A arte de marcar: um case da Ambient

Alguns dizem que branding é processo, outros, ação. Mas, veja bem, por que não uma arte?

Quando nascem, todas as empresas precisam de um branding. Este, por sua vez, trata-se de um processo voltado à criação de marca de um negócio, de modo a comunicar sua identidade e seus propósitos.

Isso se dá por diversos fatores, como inserção do negócio no mercado, reposicionamento, aniversário da empresa ou simplesmente a necessidade de uma atualização de sua imagem.

Nesse artigo, vamos falar um pouquinho sobre o processo de construção de branding aqui na Soul Marketing, a partir do case da Ambient.

A Ambient

A Ambient, empresa do ramo de Engenharia e Consultoria, chegou aos seus 15 anos e, com a celebração desse marco, abriu as portas para uma transformação.

Embora seus primeiros anos tenham sido focados em engenharia ambiental, já fazia algum tempo que a empresa havia incorporado ao seu portfólio os serviços voltados à área de engenharia civil.

No entanto, essa mudança no negócio não foi refletida em sua identidade visual, uma das razões que a motivou a buscar uma cara nova, e a Soul foi sua parceira nisso.

Nosso processo de branding

Para dar vida à marca, a Soul utiliza uma metodologia de 5 etapas:

  1. Briefing
  2. Pesquisa
  3. Conceituação
  4. Criação
  5. Aplicação

Briefing

Primeiro, nós temos uma descontraída, porém séria, conversa com nosso cliente. Entre um questionamento e outro, coletamos informações valiosas para o nosso entendimento sobre a empresa, a sua história, a sua cultura, os seus pilares e os seus planos futuros. Conhecemos o negócio e a sua persona.

Pesquisa

Com esse conhecimento adquirido, nós trabalhamos em uma pesquisa acerca do mercado, dos concorrentes do cliente, das tendências e assim por diante. O básico para visualizarmos como está o mundo lá fora.

Conceituação e Criação

Até que chega ela, a hora de conceituar e criar. Estabelecemos os conceitos envoltos à marca, colocamos na mesa tudo que aprendemos, o que queremos utilizar, o que a marca deve transmitir… Enfim, como performar a arte de marcar. Isso tanto em questões de semântica como visuais, afinal, o branding precisa conversar com os elementos comuns do segmento e/ou da história da empresa.

Processo de geração de ideias para a marca da Ambient.

No caso da Ambient, como anteriormente mencionado, um dos requisitos do projeto era transmitir seus serviços de engenharia civil junto aos de engenharia ambiental, de maneira equilibrada. Outros conceitos intrínsecos à postura da empresa foram elencados, como compromisso, qualidade, profissionalismo e experiência — afinal, falamos de uma empresa com 15 anos de história, que atua com uma equipe multidisciplinar de engenheiros, biólogos, geógrafos, dentre outros especialistas.

Aplicação

Nosso processo metodológico resulta em respostas como paleta de cores, estilo e traços que possibilitam diversas combinações, naturalmente. Sempre apresentamos três propostas para o cliente, a partir dos conceitos da marca de três diferentes formas, cada qual com um foco específico, respeitando o que foi estruturado a partir da conceituação.

A proposta aprovada pela Ambient enfatiza algo que é fundamental no trabalho da empresa: parceria.

Com a marca aprovada, trabalhamos em sua aplicação básica e divulgação. A aplicação se dá em materiais de papelaria como cartão de visitas, crachá, assinatura de e-mail e afins. Para conferir um pouquinho mais destes materiais, você pode acessar o case em nosso site. A divulgação consiste em pensar em como transmitir isso aos clientes, fornecedores e demais stakeholders da empresa, apresentar nas redes sociais, criar e-mails e assim por diante. No caso da Ambient, fizemos um vídeo para o lançamento, que você pode conferir abaixo.

Com todo o material entregue, o que fazemos em seguida é parar, respirar e apreciar a satisfação do cliente com o nosso trabalho. Essa é a melhor parte. A Ambient, em meio a toda essa transformação, também mudou de sede. Nós tivemos o privilégio de ver a marca sendo aplicada do zero nas novas instalações da empresa, norteando parte do seu design de interiores, influenciando nas cores das paredes, ganhando vida em letra caixa.

Fotos: Studio Scala

Além disso tudo, também desenvolvemos um novo site para Ambient. A importância de marcar uma empresa na esfera online, afinal, é imensurável. Mas esse case fica pra outro artigo: temos muito a compartilhar sobre essa experiência.