A jornada da Tera em 2019

Tera
Somos Tera
Published in
9 min readDec 19, 2019

Nosso impacto, o que aprendemos e como cresceu a comunidade Tera este ano: uma breve retrospectiva.

Hoje, somos bem mais que uma mesa e uma mente inquieta.

Terminamos 2019 com uma comunidade de 3.000 pessoas e uma das redes de talentos digitais mais relevantes do país.

Essas pessoas chegaram aqui buscando conhecimentos, habilidades e conexões que lhe ajudariam a lidar com toda a incerteza e complexidade da Economia Digital. Elas aprenderam muito. Algumas, contaram suas histórias.

Com olhar atento a essas histórias, entendemos que nossa missão vai além de reinventar os modelos de educação adulta e ensinar maneiras de aplicar tecnologia digital.

O principal valor da educação, no encontro entre o conhecimento e a tecnologia, é ajudar pessoas a viver uma melhor relação com o trabalho — para que se sintam mais livres, confiantes e realizadas num contexto de mudança acelerada.

O que é o trabalho se não um encontro entre pessoas em busca de colaborar entre si, contribuir com o mundo e evoluir pessoalmente?

O trabalho vem sendo cada vez mais associado a emoções como ansiedade, insegurança e medo do desconhecido.

Há alguns anos, não parecia tão complicado: você escolhia uma profissão, se especializava nela, treinava alguém para ocupar seu lugar e se aposentava. Hoje, a jornada das pessoas no trabalho parece um labirinto — complexo, volátil, inconstante, ambíguo — onde o mais importante não é sair, é seguir.

Para todas as exploradoras e exploradores desse labirinto de problemas, dados e interações, queremos ser um ponto de encontro: um fio que liga o passado ao futuro da tecnologia, juntando pessoas para criar e colaborar como nenhum algoritmo é capaz de fazer.

É disso que falamos quando falamos de futuro do trabalho.

Como um ponto de encontro, precisamos oferecer a estudantes, experts e empresas uma visão de onde ir e como lidar com a transformação digital — quais são as novas profissões, visões, ferramentas e tecnologias sociais que ajudarão todas as indústrias a evoluir ao mesmo tempo.

Precisamos enxergar com melhor definição as fronteiras entre pessoas, tecnologia e trabalho no século XXI. Precisamos de mais mãos humanas na massa digital que não para de crescer: a nuvem é o limite.

Entendemos que disciplinas como Liderança de Produto, UX Design, Ciência de Dados, Análise de Dados e Growth estão hoje no centro dessa construção de soluções melhores para as pessoas. Quem é expert nesse assunto, trabalha em times cada vez mais ágeis e especializados — onde além de desenvolvedores escrevendo códigos, temos designers de experiência ouvindo e entendendo o que usuários querem de verdade, cientistas de dados organizando a matéria-prima digital, analistas de dados encontrando histórias e padrões, líderes de produto dando a visão de onde ir em seguida e lideranças de growth combinando arte e ciência para alavancar o crescimento.

Tudo o que estudamos e fizemos em 2019 surgiu desse propósito de acelerar o desenvolvimento de soluções digitais colocando o conhecimento e a tecnologia a serviço do bem coletivo. Abaixo, uma breve retrospectiva dos projetos que mais nos deram orientação e orgulho este ano.

Pesquisa Re:Trabalho

Como as organizações vêm lidando com a transformação digital? Nossa jornada de aprendizado começa com um olhar para o mercado.

Este ano, quisemos entender como lideranças, colaboradores e empreendedores no Brasil estão lidando com a transformação digital no trabalho, agora que já ficou claro que as mudanças chegarão para todos.

Para isso, realizamos em parceria com a Scoop&Co a segunda edição da pesquisa Re:Trabalho (2019).

Alguns resultados da pesquisa já foram divulgados pela Época Negócios e o relatório completo será publicado no início do ano.

