Artistas se reúnem para discutir relação com marcas [ TM Por Aí ]

Andre Foresti
Sep 12, 2018 · 3 min read

Matéria que saiu na Meio & Mensagem, por Luiz Gustavo Pacete
http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2018/08/30/artistas-se-reunem-para-discutir-relacao-com-marcas.html

Quais os limites na relação entre arte e marcas? De que forma esses dois mundos podem se aproximar por meio da construção de ações orgânicas? Como colocar a obra de um artista em um contexto de consumo? Essas e muitas outras perguntas foram feitas na semana passada durante um exercício de design thinking, e outras metodologias ágeis, desenvolvido pela agência La Baraque, especializada na intermediação entre marcas e artistas, e a consultoria Troublemakers. Com 25 artistas de áreas distintas, a dinâmica teve como foco a construção de uma plataforma que melhorasse a conexão entre artistas e marcas de forma autêntica.

Entre os artistas presentes estavam Ana Strumpf, Dudu Bertholini, Fabio Gurjão, Gabriel Azevedo, Guto Requena, Ira Trevisan, Kleber Matheus e outros “Uma das coisas mais interessantes que vivemos foi trazer o artista para pensar no todo, inclusive na estratégia e potencial de mercado das ideias. Colocá-los em contato com todo processo de design estratégico enriqueceu tanto a entrega final quanto ao nível de insights e conexões”, diz André Foresti, fundador da Troublemakers.

A dinâmica foi realizada durante dois dias e envolveu técnicas de metodologias ágeis (Crédito: Divulgação)

Para Fernando Ambrósio, diretor da La Baraque, as marcas estão em busca de conteúdo autoral focado em legitimidade, atitude e inovação. “O desafio é entender e manter o DNA da marca sem perder a força do universo do artista. Não há resistência, porém, existe uma vontade de trazer inovação e autenticidade nos projetos. O objetivo principal para eles não é simplesmente fazer uma campanha de marca, mas algo que seja relevante para o consumidor”, afirma.

“Como artista, tenho uma responsabilidade social e um cuidado de como falar e propagar aquilo que crio, para reverberar nas pessoas algo mais verdadeiro possível”, afirma a fotógrafa Verena Smit. Segundo Guto Requena, arquiteto e designer, trabalhar com uma marca representa abrir possibilidades de criar experiências interativas inovadoras, especialmente na rua, levando arte para espaços públicos. “É preciso ter flexibilidade para entender a marca, mas também ser criterioso e cuidadoso para manter os conceitos do projeto sem uma apropriação indevida da marca”, afirma Guto.

Autenticidade e DNA são palavras-chave na relação entre arte e marcas (Crédito: Divulgação)

Para a graphic designer Naima Almeida, o trabalho com marcas potencializa o alcance de muitos trabalhos. “Chegando a lugares e pessoas que talvez não chegaria sozinho. Além disso contribui muito para o pontapé inicial do meu processo criativo. Eu gosto de ter um quebra-cabeças para solucionar. Muitas vezes eu prefiro ter esse ponto de partida. Os limites se dão quando isso esbarra em valores pessoais ou quando a marca não está em alinhamento com a minha busca estética e conceitual”, diz Naima.

Somos Troublemakers

Somos um studio de desconforto que, em pouco tempo, transforma seus dilemas em ideias corajosas para mudar a realidade para melhor. Com um processo de trabalho ágil e completo, atualizamos o jeito de fazer das consultorias e indústria criativa para novos tempos.

    Andre Foresti

    Written by

    Somos Troublemakers

    Somos um studio de desconforto que, em pouco tempo, transforma seus dilemas em ideias corajosas para mudar a realidade para melhor. Com um processo de trabalho ágil e completo, atualizamos o jeito de fazer das consultorias e indústria criativa para novos tempos.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade