Tendências de UX Design em 2018

Em 2017, a procura por Designers de Experiência triplicou no Brasil e cresceu exponencialmente no mundo. O que esperar para 2018?

Tera
Somos Tera
Published in
3 min readMay 29, 2018

--

Vivemos na era da experiência. As empresas mais bem sucedidas da atualidade são aquelas que transformaram completamente a forma como as necessidades das pessoas eram atendidas há até pouco tempo.

Imagine que, há apenas 5 anos, pedir um táxi por telefone era o padrão, se hospedar na casa de um estranho era algo totalmente fora de cogitação e nossas mensagens e fotos duravam mais que 24 horas.

As maiores inovações dos últimos anos, como 99, Uber, Airbnb, Instagram e Snapchat, transformaram nossas experiências com coisas que sempre fizeram parte do nosso cotidiano — a forma como nos deslocamos, a maneira como nos comunicamos ou onde nos hospedamos quando tiramos férias.

O mundo começa a acordar para a dimensão e a importância da experiência nos negócios, ONGs e governos. Em 2017, a procura por Designers de Experiência triplicou no Brasil (e cresce vertiginosamente em todo o mundo). Eles são procurados para criar, a partir das necessidades e perspectivas dos clientes, experiências que possam encantar, divertir, entreter, desafiar e, principalmente, facilitar a vida das pessoas.

Eles e elas dão sentido ao que é invisível e usam tecnologia para construir pontes para novos futuros possíveis. Afinal, como diria Steve Jobs, muito além da estética ou da forma, “design é como as coisas funcionam”.

As tendências de UX para 2018

Convidamos a rede de experts e alumni da Tera para compartilhar suas visões sobre as principais tendências em experiência do usuário para 2018.

Neste ebook, você vai encontrar alguns dos melhores UX Designers do Brasil falando como enxergam as tendências do ano, o que está rolando nos outros países e o que deve bombar no Brasil. São tendências como:

Trend #1 — Emoções, Cognição e Inteligência Artificial

Os aspectos emocionais e de cognição do design estão conectadas com três das tendências em UX que ganham força em 2018: Humanização da Experiência Digital; Mood as a Interface (MAI); e Design Feeling. Suportada pela tecnologia, essa tendência ganha força com a valorização do consumidor.

Trend #2 — Omnichannel UX

Com foco na experiência independente de dispositivo, o Omnichanel UX cria um fluxo contínuo na jornada do usuário. A tendência é suportada pelos avanços em inteligência artificial, análise de dados em tempo real e tecnologias integradas.

Trend #3 — Rogue Personas

Os usuários não ideais assumem um papel mais destacado em um contexto que pede mais atenção à diversidade. As Rogue Personas são os idosos, pessoas com necessidades especiais. Mas elas também são os “trolls”, que comentam, criticam e podem abalar a imagem das marcas.

Trend #4 — Colocando os holofotes no conteúdo

Com o crescimento da estratégia em conteúdo o papel do UX designer será valorizar os aspectos visuais do design, com foco em hierarquia visual distinta, minimalismo funcional e espaços em branco. As alterações no design dos grandes players confirmam a tendência clean, valorizando o que importa: o conteúdo

Trend #5 — Conversando com Robôs

O investimento dos gigantes da tecnologia em assistentes virtuais e o desenvolvimento em aplicações híbridas e em dispositivos exclusivos de voz fortalecem a tendência à medida que os usuários se acostumam com a interação e esperam em outros lugares.

Trend #6 — O multiverso e as Dimensões Paralelas

A tecnologia mais acessível traz uma verdadeira mudança de paradigma, provocada pela maturidade produtiva da Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista, onde mais uma vez o mix de tecnologias conduz a inovação.

É um momento incrível para inovar e transformar setores com soluções centradas nos usuários. Para baixar o material (gratuitamente), clique aqui.

--

--

Tera
Somos Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com