Responsabilidade afetiva e a incrível arte de simplesmente não ser babaca

Julia Maciel
2 min readAug 6, 2017

--

Muito se fala sobre a tal da responsabilidade afetiva. A questão da responsabilidade afetiva é que criaram uma nomenclatura rebuscada para um guarda chuva de coisas que no fim das contas se resume à:

NAO

SEJA

BABACA.

Pois quando se fala de responsabilidade afetiva fala-se de ter cuidado com os sentimentos do outro, se fala em respeitar acordos que se tem na relação, se fala em ter sempre comunicação aberta no relacionamento, se fala em nao ser egoísta e entender que a relação tem mais alguém além de você.

Er…. Sério isso é basicamente “oi estamos em uma relação, que tal não ser egoísta e babaca?”

Parece bobo e reducionista, mas de fato é mais simples do que os infindáveis debates fazem parecer. Não por relacionamentos serem simples, LONGE disso. Mas ficar debatendo o que é ou não responsabilidade afetiva buscando uma definição não leva muito a lugar nenhum.

Primeiramente,sério se pararmos para pensar isso tudo vai diferir MUITO de pessoa para pessoa e de relação para relação. Sendo assim, não há como colocar um termo único como se fosse um conceito concreto para algo que é completamente adaptável dado que engloba tanta coisa.

Dizer que alguém não teve responsabilidade afetiva com você significa o quê exatamente?

DEPENDE.

E depende pois pode se referir à tanta coisa que praticamente qualquer ação pode cair nessa terminologia e acaba que podemos manipular (e muito) o uso disso nas relações. E aí pode chegar àquele extremo de fulano(a) fez algo que eu não gostei PRONTO = fulano (a) não teve responsabilidade afetiva comigo.

Calma lá.

Proponho algo diferente, não usar o termo “responsabilidade afetiva”. Nao para nao praticarmos mais aquilo que pensamos quando usamos a expressão,mas sim para definir EXATAMENTE à que nos referimos.

“voce não teve responsabilidade afetiva comigo!”

Ao invés disso…..Que tal:

-você me magoou quando fez X.

-voce quebrou tal acordo da relação.

-voce não levou em consideração meus sentimentos quando fez tal coisa.

Comunicação é um dos grandes problemas das relações atuais e usar um termo que pode significar um número infinito de coisas não ajuda nisso.

Eu não cobro responsabilidade afetiva, eu cobro que a pessoa não seja babaca comigo e considere meus sentimentos o sejamos sinceros é o BÁSICO. Eu cobro basicamente abertura e honestidade.Sou clara quanto aos meus acordos e quando algo não fica claro conversa-se.

Acho mais prático que ficar debatendo um termo que ninguém vai saber definir direito o que é, cada um vai dar uma explicação e no final não melhora em nada as relações entre pessoas.

Em suma, pense em nao ser um babaca e sempre SEMPRE seja honesto e acho que já estamos com meio caminho andado.

--

--

Julia Maciel

Devaneios e verborragia com um toque de analise social