It’s a match! Entenda porque o Design do Tinder merece seu superlike

Tera
Somos Tera
Published in
12 min readMar 13, 2020
Aplicativo do Tinder no celular
O Tinder vai além de só passar o dedo para a direita ou para a esquerda

Texto adaptado ao originalmente publicado com o título “How Tinder Design Hooks You Up”, pelo blog UX Planet.

Sendo um grande fã de psicologia comportamental, gosto de analisar o Design de aplicativos populares para ver quais técnicas eles usam para atrair e envolver quem o usa. Hoje você aprenderá como o Tinder integra novas pessoas usuárias, cria hábitos, impulsiona nosso comportamento e nos conecta para continuar usando o aplicativo. Acompanhe!

Tela de login

Faça um login criando a sua conta. Em evidência, você tem botões para entrar com o Facebook ou a partir do seu número de telefone.

O Tinder oferece apenas a opção de login logo ao abrir o aplicativo. Se suas credenciais ainda não estiverem no banco de dados, você prossegue para o fluxo de registro. Caso contrário, você faz o login no aplicativo. Isso é bastante conveniente. O Tinder oferece duas maneiras de fazer login — com o Facebook ou com o número de telefone. Você também tem outra opção — “Fazer login com e-mail”. Mas este se esconde por trás do link “Problemas ao fazer login?”.

Esse é o primeiro exemplo de como o Tinder cria a arquitetura de escolha para seus usuários. Eles não fornecem todos os métodos de login possíveis de uma só vez, porque sabem: quanto mais opções as pessoas têm, mais difícil é a seleção de uma escolha só. O Tinder limita as opções, colocando as preferidas como padrão.

Observe como o time do Tinder garante que você use sua conta do Facebook para o login, afirmando que o Tinder não publicará nada no Facebook. Como exemplo, vamos selecionar a opção “Fazer login com número de telefone” e ver o que obtemos de resultado.

Entrar com número de telefone

Essa sacada também é inteligente! O aplicativo obtém automaticamente seu número de telefone e te oferece para usá-lo. O que há de tão inteligente nisso? Bom, o Tinder conhece a regra de ouro da motivação:

Se você quiser que as pessoas façam algo, torne a ação o mais fácil possível.

Esse é o núcleo da teoria comportamental de BJ Fogg. Você precisa de três coisas para convencer uma pessoa a fazer algo — Motivação, Habilidade e Gatilho. Juntos, eles criam uma fórmula fácil do comportamento humano. Para fazer algo, as pessoas precisam do desejo, da capacidade de fazer e de um gatilho que as levará a agir. É difícil gerenciar a motivação das pessoas, mas você pode tornar a tarefa o mais fácil possível.

“Comportamento = Motivação + Habilidade + Gatilho”.

Lembra quantas vezes você andou na cozinha do escritório e pegou um biscoito? Você nem quer um biscoito, você só ia beber água. Mas os cookies estão bem diante de você e é tão fácil conseguir um que você continua comendo cookies, mesmo quando não quer.

O Tinder usa qualquer possibilidade de reduzir o número de interações necessárias à pessoa usuária. Você nem precisa se lembrar do próprio número de telefone e digitá-lo com os dedos — só precisa dar um toque. O código do país já está pré-preenchido com base nas configurações de localização do seu telefone, por isso você não precisa nem pesquisá-lo.

“Meu número é…”

Olhe para esta tela. Não é sobrecarregada com elementos de interface do usuário, te mantendo focado em uma tarefa por vez. A atenção do usuário é um recurso limitado, bem como o seu tempo. Você deve considerar isso ao projetar produtos para pessoas.

Os formulários de cadastro geralmente contêm vários campos para preencher. É aí que as pessoas saem do aplicativo ou site — nós somos preguiçosos e não queremos fazer esforços extras. Você pode ajudar as pessoas usuárias nesse caso, dividindo uma tarefa complicada em outras menores. Como BJ Fogg diz:

Quando você ajuda as pessoas a dar pequenos passos, você as conduz a qualquer lugar.

