O que uma biblioteca do Canadá oferece

Pier
Sou de Fora

--

Cada vez que eu puxo o zíper para abrir as malas de viagem que estão estacionadas no armário, encontro fotografias, cartas e uma porção de livros, responsáveis por até mais da metade do peso. No dia em que estava colocando as coisas no lugar para organizá-las por conta própria, tive que negociar com a minha família e encontrar os motivos certos para convencê-los de que as bagagens dariam conta do recado. Deixei sapatos e roupas para trás, mas trouxe a maioria dos meus livros comigo. E não me arrependo.

No tempo em que eu era criança, costumava ficar muito feliz quando ia a algum lugar que era perto de uma livraria só para aproveitar o caminho e dar uma passada por lá. Essa é a prova de que um ambiente pode sim ser um estimulante de mão cheia. Fazia amizade com os vendedores e sempre perguntava sobre os bons autores, alugava uma cadeira e dali, só a realidade pra me tirar. Dá pra saber qual era a recompensa se eu tivesse bom comportamento na cadeira do dentista ou na barbearia. Quando ficava em casa nos finais de semana, eu trancava o quarto e me preparava para virar personagem de uma história. Eu gostava de guardar todo o dinheiro da mesada para comprar um livro. Se alguém me perguntava o que gostaria de ganhar no aniversário, já sabia o que responder. Sempre acreditei em mágica e os livros são o lugar certo para fazer acontecer. Quando você é criança, é levado (a) no estalo dos dedos pelos olhos da imaginação. Quem resiste ao cheiro de uma nova página? O perfume dos livros me faz recapitular as histórias lidas como se elas estivessem sido organizadas pelo cheiro — consigo lembrar os detalhes da ação se você me vier com o aroma das folhas…

Peguei um livro do Júlio Verne e nem precisei percorrer 20.000 léguas num submarino para vencer a preguiça, foram apenas alguns passos da minha casa até a biblioteca. Ele estava lá me esperando no terceiro andar. E não subestime o tamanho dessa árvore do conhecimento, eles têm livros escolares, infantis, apostilas de cursos, guias, todos os gêneros que você imaginar e coleções dos clássicos aos mais modernos títulos, como a saga do Harry Potter, Game of Thrones e A culpa é das estrelas. É uma das grandes maravilhas do país!

Eu adoro ler, escrever e pesquisar e a biblioteca de Toronto se tornou um “puxadinho” de ideias. No dia em que fiz o meu cartão (de graça), meus olhos brilhavam como criança com doce nas mãos. Conversei por alguns minutos com as estantes e mudei alguns livros de lugar. Pela primeira vez, senti como se estivesse completamente em casa. Se a memória não me falha, não me sinto assim desde que saí do Brasil. Na volta pra casa, exagerei no peso e fui parar na parte da frente do ônibus reservado para pessoas que carregam objetos pesados. É o único cartão que quanto mais você usa, maiores são os ganhos e não tem fatura para liquidar seu humor no final do mês. Quando o foco está distante, pego meu notebook e vou pra lá escrever posts pro site, pouco tempo depois já estou concentrado.

Noto que, grande parte das pessoas que fazem turismo para a América do Norte, ficam limitadas a conhecer apenas lojas, outlets e pontos turísticos. Contudo, há paradas que podem tornar qualquer viagem interessante e, mais tarde, te levarão a entender porque deve-se ter passagem obrigatória nesses lugares. As tentações são bem maiores. Por isso, resolvi levar um pouco dessa aventura para você.

Com uma estrutura de arrancar o fôlego, todas as bibliotecas são bem equipadas com conexão Wi-Fi rápida, aquecedor, ar-condicionado, computadores e xérox.Mas não é isso o que faz a rede de bibliotecas Toronto Public Library estar entre as maiores bibliotecas públicas do mundo. Existe uma grande quantidade de programas, apoios e projetos voltados para públicos específicos que deixam outras bibliotecas no chinelo. Para quem quer aprender inglês, essa é uma grande oportunidade de desfrutar dos ótimos recursos e ferramentas que a biblioteca dispõe, gratuitamente, como por exemplo as rodas de conversação que são organizadas por professores que avaliam o nível de proficiência de acordo com a pronúncia.

São mais de 100 bibliotecas desse sistema apenas em Toronto!

