Autocuidado por meio de uma alimentação saudável

Gabriela Paraíso
SomosMulheresLivres
6 min readJun 1, 2020
Photo by Thomas Le on Unsplash
Photo by Thomas Le on Unsplash

Menina Mulher, você tem se cuidado? Aposto que você adora acompanhar a rotina de saúde das blogueiras, ama ver receitinhas na internet, mas não consegue fazer com essa vida saudável vire uma realidade para você, certo?

Nós acreditamos que o autocuidado pode ser dividido em três áreas: saúde física, mental e emocional. E nesse momento de enfrentamento de uma pandemia, precisamos estar atentas a todas essas áreas, principalmente a física.

Então, esta é a primeira matéria de uma trilogia sobre autocuidado, na qual você irá entender a importância do autocuidado, como ter um propósito claro para manter sua nova rotina, compreender a alimentação saudável como um ato de autocuidado, e ainda terá dicas dos melhores alimentos para esse momento.

Antes de tudo, é válido lembrar que não há certo ou errado, e sim o que faz sentido para você.

O que é autocuidado?

Autocuidado é a capacidade de olhar para dentro e ouvir seu corpo. Como a palavra já sugere, é cuidar de si conseguindo entregar tudo o que o corpo precisa para estar saudável

Sendo assim, toda atividade que beneficie seu bem-estar, voltada a você e te traga felicidade pode ser considerada um ato de autocuidado.

Nós acreditamos que o autocuidado pode ser dividido em três principais áreas: saúde física, saúde mental e saúde emocional.

A saúde física está relacionada ao seu corpo, ou seja, estar bem de modo físico, tendo um corpo forte e saudável. A saúde mental refere-se ao seu “eu” interno, aquela que pensa e transforma em ações seus desejos. E, a saúde emocional é a compreensão e aceitação das suas emoções, tendo-as como um guia que te leva à felicidade.

Nesse momento em que enfrentamos uma pandemia, a saúde física se torna cada vez mais importante, concorda? Mas como podemos melhorá-la?

Exercícios físicos, como dança, esteira, bicicleta ergométrica, yoga e musculação deixam seu corpo mais ativo e forte. Auxiliam também na produção de hormônios que melhoram nossa imunidade, humor e felicidade.

Alimentação saudável é outro caminho para uma boa saúde física, e estar atenta e ciente ao que você come é o primeiro passo.

Até aqui você já sabia né? Na teoria é tudo lindo, mas na prática sempre parece mais complicado, não acha?

Então, te mostraremos como um propósito claro pode te ajudar a criar e seguir essa rotina saudável e assim começar a cuidar de você.

Propósito claro para seu autocuidado

“Eu odeio fazer exercícios” “Sou super procrastinadora” “Sou uma pessoa super ansiosa” Você já se pegou fazendo algumas dessas afirmações?

Para começar é preciso ir bem no fundinho de você e entender quais são suas crenças relacionadas ao seu corpo e atitudes. Reflita sobre frases negativas que você repete a anos, e que se tornaram verdades.

Agora, pense em como você gostaria de ser, como seria seu corpo ideal, como gostaria de se enxergar e quais são seus sentimentos em relação a sua saúde física. Tente nesse momento se livrar dos padrões e ser sincera com o que você sente.

Para reformular tais afirmações e ter um propósito positivo, faça uma lista de novas frases que te levarão para frente, como “eu exercito meu corpo me divertindo”, “tenho um corpo forte e saudável”, “eu nunca fico doente”, “eu adoro cozinhar pra mim mesma”, “tenho um corpo super flexível”. Assim como as negativas, de tanto repeti-las elas se tornarão uma verdade na sua vida.

Menina Mulher, um ponto importante, você não precisa negar tudo o que é e faz hoje, pense com carinho sobre você, reconheça quais rotinas e pensamentos positivos você já tem hoje e reforce-os.

A ideia é entender e estabelecer um grande motivo para alcançar uma ótima saúde física.

Ter sua lista como um guia pode ajudar todas as vezes que você tiver pensamentos negativos e aquela preguicinha sabe? Caso aconteça, leia a lista e recoloque seu autocuidado em primeiro lugar.

E assim, com um propósito firme e só seu, fica mais fácil de traçar novas estratégias e rotina, deixando seu autocuidado em dia.

Autocuidado por meio de uma Alimentação Saudável

Ter uma alimentação saudável não está apenas relacionada a incluir uma variedade de alimentos na sua rotina, ela também diz respeito a sua relação com a comida.

Estamos falando sobre autocuidado, certo? Então, torne cada refeição além de uma necessidade básica, uma diversão e um carinho para seu corpo.

Não falaremos aqui como a receita x ou y pode ser ideal para você, pois acreditamos que você é a única pessoa que conhece 100% do seu corpo e a partir do seu propósito pode elaborar uma ótima rotina saudável.

