Se vendemos transformação, temos que nos adaptar o tempo todo. A Trouble traz 2 opções remotas para ajudar clientes a recalcular rotas e pensar mudanças.

Andre Foresti
TroubleMakers
Published in
5 min readApr 3, 2020

Impossível ser uma empresa que vende transformação, inovação e mudança sem que seja a primeira a estar aberta a desapegar e se repensar. Uma empresa que tem no seu propósito "não deixar o mundo se acomodar" tem que reagir rapidamente e seguir viva, ativa, pronta pra servir de suporte para seus clientes, parceiros e projetos. Por isso a Troublemakers trabalhou sem parar por 10 dias para adaptar seu método de trabalho, muito baseado em momentos de cocriação, para uma jornada que funcione 100% remota, com prazos mais curtos e investimentos menores.

PQ FIZEMOS ISSO?

Todas as empresas estão assustadas, mas ao mesmo tempo precisam se organizar e replanejar tudo. Quase um gps recalculando rota. Fomos todos surpreendidos, por isso tentamos criar uma forma de estarmos juntos nesse período.

“Se o momento é de gigante transformação, parece fazer sentido que uma empresa que mexe com isso desde seu primeiro dia esteja ativa para seguir trabalhando ao lado de desafios importantes.
Não são produtos de crise,
pelo contrário.
São produtos nos quais
o que sempre fizemos possa estar à disposição quando muita gente precisa repensar, inovar, criar alternativas, sobreviver, mudar.
Os desafios estão se multiplicando.”
………………..

COMO ADAPTAMOS A JORNADA SEM ABRIR MÃO DE NADA, NEM DA QUÍMICA DOS SPRINTS E COLABS. _______________________________

“Adaptar foi fácil pois existem muitas ferramentas disponíveis. A grande questão era não perder nada da química, da condução, dos nossos estímulos que conduzem ao pensamento original e empoderamento das pessoas que cocriam. Foi isso que trabalhamos nos útimos 10 dias.”

Pegamos o nosso método de trabalho, chamado jornada de desconforto, e adaptamos sem abrir mão de nada remotamente. Mantivemos o prework, ainda mais forte com inspirações, referências, pesquisa, entrevistas, análises, raio x do cenário e muito conteúdo para levar como provocação para o momento de cocriação. Depois temos um sprint realizado totalmente remoto, sem perder nada da química entre as pessoas e especialistas. Por último, terminamos o processo com entrega de um report de consultoria, consolidando todos os pensamentos, conteúdos, decisões e a criação das ideias. Uma jornada que antes levava de 30 a 60 dias foi adaptada pra 10 a 15, no máximo, com investimentos menores.

METODOLOGIA DE TRABALHO DA TROUBLEMAKERS, ADAPTADA PARA MODELO REMOTO

Dessa forma, criamos dois produtos com focos completamente diferentes mas baseados no que ouvimos de vários clientes sobre suas maiores necessidades.

Com o cenário mudando ainda mais rápido, todas as empresas estão sendo surpreendidas e precisam rever todos os seus projetos e planos. Sem contar que muitas equipes estão sentindo dificuldade em alinhamentos e pensar coletivamente com trabalhos remotos. Por isso criamos um produto rápido e consistente para que a empresa possa unir talentos pra repensar rapidamente tudo que estava previsto e novas coisas que precisam fazer. Um processo de reorganizar a casa, replanejar passos e repensar alternativas e ideias para tocar sua vida.

  • design estratégico e solução para novos problemas
  • alinhamento do time e reorganização dos próximos passos
  • redesenho de produtos, jornada do consumidor, planejamentos, soluções
  • provocações, pesquisa e estudos para repensar passos com estratégia
  • criar coletivamente ideias originais e adaptadas para a nova realidade

Uma das grandes dificuldades das empresas em pensar no futuro e projetar inovações é que as pessoas ficam muito presas no dia a dia, preocupadas com metas, resultados e demandas pontuais. O amanhã sempre fica para amanhã. Nesse novo contexto, muita gente pode colaborar ainda mais com passos estratégicos do negócio. As pessoas podem sentir que fazem parte e se engajar ainda mais nisso.
Diante desse cenário temos uma oportunidade de iniciar conversas e fazer o que nunca dá tempo de fazer na vida normal: pensar no futuro da empresa, do modelo de negócios, dos próximos passos. Esse produto vai reunir equipe interna e especialistas pra ajudar a empresa a construir o novo e desenhar coisas pro futuro dos negócios.

  • redesenho do modelo de negócios
  • proposta de valor e visão de evolução da empresa
  • futurismo e design de futuros desejáveis
  • repensar e redefinir cultura da empresa

Clientes que quiserem dividir algum desafio ou entender melhor esse processo, podem escrever para foresti@troublemakers.com.br

________________________________________________________________

“Apesar do nosso estúdio ter se adaptado por todo o contexto de mercado que estamos vivendo, nossa ideia é que esse tipo de atuação remota continue em alguns projetos. Acreditamos que o mundo nunca mais vai ser exatamente como era, pois o impacto disso tudo (e é só o começo) já está mudando para sempre as relações. Mesmo quando tudo se normalizar, esse novo jeito de operar vai ter sempre um espaço na rotina das empresas”.

www.troublemakers.com.br
insta @somostroublemakers
www.linktree.com.br/troublemakers
Dúvidas: foresti@troublemakers.com.br

--

--