Capítulo 1 — A Invasão da PUC

Lucas Lima Oliveira
Somossucesso
Published in
2 min readJul 12, 2020

Explicando as coisas: “Somos Sucesso — A Biografia das Mercenárias”, é o meu primeiro livro e será lançado no próximo ano. O livro terá diversas fotos e cada capítulo será aberto com uma ilustração, todas com assinatura de Paloma Miguel. Enquanto a biografia não sai, vou trazendo aqui, pouco a pouco, as ilustrações, com os nomes dos capítulos. Não colocarei aqui trechos da narrativa, apenas alguma explicação de vez em quando (como nesse caso).

Decidi iniciar o livro com a invasão da PUC (Pontifícia Universidade Católica) após uma aula com Fernando Morais, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Isto porque é uma passagem que deixa o leitor instigado e, segundo dicas do próprio Fernando, um livro tem que ter um começo “pé na porta”. Mas a invasão da PUC aconteceu em 1977, 5 anos antes da fundação das Mercenárias. O que tem a ver?

Bem, resgates de antecedentes fazem parte de narrativas biográficas. Quando trata-se de uma personalidade específica (e não de um grupo), como Garrincha, biografado por Ruy Castro, há registros que nos mostram as raízes do biografado, nesse caso, de uma forma sintetizada, “Estrela Solitária” nos conta como os avôs dele viveram.

Não fiz um resgate tão profundo, viajei apenas para cinco anos antes da fundação do grupo para contextualizar a época em que a narrativa acontece, isto é, a abertura política. Se em 1982 as coisas estavam um pouquinho melhores, cinco anos antes estavam pegando fogo. E, claro, existiram outros eventos da época que também contam isso. Mas, foi em 1977 que parte das mercenárias se conheceram e, além disso, estavam naquela noite na PUC.

Voltamos em breve, com mais novidades.

--

--

Lucas Lima Oliveira
Somossucesso

Redator e Fotógrafo no Blog Eufonia Brasileira. Trabalha como estagiário na Tratore, maior distribuidora independente do Brasil