Image for post
Image for post

Casio G-Shock: um case de sucesso, crescimento e parceria

Diego Campos
Aug 31, 2017 · 3 min read

Há quase 3 anos a Sopa conquistava a conta dos relógios Casio G-Shock para Brasil, com a missão de conquistar terreno nas mídias sociais e no ambiente digital, já que a operação da Casio no Brasil é relativamente nova e o uso das mídias sociais para marcas estava começando a dar passos mais confiantes por aqui naquela época.

Tendo o cenário colocado, os objetivos iniciais eram claros: conquistar a base de fãs dos relógios, que é altamente engajada no mundo offline, nos rolês de skate em São Paulo, no surf do Rio e no cenário underground há mais de 30 anos. Enfim, um clássico que estava retornando ao mercado com força total e precisava de apoio estratégico e operacional.

Apertamos as mãos e a partir daí começava uma parceria forte, com grandes experimentações para a agência e para o cliente. De nosso lado, a constante batalha para manter a equipe atualizada sobre as ondas que surgem e morrem diariamente. Hoje nasceu o Snapchat, vale abrir uma conta? Mas no Brasil o Twitter está caindo, mas os atletas tem perfis fortes, mas agora o Facebook comprou o Instagram, e abriu o Stories-Snap-gram. Ah, esquece o Snap, mas vamos fazer uma Live. O próximo passo vai ser fazer ambientes de realidade virtual, porque 360º já estão sendo presente.

Por curiosidade, essa história do VR não é mentira, o Mark Zuckerberg já lançou esse roadmap há alguns anos, citando conectividade com drones, satélites, Inteligência Artificial e Social VR.

Image for post
Image for post
Roadmap do Facebook

Evolução da Conta

Durante estes 3 anos, ganhamos uma base orgânica de seguidores bem considerável (hoje com mais de 240k followers no Facebook, orgulhosamente conquistados e engajados). Deixamos bem claros os perigos das métricas de vaidade para todos os nossos clientes, assim não trabalhamos com pressão excessiva para números que não trazem resultados. A RD Station tem um artigo interessante sobre isto aqui.

Image for post
Image for post

O Instagram tem quase 140k followers e tem apresentado engajamento fortíssimo, com séries como #EuCurtoGShock, onde os clientes mandam diariamente fotos com seus relógios e #GShockTeam, que acompanham as atividades dos atletas que endossam a marca, fortes aliados na estratégia de transmitir o lifestyle da marca e gerar empoderamento e referência para os consumidores.

O Brasil se tornou referência em toda a operação da Casio e hoje é responsável pelo marketing de América Latina, o que nos faz começar a explorar este mercado e ampliar nossos esforços em busca de nos tornar competitivos e acompanhar o crescimento da marca.

Jobs fora do escopo

Durante estes anos, e pelo fato da Casio não possuir uma agência offline, muitas vezes nos envolvemos com outras ações, como intervenções em eventos da marca, conferências e ações promocionais, o que nos dá ainda mais campo para explorar novos limites e trabalhar juntos neste tipo de parceira. Nunca ouvi nossa equipe dizer não para algum desafio proposto, então sempre foi muito prazeroso encarar estes projetos como oportunidades de gerar mais conteúdo e buzz.

Image for post
Image for post

Lê o case detalhado aqui: www.sopa.ag/cases/g-shock/

Se sua marca possui desafios semelhantes, me manda um e-mail diego@sopa.ag pra gente conversar, pois tenho certeza de que podemos colaborar com a experiência de nossa equipe em formatos diversos e flexíveis. Vem bater um papo com a Sopa.

Abs =)

Diego Campos

Written by

entrepreneur, strategic designer, futurist, marketing specialist, founder @ sopadeideias, photographer, backpacker. not exactly in this order.

Sopa.ag

Sopa.ag

The Growth Performance & Brand Experience Agency | Digital Marketing Strategy

Diego Campos

Written by

entrepreneur, strategic designer, futurist, marketing specialist, founder @ sopadeideias, photographer, backpacker. not exactly in this order.

Sopa.ag

Sopa.ag

The Growth Performance & Brand Experience Agency | Digital Marketing Strategy

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store