Minha experiência no curso de Digital Marketing & Growth da Tera

Rodrigo Hortenciano
Somos Tera
Published in
5 min readDec 13, 2019

Você já conhece ou ouviu falar dos cursos da Tera? Se não, esse relato é para você.

Turma de Digital Marketing & Growth na Tera, dezembro de 2019

Antes de começar, quero deixar claro que recomendo fortemente os cursos!

Com certeza vai valer a pena e agregar muito ao seu aprendizado!

Vou contar um pouco sobre a experiência que tive com o curso de Digital Marketing & Growth.

Foram dois meses de muito aprendizado, mesmo com as aulas ocorrendo às segundas e quartas-feiras, há muito material online para estudar, que se encontram na plataforma LXS (plataforma própria da Tera).

Esses materiais, no geral servem para que cada aluno possa estar inteirado para as aulas, e segundo a Tera, todos terão acesso durante a vida toda (baseando-se no conceito Lifelong learning)!

Muitas das vezes, eu fiquei no trabalho até mais tarde, nos dias que não havia curso, para poder ler e estudar os materiais da plataforma.

Sobre as aulas

Importante destacar que ao iniciar o curso (Jornada), você deverá trabalhar a ideia de um projeto para apresentação no final do bootcamp e em muitas das aulas, as dinâmicas de aplicação de metodologias, são voltadas para o projeto.

A Tera tem a sua própria metodologia de ensino e a chamam de Teraway e sinceramente, achei fantástico! (Conto mais detalhes sobre Teraway no último trecho desse relato)

Cada curso tem seu coordenador(a) e um(a) facilitador(a) acompanhando as aulas, no caso deste foi coordenado pelo André Senna tendo a Paula Uchida como facilitadora.

As aulas são ministradas por profissionais que são do mercado (empresas como Google, Magalu, fundadores de startups etc.), então a Tera os chamam de Experts.

O que me chamou mais a atenção no modelo, foi o dinamismo das aulas, pois em muitas delas, os Experts, além de trazerem conteúdos ricos, cases de sucesso, também trazem dinâmicas para treinar as metodologias em sala de aula.

Ao início de cada aula, o(a) Expert se apresenta e dá uma introdução sobre o tema que será abordado em sala. Após essa apresentação, há um ritual da Tera, onde a pessoa facilitadora escreve no quadro branco sobre as expectativas dos alunos sobre a aula.

No final de cada aula, vem outra parte do ritual que envolvem feedbacks, a fim de checar se as expectativas foram atendidas.

Para isso, dividem outro quadro branco em 3Qs:

“Que Bom…| Que tal… | Que Pena…”

Ao final dos 3Qs, a gente também recebe via slack, um link para uma pesquisa de satisfação sobre a aula.

Aliás falando em Slack, este é outro canal que a Tera disponibiliza como contato direto para qualquer pessoa que tenha passado pela instituição podendo ser alunos, experts ou mesmo colaboradores. Ou seja, automaticamente você passa a fazer parte da comunidade da Tera.

O dia da apresentação dos projetos é chamado de “Demoday”!

A apresentação dos projetos, contam com a presença de três Experts parceiros da Tera para fazerem parte da banca avaliadora.

Antes de começarem as apresentações dos grupos, é feita uma dinâmica de feedbacks.

Cada pessoa presente na sala, seja aluno, colaborador(a) da Tera, ou mesmo Experts devem escrever em um post it algum feedback, podendo ser elogio, crítica ou sugestões e colar nas costas das pessoas.

Baita dinâmica legal e que gera uma série de bons sentimentos na turma.

Após apresentações, antes do encerramento da jornada é feito uma roda com todos a fim de darem feedback sobre toda a jornada.

Além das aulas, também há visitas técnicas para conhecer o dia a dia das empresas e a atuação dos times de Growth.

No nosso caso, fizemos visitas ao Grupo Zap e Get Ninjas, que foram verdadeiras aulas sobre a apresentação de seus cases, problemas diários e formas de atuações para resoluções.

Dentro da grade, também é prevista a participação de meetup, que no caso da nossa jornada foi organizado em parceria da Tera com a Zup.

Assistimos a apresentação de representantes da Loft, Em Casa, Tera e Zup, contando sobre seus cases de atuação em Growth e foi interessante analisar que cada empresa foca em determinada fase de funil de conversão e no caso da “Em Casa”, algo que foge do comum é que o sucesso da empresa é o Churn alto, pois em seu modelo de negócio, o melhor resultado é quando o cliente realiza a venda de seu imóvel e encerra seu vínculo.

Sobre o formato Teraway

Para quem me conhece, sabe que sou muito observador e presto muita atenção no comportamento das pessoas.

Então notei que Teraway, não envolve somente a forma como os cursos são construídos e ministrados, envolve toda a estrutura da Tera.

Ao iniciar a jornada, é apresentado sobre o Teraway com foco sobre a estrutura da aula com destaque aos pontos:

- Que bom que você veio

- Quem veio ao encontro era para ter vindo

- As atividades acontecem quando eram para acontecer

- O que acontecer era para ter acontecido

- Quando o encontro terminar, terminou

É bastante visível que a Tera trabalha muito, para que as pessoas se sintam confortáveis!

Existe todo um cuidado pela experiência ao passar por uma jornada, que vai desde a recepção, estrutura das aulas, a preocupação com o coffee e a atenção aos alunos.

É comum por exemplo, se você estiver na sala de espera aguardando o início da aula, se seu/sua coordenador(a) de curso percebe sua presença, certamente te cumprimentará, e ficará por perto para bater um papo, para que você se sinta mais acolhido(a).

Não quer dizer que o(a) colaborador(a) da Tera não faria isso naturalmente, o que ressalto aqui é que é possível notar algumas nuances de que esse comportamento também faz parte de um treinamento para lidar com os alunos.

Toda experiência na Tera é bem pensada, planejada, aplicada, avaliada e remodelada quando necessária!

Cada curso e cada turma, servem de experimentação para sempre estarem avaliando e ajustando metodologias, a fim de atingirem níveis de satisfação cada vez mais altos.

Também é comum haver happy hours com os alunos dos cursos e no nosso caso, tivemos no final da jornada, logo após apresentação dos projetos.

Mas é bem comum, outras turmas terem outros happy hours durante a jornada do bootcamp. Tudo depende muito do humor e desejo da turma em questão.

Bom, é isso!

Essa é a minha percepção sobre a experiência com a Tera. ;)

Saio da jornada com novos amigos e possíveis parceiros profissionais! Com certeza farei outros cursos lá!

--

--

Rodrigo Hortenciano
Somos Tera

Designer gráfico, profissional do marketing e esportista outdoor nas horas vagas