Lembrando que conhecimento nunca é demais, então estude sobre os alimentos, as receitas, dietas e claro procure uma orientação profissional. Dessa maneira, você entenderá o que mais gosta e faz sentido para sua vida.

Para te ajudar com seus conhecimentos, aqui estão três perfis de nutricionistas que você pode seguir:

Com o tempo você irá sentir os benefícios de uma alimentação saudável como o fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças, aumento de energia e disposição, melhoras no humor, redução da ansiedade, etc.

Certo, agora que você já sabe como definir um propósito claro e entende como a alimentação saudável pode melhorar sua vida, chegou a hora de fazer com que o autocuidado por meio da alimentação vire uma rotina.

Mas, como fazer isso?

O Poder do Hábito — Charles Duhigg

Nós amamos a dica do livro, O Poder do Hábito, porque com ele você entende como os hábitos são formados, consegue refletir quais são os seus e a partir disso consegue remodelar e implementar hábitos positivos em sua vida.

Poderia ajudar bastante a definir suas novas atitudes saudáveis, não acha?

Os melhores alimentos para esse momento

Durante esse período de isolamento social alguns sentimentos como ansiedade, cansaço, indisposição, irritabilidade podem estar prevalecendo por aí.

Então, conversamos com a nutricionista Paula Paraíso e trouxemos aqui algumas dicas de alimentos que podem ajudar a minimizar esses efeitos e fortalecer seu sistema imunológico.

Primeiro é importante saber que a base de uma boa alimentação saudável é a comida de verdade, ou seja, alimentos frescos e não industrializados. É a partir da comida de verdade que são fornecidos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do nosso organismo.

Então, vamos às dicas:

1. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Formado por oito vitaminas, o complexo B é responsável pela produção de energia, auxilia no sistema imunológico, e contribui para o sistema nervoso, na saúde da pele e em outros processos.

Pode ser encontrado em alimentos como alface, abacate, amendoim, castanha, nozes e cereais integrais, pão integral, arroz e macarrão integral, lentilha e soja.

2. Triptofano

O Triptofano é um aminoácido neurotransmissor de serotonina, hormônio que promove a sensação de bem-estar. Seus benefícios ajudam na redução do estresse, regulação do sono, controla a ansiedade, diminui a sensação de cansaço, e assim auxilia seu corpo a relaxar.

Está presente em alimentos como banana, chocolate amargo, cacau, aveia, queijo, amendoim, frango e ovo.

3. Legumes e Frutas

Maracujá, kiwi, laranja, cereja, couve, espinafre e brócolis são alimentos que possuem vitaminas, minerais e flavonoides com alto poder antioxidantes.

Dessa maneira, contribuem para reduzir a pressão arterial, ajudando a relaxar e combater o estresse.

4. Shot da imunidade

Com o foco em manter o sistema imunológico forte, para as Meninas Mulheres que precisam de um reforço, aqui está uma dica de um shot que feito com: 15 gotas de extrato de própolis verde ou 30 gotas do marrom, um limão, uma colher de chá de glutamina e 50 ml de água. Sendo ingerido preferencialmente pela manhã.

O extrato de própolis é considerado um alimento e possui inúmeros benefícios.

Importante na imunidade por agir nas defesas do organismo de forma anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, antifúngica e cicatrizante.

A glutamina atua como nutriente das células imunológicas, e o limão que além de conter vitamina C, entre outros nutrientes, também potencializa a absorção dos compostos bioativos dessa combinação.

Atenção, esse shot é contraindicado para quem faz uso de anticoagulantes, possui alergias aos componentes e asma.

É válido ressaltar que são dicas e você deve incluir apenas aquilo que faz sentido para você.

Menina Mulher, não se esqueça que uma boa alimentação é apenas um dos passos e que juntamente com exercícios físicos, uma boa noite de sono, se manter ativa mentalmente estudando, lendo e trabalhando, ter uma rotininha de skincare, dar boas risadas com as amigas, podem te trazer uma ótima saúde em todos os sentidos.

Menina Mulher, cuide-se!

Como última dica: divirta-se e aproveite cada parte de você. Sabemos que este é um momento complicado para todo o mundo, mas não esqueça que seu autocuidado deve vir em primeiro lugar.

Esse foi nosso primeiro post de uma trilogia sobre autocuidado. Aqui falamos sobre autocuidado, como definir um propósito claro, alimentação saudável como um ato de autocuidado, e ainda demos dicas de alguns alimentos que podem te ajudar nesse momento.

Esperamos ter ajudado! E queremos saber: qual o ato de autocuidado que você mais gosta e pratica?

--

--

Gabriela Paraíso
SomosMulheresLivres

Uma graduação, muitas mudanças e uma busca infinita por liberdade.