitorar constantemente o tráfego do site. Ainda assim, aprender a utilizar o Google Analytics é uma das tarefas iniciais se você está começando a aprender sobre marketing digital. É a plataforma mais indicada para começar a entender como analisar dados de negócios.

O mais legal é que o Google Analytics oferece cursos gratuitos no Google Analytics Academy e é bem fácil de implementar no site da empresa e de aprender na prática.

Plataformas de E-mail Marketing

Mailchimp, Converkit, Constant Contact. Existem várias ferramentas que oferecem recursos parecidos e bastante úteis para uma estratégia na área. Se você está começando a trabalhar com marketing digital, existe uma chance alta de você começar a usar uma dessas plataformas. Uma dica legal: o Mailchimp oferece uma versão free para você testar como a plataforma funciona.

Gestão de Mídias Sociais

Diferentes empresas usam diferentes ferramentas de agendamento de posts nas redes sociais. Hoje, temos a MeetEdgar, Hootsuite, Buffer, entre inúmeras outras ferramentas. A maioria oferece avaliações gratuitas, para que você possa ver como elas funcionam agendando algumas campanhas simuladas.

Faça o teste, escolha a que mais se adapta às suas necessidades e pronto. Lembre-se: usar essas ferramentas te ajuda muito a organizar suas postagens e a ser mais produtivo na gestão das suas redes sociais.

Pesquisa de SEO

Muitos sites recomendam o uso de um planejador de palavras-chave do Google para pesquisas em SEO. É de fato uma ótima ferramenta gratuita para se familiarizar no começo da carreira em marketing digital.

Além dessa ferramenta, também temos algumas outras como Moz, Ahrefs e SEMRush, por exemplo, mas a lista é gigantesca. Todas essas plataformas são muito caras, mas oferecem avaliações gratuitas se você estiver interessado em explorar o que elas oferecem, por enquanto.

Criadores de URLs rastreáveis

As chances são de que, se você conseguir algum trabalho de marketing digital, precisará criar URLs rastreáveis para poder monitorar os resultados das suas campanhas. Ferramentas gratuitas para essa atividade incluem a RavenTools e a Google URL Builder.

Onde aprender habilidades de marketing digital

Você pode começar a aprender todas essas habilidades de marketing digital por meio de cursos on-line gratuitos em sites como Coursera, por exemplo. O Hubspot também possui ótimos tutoriais de marketing digital no Hubspot Academy.

A Tera também oferece um Bootcamp de Digital Marketing & Growth da Tera para aprofundar seus conhecimentos, habilidades e conexões para se tornar um(a) Growth Marketer preparado(a) para o futuro. Neste curso, você aprenderá mais sobre comunicação, psicologia comportamental, tecnologia, análise de dados e cultura de experimentos com experts do mercado enquanto trabalha em projetos reais.

Como criar um portfólio de marketing digital

1- Planeje alguns projetos fictícios (mockups)

Uma das melhores maneiras de obter experiência quando você está começando como profissional de marketing digital é praticar suas habilidades na área criando alguns projetos fictícios.

Muitas vezes, o melhor projeto de marketing para se trabalhar primeiro é a sua própria marca. Considere algumas maneiras de usar suas contas pessoais de mídia social para aumentar estrategicamente — e de preferência organicamente — o número de seguidores e de engajamento nos perfis das redes sociais.

Quem dirige equipes de marketing digital costumam avaliar possíveis contratações dessa forma: o diferencial fica por conta da sua estratégia de marketing digital. O mesmo serve para uma estratégia de otimização do seu próprio site para pesquisar e apresentar seus resultados de SEO, por exemplo.

2- Ofereça ajuda aos amigos / conhecidos

Quase todo mundo precisa de ajuda com marketing digital, então pense em pessoas que poderiam se beneficiar de suas novas habilidades. Embora trabalhar de graça não seja o ideal, é uma boa maneira de criar experiência enquanto você está aprendendo. Quem você conhece que está tentando construir uma pequena empresa, por exemplo?

3- Adicione projetos no seu portfólio com foco nos resultados

Como profissional de marketing, são os seus resultados que contam mais. Portanto, ao criar o projeto simulado e ao apresentar o projeto que fez para pessoas conhecidas, pensem em adicioná-los ao seu portfólio focando em quanto crescimento você conseguiu gerar para as marcas. Busque outras métricas interessantes e atrativas para quem está querendo contratar profissionais de marketing digital.