Mais uma vez, a pesquisa deixou claro que hoje há somente dois tipos de organizações: as que mudam o tempo todo e as que estão precisando mudar urgentemente. Zona de conforto virou um conceito obsoleto.

Nessa transição, as pessoas estão ávidas por novos modelos de trabalho e as lideranças tendo que reaprender a liderar. Boa parte já está entendendo a importância de desenvolver soluções pensando em usuários e usar dados de maneira responsável, mas ainda temos um grande caminho para evoluir.

Alguns highlights:

  • 1 em cada 5 pessoas (19%) trabalha fixo e é freelancer ao mesmo tempo. 61% considera esse o modelo ideal de trabalho.
  • 63% das pessoas já fez mudança de carreira. 70% delas já mudou de carreira mais de 2 vezes.
  • Quase todas as pessoas (92%) concorda total ou parcialmente com a afirmação de que decisões compartilhadas são a forma mais eficaz de atingir resultados melhores.
  • 71% se sentem confortáveis ou muito confortáveis em lidar com mudanças de rota constantes em projetos.
  • 40% afirmam que suas empresas já utilizam modelos de gestão ágil.
  • Apenas cerca de 30% afirmam que as empresas já tomam decisões centradas na experiência do usuário e fazem uso estratégico dos dados coletados.

“Tem algumas características que eu valorizo bastante em relação a liderança, uma delas é o que eu chamo de lucidez, que é a capacidade de enxergar no caos.” — Jaakko Tammela, pesquisa Re:Trabalho (2019)

Mapa da Comunidade Tera

Quem são as pessoas que formam a comunidade Tera? Que impacto tivemos em suas vidas?

Com a pesquisa Mapa da Comunidade (2019), investigamos mais a fundo o impacto das nossas jornadas de aprendizagem nas pessoas que decidiram se desenvolver em cursos da Tera:

A Tera ajuda a trabalhar melhor e ter mais reconhecimento

  • 55% se sente mais confiante para realizar seu trabalho
  • 22% passou a trabalhar de forma mais colaborativa
  • 30% aumentou sua renda em até 12 meses após o curso
  • 30% obteve melhores resultados dentro da sua área
  • 22% tem recebido mais reconhecimento pela sua especialidade

A Tera ajuda a dar o próximo passo no trabalho

  • 69% já fez mudança de carreira e 55% pretende mudar de carreira ou empresa nos próximos 12 meses.
  • 45% mudou de cargo, área ou empresa
  • 21% tirou ideias do papel e transformou em projetos
  • 1 em cada 4 recebeu novas ofertas de trabalho

Soft Skills são parte da jornada

  • 64% sente que desenvolveu pensamento crítico
  • 54% sente que desenvolveu priorização enxuta
  • 39% sente que desenvolveu empatia
  • 22% sente que desenvolveu habilidades de comunicação

A Tera é um ponto de encontro de eternos aprendizes

  • 52% aumentou sua rede de contatos profissionais
  • 27% gosta mais de aprender
  • 25% continuou seu contato com experts e mentores
  • +350.000 mensagens foram trocadas no Slack entre pessoas da comunidade
  • Mais de 200 pessoas conseguiram novos empregos ou oportunidades profissionais dentro da comunidade Tera
  • 95% faria outro curso da Tera 💚

Eventos

Acreditamos muito no poder transformador que acontece no encontro entre pessoas, e fizemos o possível para promover e participar de muitas conversas este ano.

Fóruns e festivais de tecnologia

Para compartilhar com a comunidade nossas perspectivas sobre e relação entre pessoas e tecnologia, estivemos presentes nos dois principais eventos de tecnologia do mundo, o SXSW (Austin) e o Websummit (Lisboa).

Fomos convidados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para falar sobre educação digital no fórum The Future is Now: Transversal Skills in Latin America and the Caribbean in the 21st Century, no Panamá.

