Cover Letter

Vamos entrar em um assunto bem mais específico para quem procura emprego fora do Brasil, a chamada Cover Letter. A melhor tradução para isso seria uma “Carta de Apresentação”. Essa é uma carta para mostrar quais são suas intenções ao ingressar na empresa e para explicar com mais detalhes como suas habilidades podem ser úteis para o cargo que você está disputando. Não é comum ter esse tipo de documento no Brasil, porém em empresas nos EUA e na Europa ela é praticamente obrigatória. Sinceramente não sei dizer o porquê. Deduzindo um pouco pela minha experiência eu vejo que aqui fora as empresas valorizam um funcionário qualificado ao ponto de não promover uma alta rotatividade, especialmente com um estrangeiro já que normalmente há custos no processo de imigração. A maioria das empresas prefere não preencher a vaga do quê preencher com alguém que eles não estão confiantes exceto em um caso de emergência.

Voltando para a carta, ela deve conter:

  • Formatação de Carta
  • Dados Pessoais (nome, endereço, email, etc.)
  • Data
  • Especificação da posição que vc almeija
  • Uma explicação sobre o que vc já fez e suas atribuições
  • Uma explicação sobre como você pode contribuir na empresa a qual você busca o emprego
  • Motivação do porquê você escolheu essa empresa e esse cargo
  • Não mais do que 2 páginas

Parece uma trabalheira né? Ter que escrever uma cada para cada empresa que você aplicar. Sim, vai dar trabalho. Minha dica é novamente planejamento! Primeiro é sempre bom criar uma lista de prioridade das empresas que você deseja aplicar. Lembre-se que o processo aqui é bem mais demorado que no Brasil, então se você aplicar pra muitas empresas provavelmente terá problemas com todos os trâmites (entrevistas, provas, feedbacks, etc.) mais tarde. Então é sempre bom ir aplicando aos poucos, coletar os feedbacks e ir ajustando para as novas aplicações. Outra coisa que eu fiz que me facilitou muito foi criar templates para as cartas a depender do carg que eu estava procurando. Esses templates deixavam áreas onde eu poderia preencher os dados e adicionar parágrafos a medida que fosse aplicando para diferentes empresas.

Que tal um exemplo mais prático? Vou fazer como fiz no post sobre currículos e pegar uma cover letter minha e destrinchar aqui. Segue a carta:

Modelo da Carta

Dê uma olhada nesse template aqui: http://bit.ly/LuizCoverLetter

No template dá pra ver o modelo da carta, algumas explicações do porquê eu quero essa posição e um pouco de background do que eu já fiz e conquistei. Eu deixo um espaço pra falar mais da empresa e tenho minhas considerações finais. Tudo isso sem parecer muito engessado.

Por fim, lembre-se sempre de checar a ortografia e gramática de todos os documentos antes de enviar! Isso é extremamente importante. Se planeje, e comece a aplicar!

Por hoje é isso, até mais!

Tóquio, Japão. Essas placas são desejos que as pessoas anotam e penduram nos templos.