Mergulhando em um novo mundo… em Gente e Gestão!

Somos Wiz
Somos Wiz
Published in
3 min readDec 15, 2017

Em dezembro de 2016 iniciei minha trajetória na Wiz, então PAR Corretora, para trabalhar com o Salesforce. Até aquele momento só conhecia a ferramenta de nome e, então, eu tinha muita expectativa para ver como tudo seria. Logo nos primeiros dias de trabalho meu gestor me alocou no projeto da Vertical, que é um portal que abarca todos os processos de Gente e Gestão.

E os desafios eram vários, mas posso destacar dois que marcaram bastante:

1. Aprender a administração e o desenvolvimento para Salesforce;

2. Conhecer a fundo os processos de Gente e Gestão.

Como o projeto já estava rodando há quase quatro meses, eu precisava correr para conhecer tudo que já havia sido feito/definido/acordado. Além disso, eu precisava garantir que a arquitetura tecnológica definida e os requisitos fossem cumpridos pelo fornecedor. As integrações com os sistemas atuais eram outra grande preocupação, pois tivemos que desenvolver vários componentes integradores como solicitar a alguns fornecedores que também o fizessem.

O mundo novo

Por outro lado, como o mundo de Gente e Gestão era uma caixinha preta para mim até aquele momento, eu precisei mergulhar nesse mundo e entender todos os processos na perspectiva de G&G. E essa perspectiva vai bem além do operacional, chega, inclusive, ao aspecto legal. Existe um milhão de regras e passos que Gente e Gestão precisa cumprir para conseguir realizar uma admissão, conceder férias ou mesmo desligar um colaborador.

Foram 12 fluxos complexos e mais de 500 fluxos simples implementados. Os complexos são aqueles que já possuem um conjunto de etapas formais que devem ser seguidos e os simples, normalmente, seguem um fluxo Adhoc. Estou falando desde solicitação de vagas pelos gestores até questões de benefícios ou atualização cadastral.

Motivação

Ao chegar no projeto logo percebi a autonomia que o meu gestor me proporcionava e isso facilitou bastante a minha adaptação ao novo trabalho. Além de me adaptar bem, esse posicionamento me permitiu atuar de forma muito presente e ativa no projeto.

Também tive a oportunidade de trabalhar com conceitos e tecnologias que ainda hoje não são completamente difundidas no mercado brasileiro, como Design Sprint, infraestrutura baseada em nuvem, UX, Gamificação, entre outras.

Além disso, cultura organizacional, propósito e oportunidade eram palavras que vinham martelando a minha cabeça já tinha algum tempo. E quando cheguei na Wiz eu percebi que tudo isso já era uma realidade por aqui.

Vida Pessoal vs Vida Profissional

A entrada em produção do portal foi dividida em 2 fases. A primeira aconteceu em julho/17 e a segunda em agosto/17. E para que tudo acontecesse conforme o planejado, foi necessária

uma super dedicação de todos nós que participamos do projeto. Várias noites foram longas, principalmente aquelas perto das entradas em produção de cada fase.

Essa fase não foi intensa apenas no lado profissional, mas também no lado pessoal. Afinal, só existe uma vida. Eu precisava me dedicar ao projeto e também à minha família. Nesse período tive que me desdobrar para conseguir me fazer presente na vida dos meus filhos e esposa. Passei a levá-los à escola em vez de buscá-los, afinal, eu sabia o horário que ia entrar, mas nem sempre conseguia sair a tempo de buscá-los. Também passei a almoçar em casa todos os dias, mesmo que eu chegasse mais tarde. São apenas alguns exemplos do rearranjo que foi necessário, mas nesses momentos que os laços são fortalecidos.

Mergulhando ainda mais fundo em Gente e Gestão

Depois de aprender como funcionam todos os processos de G&G, na perspectiva de G&G, e de entregar em produção o portal, tive a oportunidade de vir assumir uma coordenação na Diretoria de G&G, liderando uma Esquadra, que aqui na Wiz chamamos de ASA. Com essa mudança vieram novos desafios e eles me motivam a fazer mais a cada dia.

Daniel Nogueira, Coordenador de Recursos Humanos

--

--