Um grande botão brilhante está disponível logo acima do seu teclado. Lembre-se, quanto mais fácil é a ação, mais pessoas tendem a fazê-lo. Se o botão estivesse no canto superior direito da tela, como um pequeno ícone ou link, ele seria tão fácil de acessar e tocar? Com certeza não.

O campo para digitar é destacado automaticamente, então não preciso tocar nele primeiro para fazer o teclado aparecer. Limitar o número de elementos na tela do Tinder também evita a rolagem como uma interação extra. É incrível — eu só preciso dar um toque e o Tinder faz tudo a partir daí. Vou continuar a seguir com o processo? Provavelmente sim, porque ele é muito fácil!

O próximo passo é verificar o seu número de telefone. O Tinder envia imediatamente o código via SMS e — espere, espere, a mágica acontece novamente! Eu nem preciso acessar minhas mensagens, copiar ou lembrar do código, voltar ao aplicativo e digitá-lo. O Tinder também faz isso por você e por mim!

O próprio aplicativo recupera automaticamente o código e prossegue em seguida. Meu respeito, Tinder! Você é mestre em reduzir o custo de interação para seus usuários. Como não tenho uma conta do Tinder, o aplicativo verifica esse fato com o meu número de telefone e me envia para o próximo passo do fluxo de registro. É tudo tão fácil… 🤗

Fluxo de Registro

“Meu e-mail é… — Meu primeiro nome é … — Meu aniversário é na data … — Eu sou — Minha escola é…”.

O processo de cadastro consiste em várias etapas. O Tinder é consistente em oferecer a você uma tarefa por etapa (não estou dizendo que esse método funcione bem em todos os casos, depende do contexto). O campo de entrada principal tem destaque automático, um teclado já disponível e um botão de destaque vermelho fácil de alcançar.

Além disso, o Tinder usa uma redação ativa aqui — “Meu primeiro nome é …”. Esse método cria algum tipo de conversa com a pessoa usuária. E está escrito da perspectiva do usuário — não “seu primeiro nome é”, mas “meu primeiro nome é”. Isso dá uma sensação de controle ao criar a conta.

E dê uma olhada na barra de progresso legal na parte superior da tela:

“Meu e-mail é… — Meu primeiro nome é … — Meu aniversário é na data … — Eu sou — Minha escola é…”.

Ela desempenha um papel muito importante — indica quanto tempo levará todo o processo, fornece informação sobre onde estou e me mantém motivado, pois fornece feedback imediato sobre meu progresso. O indicador também atua como um lembrete de quanto tempo eu já investi no fluxo.

Quando você perceber que está a uma ou duas etapas do seu objetivo, é mais provável que você conclua a tarefa. Essa barra já está pré-preenchida, fazendo-me acreditar que meu progresso está concluído em 1/5.

Um grande respeito pelo Tinder por não enviar o e-mail de “verificar endereço de e-mail” para seus usuários nesse próximo passo. Essa é a maneira certa de distraí-los e levá-los a perder a motivação e a concentração.

Observe que o Tinder usa um teclado numérico e coloca uma forma específica de inserir a data de nascimento da pessoa usuária. Existem diferentes maneiras de fazer isso — aqui, o aplicativo divide essa etapa em 3 campos separados, usando menus suspensos ou giratórios.

Nessa etapa, você escolhe a sua data de nascimento em uma menu giratório prático.

Essa opção é muito mais fácil do que a de digitar a data. Isso feito e, ei, você está a meio caminho do seu objetivo agora!

“Nome da minha escola/minha formação” é uma etapa opcional; mas o Tinder a faz parecer necessária. Somente o botão cinza claro “Ignorar” no canto superior direito faz com que a pessoa usuária perceba que não precisa adicionar essa informação. É difícil perceber o botão.

E aí, depois de concluir as telas anteriores, você acaba concluindo essa etapa também.

Adicionar fotos

“Adicionar fotos — Permitindo o acesso à sua galeria de fotos”.

O próximo passo é fazer upload de algumas fotos minhas. É o mais importante — é assim que meus possíveis matchs me perceberão.

