Como se tornar Cientista de Dados?

Cientistas de Dados da Creditas, SAS, iFood e Sympla compartilham insights sobre a carreira mais quente do século 21.

Tera
Somos Tera
2 min readMay 31, 2018

--

A carreira de Cientista de Dados é a mais quente e promissora do século 21, segundo a Harvard Business Review.

Hoje a profissão segue tão quente quanto rara no Brasil. A procura por Cientistas de Dados aumenta diariamente por aqui - e cresce exponencialmente no mundo.

Por ser uma área de trabalho relativamente nova, ainda há muita confusão sobre o que fazem cientistas de dados e quais são as competências que devem ser dominadas para que possam gerar valor para os negócios e para a sociedade.

Por isso, a Tera, em parceria com a Movile, preparou um guia introdutório sobre a carreira de Ciência de Dados, com a contribuição de um time de peso de Cientistas de Dados de empresas como Creditas, SAS, iFood e Sympla.

Você pode baixar o guia gratuitamente clicando aqui. Quer saber o que vai encontrar? Veja spoilers abaixo :)

Capítulo 1: Conhecimentos Técnicos de Cientistas de Dados

O mix de habilidades fundamentais do Cientista de Dados ainda é alvo de debates, como acontece em outras profissões da nova geração. Para os Cientistas de Dados do iFood, as habilidades consideradas essenciais são: conhecimento de detalhes e processos do negócio, matemática avançada, estatística, engenharia de software, infraestrutura de dados, manipulação de dados e visualização de dados para comunicação.

Capítulo 2: Comportamental e Soft Skills

O Cientista de Dados precisa algumas habilidades comportamentais que permitem facilitar o dia a dia, aumentar a performance nos projetos e potencializar as entregas. Quando somadas aos conhecimentos avançados em estatística, matemática e programação elas conferem um valor ainda maior ao profissional — e ampliam suas possibilidades de sucesso.

Capítulo 3: O dia a dia de Cientistas de Dados

O cotidiano do Cientista de Dados depende integralmente do perfil da empresa onde trabalha. Algumas empresas escolhem ter times especialistas formados apenas por Cientistas de Dados, enquanto outras escolhem alocá-los em “squads multidisciplinares”. Outras empresas, ainda, possuem um modelo híbrido, onde os Cientistas de Dados são alocados em projetos diferentes e não pertencem a apenas um squad, trabalhando com um novo time a cada projeto, como é o caso da Creditas.

Capítulo 4: Conselhos para quem quer seguir na carreira

A profissão de Cientista de Dados é recente no Brasil e vem ganhando muito espaço, atraindo profissionais de talento que pretendem se aperfeiçoar para atender a essa crescente demanda do mercado. Nossos entrevistados oferecem dicas valiosas para quem está se preparando ou já atua na área.

--

--

Tera
Somos Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com