Procrastinação produtiva: já parou pra pensar nisso?

TroubleMakers
TroubleMakers
Published in
2 min readNov 24, 2023

Um tema um tanto quanto polêmico. Quem nunca sentou num job, que atire a primeira pedra né?

Isso é algo que trabalhamos muito nos times e pessoas nos projetos. Notamos que as pessoas se identificam com essa cobrança por originalidade e a culpa em procrastinar quando não surgem ideias boas.

Ser original demanda tempo de pensamento, pra elaborar as ideias e inovar. Em tempos de muito copia e cola, a tecnologia atravessa a gente o tempo todo e dita o ritmo das nossas respostas, das mensagens, das interações e entregas. Fica difícil ter tempo pra pensar e criar algo diferente né?

A procrastinação é sempre encarada como a vilã da produtividade, mas será é só isso mesmo? Por que a gente tem esse costume de esperar o prazo pra começar uma tarefa?

E não importa quantas listas, lembretes e agendas você reserve, esse gap entre ter a ideia e realizar de fato é inevitável, faz parte do processo de criatividade.

Por isso, tente lembrar disso na hora de planejar, pra não se culpar tanto e conseguir acompanhar os prazos nos próximos projetos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse conceito que comentamos vem do livro Originais. Adam Grant analisa o estilo produtivo que vivenciamos atualmente e nos ajuda a entender melhor o nosso comportamento no dia a dia do trabalho.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E aí, lembrou de alguma tarefa por fazer? Assume aí, você é um procrastinador vai.

--

--