Para fazer upload de fotos, o Tinder precisa de permissão para acessar minhas fotos. Antes de exibir a caixa de diálogo padrão “Permitir acesso”, eles me mostram mais uma tela. Lá, eles explicam por que precisam da permissão que será solicitada na próxima etapa. Por que adicionar a tela extra? Essa é uma técnica psicológica muito adequada (chamada de priming).

Priming nada mais é do que a ativação de representações ou associações específicas na memória antes de executar uma ação ou tarefa. Por exemplo, uma pessoa que vê a palavra vermelho será um pouco mais rápida em reconhecer a palavra maçã. Usando esta técnica, o Tinder estimula os usuários a executar a próxima ação. Bom trabalho, Tinder!

Habilitar localização

“Habilitar localização — Conheça pessoas perto de você — Permitindo o acesso à sua localização”.

O botão “Concluído” na etapa anterior me fez acreditar que essa era a última etapa. Mas espere, há outra etapa — “Ativar local”. Ativar o local é a sensação do Tinder — você encontra possíveis matchs nas proximidades da sua localização. Eles também usam a técnica de preparação, mostrando uma tela explicativa antes da caixa de diálogo de permissão do usuário.

Observe a redação — primeiro, o texto diz que é necessário ativar o local para usar o aplicativo. Mas há também um botão cinza “Conte-me mais” que leva à outra tela. O Tinder explica por que você deve ativar o local em termos de benefícios — é assim que você verá seus possíveis matchs nas proximidades. E, assim…

Bem-vindo a bordo!

De quem será o próximo cartão de visita do seu Tinder? Será a pessoa que você está esperando tanto para conhecer?

Após um tutorial muito rápido, a primeira coisa que vejo é um cartão do meu primeiro match em potencial. A maior parte da interface do aplicativo foca na foto da pessoa. Essa é a maneira certa de atrair a atenção de qualquer pessoa. As pessoas evolutivamente tendem a perceber e reconhecer os rostos de outras pessoas.

O design do cartão de visita é bastante simples — foto, nome, idade, descrição “sobre você” de uma linha e/ou a distância de você. O Tinder limita o número de informações sobre a pessoa, o que reduz a carga cognitiva para você dar o seu primeiro passo.

Quando você toca no cartão, você vê o próximo tutorial — como interagir com o cartão. Bom momento para mostrá-lo, não é? Exatamente quando você precisava…

Tela que te ensina a usar o aplicativo de forma visual.

A tela principal é muito importante, pois é nela que o Tinder te prende.

Você vê uma pessoa e está super curioso para saber quem será a próxima. Você continua passando cada vez mais cartões de visita de pessoas. É basicamente o rolo de informações sem fim usado pelo Facebook ou Instagram.

Além disso, quando você abre o aplicativo, não sabe quantas curtidas você conseguiu, ou quantos novos esperam por você. E isso força você a continuar verificando o aplicativo procurando a sua recompensa. E o desejo de conhecer aquela pessoa especial o obriga a abrir o aplicativo cada vez mais, criando o ciclo do hábito:

receber um gatilho → executar uma ação → obter uma recompensa, o famoso “it’s a match!” → investir mais tempo.

Você recebe uma notificação do Tinder de que alguém gostou de você (gatilho externo) ou sente esse desejo de verificar se alguém gosta de você (gatilho interno).

Esse gatilho faz você pegar seu telefone e abrir o aplicativo (ação). Logo depois disso, você recebe a sua recompensa — novos likes, superlikes, mensagens.

Você verifica os novos possíveis matchs, desliza os cartões e lê as mensagens, investindo mais do seu tempo e atenção. Você faz esse investimento na esperança de obter mais recompensas no futuro (mais matchs, mais mensagens). E o loop se repete ad infinitum.

O mais importante é que a recompensa que recebemos é variável, ela muda sempre que você abre o aplicativo. Isso o estimula a abrir o aplicativo cada vez mais, pois você não sabe o que receberá em seguida.

Neddy pode ter te dado um superlike! Você só vai saber se continuar deslizando cartões para a direita ou esquerda…

Você pode compartilhar o perfil do possível match com seus amigos para saber a opinião deles sobre aquela pessoa.

Ideia muito interessante — ao tomar uma decisão, é mais provável que as pessoas busquem ajuda de outras pessoas. Além disso, é uma boa maneira de fazer com que seus usuários promovam seu aplicativo com os amigos. Em vez de perguntar “como você gostaria de nos recomendar a seus amigos?”, o Tinder combina os seus convites com a necessidade real da pessoa usuária.

Você sabia que pode conferir o número de likes que recebeu?

Ei, enquanto eu estava aqui vendo meus possíveis matchs, ganhei 9 curtidas! (Eu sou popular, uhul!).

Observe como o elemento de notificação é criado para chamar sua atenção. Se eu quero saber o quanto os outros gostaram de mim? Pode apostar que sim!

…mas você não vê quem deu like em você!

Entendi! Para ver essas pessoas, tenho que atualizar para a conta Gold. Ok, posso fazer isso. Aparentemente, vale o esforço.

O Tinder usa a natureza do interesse do ser humano no que as outras pessoas pensam sobre ele para nos provocar. Em nossa vida social, usamos diferentes tipos de sinais que enviamos e recebemos para as pessoas em geral. É assim que selecionamos parceiros em potencial para relações, negócios, amigos e assim por diante. Todo mundo quer saber se é amado, o quanto é amado e por quem é amado. É uma regra universal.

Você então deseja adquirir o Tinder Gold.

É aqui que você converte seus usuários gratuitos em usuários pagantes.

O Tinder usa o “tempero” certo de benefícios para eu ficar tentado — eles mostram o número de pessoas que gostaram de mim e, assim, me mantém motivado.

Os planos de assinatura são exibidos em uma ordem interessante: começando do mais caro para o mais barato. O primeiro plano é usado como a âncora que o usuário usará para comparar com os outros. 12 meses parece muito, mas a opção parece mais barata que as outras. 1 mês é o mais caro. Os 6 meses parecem os mais apropriados nesse caso — não preciso de tanto tempo e quero pagar mais barato do que o valor de 1 mês só.Os planos são calculados para o pagamento mensal e é por isso que o “plano de 1 mês” parece mais caro comparado aos outros.

Mas os outros planos serão cobrados por 6 e 12 meses ao mesmo tempo, portanto, o preço final será superior ao pagamento de um mês. Mas para comparar esses preços, é necessário abrir a calculadora e fazer algumas contas. As pessoas são preguiçosas, muito poucas fazem isso, principalmente quando o plano de seis meses parece mais barato, economiza 37% e já está pré-selecionado.

Acredito que esse seja o plano mais popular do Tinder. E eles já me falam sobre isso com o destaque de opção “mais popular”. Muito sábio ao tomar uma decisão, as pessoas tendem a escolher a opção mais comum/popular — um prato mais pedido de um restaurante, recomendações de amigos e assim por diante. Portanto, é uma ótima maneira de me garantir que esse plano é o melhor de todas as perspectivas.

Agora podemos ver as pessoas que gostaram de mim e olha só — existem algumas pessoas classificadas como “Top Picks”. Vamos ver o que é isso!

Quem são meus 10 Top Picks?

…para isso, preciso ter o Tinder Gold também 😑.

Entendi, Tinder. Fazer escolhas é muito difícil para as pessoas. Fornecer aos usuários um conjunto de matchs já pré-selecionados os levará a fazer a escolha de ter o pacote Gold com certeza.

Esse é um efeito de “escassez” — valorizamos mais as coisas quando elas são difíceis de obter. E as pessoas também vinculam a disponibilidade à qualidade. Se algo é tão raro, vale a pena. A disponibilidade por tempo limitado mexe com o medo das pessoas de perder algo. Essa tática é frequentemente usada com algum benefício que só será adquirido por agir rápido, como um preço reduzido por tempo limitado ou uma promoção na loja que só vai valer hoje.

Conclusão

Como vimos, o Tinder conhece muito bem a natureza das pessoas. Eles efetivamente usam diferentes técnicas psicológicas e princípios comportamentais para integrar e envolver seus usuários. Tudo muito bem pensado!

Isso é tudo por hoje. Agora é só deslizar para a direita ou esquerda, e ter mais ideias de Design!

Ah, vale lembrar que todas as imagens e marcas comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.

--

--

Tera
Somos Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com