UX, visual ou gráfico: qual é o tipo de design certo para você?

Tera
Somos Tera
Published in
4 min readJul 7, 2020
Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

(Adaptação do artigo originalmente publicado aqui, em inglês).

Está tudo bem se você, às vezes, se sentir confuso(a) com toda a terminologia e os cargos disponíveis no mundo do design. Afinal, qual é a diferença entre design gráfico, design visual e design de experiência de usuários (UX)? Cada uma das três funções fornece um serviço diferente?

Para designers visuais e gráficos, a diferença pode estar principalmente no cargo e nas expectativas salariais. No entanto, designers de experiência de usuários têm objetivos e responsabilidades finais muito diferentes de uma designer visual ou um designer gráfico. Abaixo está uma descrição do que cada um faz. Acompanhe!

Designers gráficos

No design gráfico a pessoa designer se comunica com usuários por meio de texto e imagens — por meio de marcas, informações ou anúncios. A forma como esses dois elementos, texto e imagens, são colocados na página da web ou na página impressa também faz parte do escopo de um designer gráfico, além de opções de fontes, cores e outros elementos visuais.

Em seu trabalho, despertam emoções e respostas a aos elementos web que criam. Um profissional designer gráfico saberá que usuários responderão de maneira muito diferente ao texto escrito na fonte Comic Sans, muito difamada, em oposição à fonte Courier New à moda antiga, por exemplo.

As pessoas profissionais dessa área sabem que a resposta de uma campanha contra a pobreza será diferente se ilustrada com a imagem de um bebê com baixo peso ou com uma foto de um alimento (despertando diferentes emoções no usuário). Na melhor das hipóteses, o design gráfico acaba sendo icônico e reconhecível, como a fonte da Coca-Cola, o logotipo da “I heart NY” ou o bebê Gerber.

Designers visuais

O design visual e gráfico estão intimamente ligados e os dois termos são frequentemente usados ​​de forma intercambiável.

Você pode encontrar anúncios de emprego e programas de graduação descritos como design visual/gráfico. Às vezes, o design visual é até chamado de comunicação visual, e essa terminologia pode ajudar a dar uma sensação de diferença entre as duas funções e seus conceitos gerais — considerando que um designer gráfico usa elementos de design como caracteres tipográficos, hierarquia, cores, imagens e posicionamento para criar um produto perfeito.

Entretanto, uma empresa que contrata um(a) designer visual pode estar interessada em um candidato com a capacidade de criar uma estética holística que viaja por todas as plataformas.

Pense nos designers gráficos como quem comunica informação, enquanto designers visuais se preocupam com a aparência e sensações gerais do produto e da marca.

Designers visuais também podem estar envolvidos em conversas sobre o que o site ou produto fornece e os objetivos dos projetos como um todo.

O(a) designer visual serve como ponto intermediário entre as habilidades de design puro de um designer gráfico e os interesses mais focados no usuário de uma designer de experiência do usuário. O que nos leva ao terceiro tipo de designer…

Designers de experiência de usuários

Diferentemente dos designers gráficos e visuais, que têm como foco principal a estética e a comunicação, designers de experiência de usuários estão focados no design de interação. O seu principal foco está nos usuários e em como interagem com o site ou interpretam elementos da interface do usuário.

Como as pessoas se movem pelo site? O que acontece quando as pessoas clicam neste botão? Alterar a cor ou o tamanho de um widget influenciará usuários a fazer compras maiores ou interagir com o site de maneira diferente? Para obter respostas para esses tipos de perguntas, designers de experiência do usuário, chamados também de UX Designers, conduzirão vários métodos de teste e pesquisa, incluindo o teste A/B.

Enquanto o design da experiência de usuários também se preocupa com a aparência do site, sua principal prioridade é como usuários interagem com o site, garantindo que possam navegar com êxito em um aplicativo ou site e também tomar decisões intuitivas sobre onde clicar e onde não clicar.

Designers de experiência de usuários apresentam conceitos de design na forma de wireframes ou blueprints visuais para o design de um site. Essas pessoas também classificam a arquitetura de informações, que é a maneira fundamental como as informações no site são organizadas, exibidas e identificadas para usuários.

Essencialmente, designers de experiência do usuário garantem que um site seja fácil de usar.

Seu maior desejo é que usuários entendam e naveguem de forma intuitiva e eficiente por todas as áreas do site, sejam suas ofertas, informações, serviços ou itens à venda.

Ficou interessada(o) na carreira em design de UX? Conheça o curso da Tera.

--

--

Tera
Somos Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com