Divididas pelo tamanho, existem três tipos de bibliotecas espalhadas pela cidade:

I- Reference Libraries: Grande porte, localizadas nas áreas centrais
II- District Branches: Médio porte, podem ser vistas nos municípios
III- Neighbourhood Branches: Pequeno porte, geralmente encontradas próximas aos bairros e vizinhanças

O que você vai encontrar na biblioteca (pode haver variações em cada lugar):

  • Clubes do livro (meu programa favorito);
  • Workshops e palestras;
  • CD’s musicais, álbuns (últimos lançamentos do Drake, Beyoncé e Justin Bieber), vinis e filmes (Star Wars VII: O despertar da força já está disponível);
  • Exibições de arte;
  • Auditórios;
  • Centros de alfabetização para crianças;
  • Aulas de inglês presencial e material-base para o aprendizado como CD-ROM’s, vídeos e áudios (para exames preparatórios ou inglês como segunda língua);
  • Encontros e tardes de autógrafo com autores canadenses/internacionais;
  • Salas individuais e coletivas silenciosas para estudo/leitura;
  • Salas para reuniões/trabalhos em grupo;
  • Acesso a jornais e revistas nacionais/internacionais;
  • Espaço reservado e separado para crianças, adolescentes e adultos;
  • Mesas e cadeiras espalhadas por todo o ambiente (com tomada);
  • Centenas de livros clássicos e modernos (de línguas inglesa e estrangeiras);
  • Suporte para quem está procurando um emprego ou deseja elevar habilidades profissionais para uma vaga específica;
  • Auxílio para quem deseja montar o próprio negócio;
  • Espaços gratuitos de livre acesso para contato com novas tecnologias no mercado, como a impressora 3D;
  • Ajuda nas tarefas de casa de crianças/adolescentes, além de encontros e orientações para este público;
  • Programas para adolescentes que desejam aperfeiçoar a criatividade
  • Salas com telas para apresentar projetos;
  • Histórias contadas através de telefone para despertar a imaginação de crianças em até 16 idiomas (tem português!);
  • Espaços acessíveis para pessoas com necessidades especiais;
  • Jardim de leitura;
  • Pedômetros para medir sua performance durante treinos, corridas e caminhadas;
  • Mapas cartográficos e um acervo invejável de coleções históricas;
  • Quartos especiais que podem ser alugados por escritores que pretendem escrever um livro por uma temporada;
  • Studypod: cilindros gigantes de vidro que projetados para abafar o som externo para evitar dispersão e permitem ser usados individualmente;
  • Roteador wireless pra você levar pra casa;

Plataforma online:

  • E-books;
  • Testes preparatórios para IELTS, TOEFL, TOEIC e outros;
  • Cursos online, como programação e codificação de computador;
  • Cursos tecnológicos e de desenvolvimento pessoal/profissional;
  • Aulas de inglês online para diversos níveis;

Liberado para começar em junho deste ano, algumas bibliotecas estão oferecendo roteadores wi-fi gratuitos com internet ilimitada e navegação segura, graças a uma parceria da Library com o Google.org. No momento, como estão em fase de testes, foram produzidas pequenas amostras que, possivelmente, serão expandidas no futuro. Vou explicar mais detalhes no próximo post.

Mastercard não compra!

Além de tudo isso, os cartões ainda oferecem vantagens como entradas gratuitas que geralmente são pagas para quem quer conhecer o Zoológico (urso polar!), Centro de Ciências, Museu dos sapatos e muito mais. Dá pra perceber porque essas estantes são tão procuradas.

O que são Digital Innovation Hubs?

São laboratórios gratuitos de livre acesso para promover o contato com ferramentas e tecnologias novas no mercado como impressoras 3D, estações de trabalho para criação (criar/editar vídeos), programação e codificação, uso de Ipads, Macbooks, Câmeras Digitais e Analógicas com alta definição, estúdios com equipamentos necessários para a produção de áudio, vídeo e música (algumas tem até instrumentos musicais)e elaboração de conteúdo. Classes de design digital podem ser vistos por lá. Esses espaços estão disponíveis em apenas três bibliotecas: Toronto Reference Library, Fort York e Scarborough Civic Centre.

Agora é hora de virar a página, dezenas de histórias estão te esperando para ganhar vida nesse labirinto que você mal sabe por onde começar!

--

--

Pier
Sou de Fora

Escrevo para correr nu no meu próprio mundo, fora da área de cobertura.