Apresentar dados e resultados que provem que seu trabalho teve resultados positivos é o melhor caminho para conseguir um trabalho.

4- Peça depoimentos (a prova social)

Uma grande parte do trabalho como profissional de marketing digital é ser capaz de se comunicar efetivamente com equipes e clientes. Não deixe de perguntar a qualquer pessoa com quem você trabalha (especialmente as que você ajuda gratuitamente) se ela deseja dar um depoimento sobre seu portfólio.

Esse depoimento é conhecido como prova social, e representa um forte argumento de venda de produtos ou serviços que você oferece, seja no seu site ou no site da empresa que você está trabalhando.

Como encontrar um emprego em marketing digital

1- Crie alertas no LinkedIn para vagas de marketing digital

O LinkedIn está cheio de vagas na área de marketing digital, seja para cargos mais generalistas como “Analista de Marketing Digital” ou para cargos mais específicos como “Especialista em SEO”. Nem todas as vagas estarão voltadas para profissionais que estão começando, mas alguma vaga do nível Jr. pode aparecer por lá.

A dica é criar alertas das vagas para não perder nenhuma oportunidade. Você tem a opção de selecionar empresas que deseja trabalhar ou de buscar vagas específicas em várias empresas, até mesmo fora do país.

Outra ideia simples e que pode te ajudar é criar alertas no Google para vagas de marketing digital. É super intuitivo e prático. É só acessar o Google Alerts com sua conta Google logada e configurar um alerta com a palavra-chave que você deseja — Analista de Marketing Digital, por exemplo.

2- Tenha um “elevator pitch” pronto

“Elevator pitch” é um discurso de venda do seu perfil enquanto profissional de marketing digital e leva esse nome porque você precisa considerar o tempo de uma subida no elevador até o último andar para introduzir seu perfil profissional e o porquê você é alguém que merece aquele trabalho.

Se você ainda não consegue vender a si mesmo, treine bastante para conseguir. Do contrário, a impressão que pode ficar é a de que você não consegue vender produtos ou serviços de uma empresa. Antes de entrar em uma entrevista de emprego, prepare e pratique seu discurso pessoal.

3- Sempre envie seu portfólio

Tenha proatividade na hora de entrar em contato com uma empresa buscando por profissionais de marketing digital. Não envie apenas uma carta de apresentação e o seu currículo, envie seu portfólio também. O marketing digital tem tudo a ver com “mostrar, não falar”.

Isso significa que você deve enxergar as entrevistas de emprego da mesma forma: como uma oportunidade para mostrar seu trabalho e suas habilidades.Se você ainda não montou o seu portfólio, dá uma olhada nesses exemplos para te inspirar.

4- Currículos e cartas de apresentação são importantes também

São importantes sim, mesmo para trabalhos de tecnologia ou de marketing digital. Quer um conselho? Certifique-se de escrever cartas de apresentação personalizadas para cada oportunidade de trabalho e mencionar as habilidades que possui, perfeitamente alinhadas com a posição aberta.

Não mande aqueles e-mails massificados para várias empresas com a mesma mensagem e o mesmo currículo e carta de apresentação. Personalize cada um deles para cada vaga. Faça uma pesquisa sobre as empresas que mais lhe interessam e, em seguida, inclua algumas idéias de marketing personalizadas apenas para elas no seu material de divulgação.

5- Pratique algumas perguntas comuns de entrevistas para cargos de marketing digital

  • Quais marcas você gosta de seguir nas mídias sociais e por quê?
  • Como você se mantém atualizada com as tendências de marketing?
  • Como você descreveria nosso público-alvo?
  • O que poderíamos fazer melhor no nosso marketing?
  • Estamos considerando uma reformulação do nosso site. Por onde devemos começar?
  • Onde você acha que está a nossa maior oportunidade de crescimento?

Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que podem rolar em uma entrevista para um cargo de profissional de marketing.

Concluindo

Não é fácil começar uma nova carreira. E o marketing digital já é uma área com bastante concorrência. Todos esses indicadores devem te ajudar a começar a planejar uma mudança de carreira para o marketing digital.

--

--

Tera
Somos Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com