No Brasil, falamos sobre o futuro do trabalho no festival Hack Town e estivemos presentes — nosso time, estudantes e experts — em muitos eventos de Product Management, buscando em cada encontro entender para onde esse campo está evoluindo.

Digital Product Week

Promovemos a segunda edição da Digital Product Week, a primeira semana de conteúdo ao vivo dedicada a liderança de produtos digitais. Foram 5 dias de palestras, bate-papos e compartilhamento de ferramentas para quem trabalha com Produto, UX, Growth e Dados.

Digital Product Week 2019 | Tera | Jun 2019

Inside Out

Juntamos lideranças, equipes de talentos e inovação de diferentes empresas para falar sobre estruturas ágeis, times de alta performance e transição digital, nos encontros Inside Out.

Inside Out | Set 2019

Bate-papo sobre Análise de Dados

Para mostrar o que nos inspirou a compor nosso mais recente programa — Data Analytics Leadership — Conversamos ao vivo com Vitor Mendes, Head de Dados da GetNinjas.

Ele nos ajudou a entender melhor o potencial da área de dados nas empresas e como está o desenvolvimento desse novo campo de trabalho.

Training Center para experts

Fizemos uma série de ações para desenvolver experts Tera como educadores e educadoras, apostando na metodologia Teraway como suporte para o desenvolvimento de aulas cada vez melhores.

Training Center Tera para experts | set 2019
Gustavo Oliveira Voando!

Visitas em empresas digitais

Visitamos diversas empresas digitais com estudantes para fomentar uma troca ainda maior entre quem está aprendendo e quem já está aplicando seus conhecimentos de Produtos Digitais.

Estivemos em organizações como Nubank, Getninjas, Movile, Luiza Labs, iFood, Webmotors, Creditas, Zap, Guia Bolso e Gympass.

Ebooks Gratuitos

Nossa comunidade de estudantes ganha acesso pela vida toda a nossa plataforma digital de aprendizagem, o LXS. Decidimos publicar parte desse conteúdo para todo mundo, entendendo que alguns temas são muito importantes paras as pessoas que estão iniciando sua jornada e devem ser compartilhados o máximo possível.

Para isso, começamos com dois ebooks em forma de guias práticos:

  • Métodos Ágeis — tudo o que você precisa saber para entender o que é Scrum, Kanban, Design Sprint e tomar decisões de maneira ágil.

Programa de diversidade e inclusão

Ficou claro para nós que a transição digital não está incluindo todas pessoas igualmente — e alguns grupos minorizados precisam ser incluídos de maneira mais consciente e ativa no mercado.

Para encarar de frente essa questão, criamos o projeto Conversas Difíceis.

No primeiro encontro, convidamos a historiadora Suzane Jardim para trazer uma perspectiva histórica ampla sobre racismo estrutural no Brasil.

Em seguida, trouxemos a designer Karen Santos para compartilhar sua história como mulher negra na área de tecnologia e contar para o time Tera como criou e vem desenvolvendo o coletivo UX para Minas Pretas. Nesse encontro, chamamos também o head de Produto da PicPay Heider Berlink para trazer sua visão sobre inclusão e diversidade como profissional e expert da Tera.

Esse projeto nos ajudou a criar e aprimorar um novo programa de bolsas para mulheres e pessoas negras, que está apenas começando e ainda tem muito a crescer.

Até mais e que venha 2020

Em cada curso que desenvolvemos, cada tela que desenhamos, cada conteúdo que publicamos, convidamos mais pessoas a reconhecer e moldar esse fio entre o passado e o futuro da tecnologia, no labirinto da Economia Digital.

Um fio que define e orienta o ponto de encontro que é a Tera: feito por pessoas que aprenderam a desaprender e reaprender e estão dispostas a tomar decisões cada vez mais conscientes, responsáveis, otimistas e corajosas na evolução do seu papel no trabalho.

Se o labirinto se move, nos movemos com ele.

Enquanto formos assim, seremos Tera.

Ao futuro e além!

--

--

Tera
Somos Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com