#Especial800 | Edições centenárias dão voz à Zona Norte

Jornal SP Norte
SP Norte
Published in
8 min readApr 3, 2018

--

por Bruno Viterbo

Também publicado no site do SP Norte, em fevereiro de 2018

De 100 em 100, confira as capas de oito edições centenárias do SP Norte, da primeira à 700. Acompanhe também as transformações ocorridas entre uma edição e outra.

EDIÇÃO #1

O primeiro SP Norte era completamente diferente deste que você lê hoje. Com o slogan “Caderno de Imóveis da Zona Norte”, a primeira edição era totalmente dedicada ao mercado imobiliário. Em pouco tempo, tornou-se referência para quem procurava imóveis na região, e algumas das imobiliárias permanecem no SP Norte até hoje.

Ao folhear as páginas, anúncios e classificados de uma época em que era possível comprar imóveis pela metade do preço daquele que vemos atualmente. Afinal, as coisas mudam, e o mercado imobiliário é majoritariamente um dos mais afetados por quaisquer mudanças na economia. A Zona Norte, que passou por um processo de “descobrimento” por parte dos paulistanos, tem no mercado de imóveis um de seus mais potenciais ativos econômicos.

“Assim, neste dia 01/02/2002 nasce o SP NORTE, um veículo de imóveis feito por profissionais e empresários da área imobiliária da Zona Norte”, dizia o primeiro Editorial.

Primeiro editorial
Caderno de imóveis

EDIÇÃO #100

A 100a edição do SP Norte manteve o slogan “Caderno de Imóveis da Zona Norte”, mas já havia passado por sua primeira grande transformação. Além dos classificados — que ainda formavam a maior parte da edição; 12 das 18 páginas — notícias da Zona Norte também passaram a ser veiculadas, bem como colunas tradicionais, como Turismo, Horóscopo, Lazer, Moda. Há na edição, também, a presença de um dos colunistas mais longevos do jornal: Marcelo Segredo, que está até hoje com textos sobre educação e saúde financeira.

Na capa, uma homenagem àquele que provavelmente seja o mais ilustre filho da Zona Norte: Ayrton Senna, nascido no Tremembé. A edição no 100 foi publicada na semana de 19 a 25 de março de 2004, período em que Senna faria 44 anos, no dia 21. Ainda naquele março, o Estádio do Pacaembu recebeu o espetáculo Senna in Concert 2004, evento que marcou o início do Ano Ayrton Senna do Brasil. Em maio, completavam-se dez anos do trágico acidente em Imola, na Itália.

O “Beco”, como era chamado nas ruas na região, pilotava desde menino seus carrinhos de kart. A curta carreira deixou marcas em todos os brasileiros daquela geração, e transmitida para os mais jovens, bem como os valores do esporte e do amor ao Brasil.

EDIÇÃO #200

Àquela altura de março de 2006, data da edição 200 do SP Norte, mais uma grande transformação. O jornalismo local ganhou força, e o slogan anterior deu lugar a “O seu jornal da semana”, que permanece até hoje.

O visual e o conteúdo editorial também já estavam repaginados — com um logotipo menor, mais adequado ao padrão jornalístico, dando maior ênfase às notícias da região, em toda a capa. Com 20 páginas, ainda que o slogan anterior tenha sido trocado, a tradição do SP Norte, em relação ao mercado imobiliário, se manteve: o segundo caderno era totalmente dedicado aos classificados imobiliários, com 12 páginas.

O visual estava mais refinado, com mais colunas de assuntos variados — há uma nota sobre “Soníferos perigosos”, por exemplo. Na região, o destaque fica por conta das obras no Córrego Tremembé para contenção de enchentes. Passados 12 anos, as obras ainda estão em andamento…

Na capa, uma curiosa matéria sobre a eleição italiana de 2006 para senadores e deputados. Naquele ano, italianos que moravam fora da Itália, e que comprovassem residência fixa no país, podiam se candidatar à política, representando os interesses desses povos nos países em que estão. O Brasil possui uma das maiores colônias italianas fora da Itália.

Àquela altura, mais um colunista que permanece até hoje no quadro do SP Norte: um dos principais economistas do país, Marcos Cintra, com artigos sobre finanças e economia.

Obras do Córrego Tremembé já eram notícia há anos

#EDIÇÃO 300

A 300ª edição abre uma sequência de edições centenárias que exaltam em sua capa o Dia internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Mudanças visuais pontuais, e a inclusão de outro colunista que permanece nas páginas do SP Norte atualmente: o mestre Dircêo Torrecillas Ramos, com artigos sobre Direito e Constituição. Ali já se formava a tradicional página 2, da mesma maneira que você lê hoje, com os mesmos colunistas.

A edição também contou com uma dupla página da seção de Gastronomia, uma das mais lidas e acessadas do SP Norte. Os restaurantes e bares da Zona Norte passaram a contar com um lugar fixo, mostrando seus sabores e delícias aos leitores.

Página 2: tradição com colunistas que nos ajudam a entender a Zona Norte, São Paulo e o Brasil

#EDIÇÃO 400

O centenário do Dia da Mulher fora comemorado em março de 2010, data da 400a edição do SP Norte. Para celebrar, uma entrevista com Dorina Nowill, criadora da primeira imprensa braille no país.

Aos 17 anos, vítima de uma hemorragia rara na retina, ficou cega. Ainda que diante dos limites da época para deficientes visuais, Nowill seguiu seu caminho: criou, em 1945, o primeiro curso de formação de professores para ensino de deficientes visuais, e iniciou a Fundação Dorina Nowill para cegos. A educadora e filantropa morreu em agosto de 2010.

A entrevista também veio no embalo da inauguração da Biblioteca de São Paulo (BSP) — que celebrou 8 anos recentemente. A estrutura da BSP conta com acessibilidade, com impressoras em braille e outros recursos para portadores de necessidades especiais.

A edição também começou a mostrar a forma que o SP Norte usa em suas páginas atualmente, como as colunas de Horóscopo, turismo, lazer e cinema na mesma página. As colunas que você vê hoje, como a de eventos na Zona Norte (Acontece) e das atividades das administrações locais (Subprefeituras em Notícia; hoje Ações Prefeituras Regionais) também já faziam parte daquela edição.

Colunas separadas por temas
Entrevista com Dorina Nowill

#EDIÇÃO 500

Precisaram 500 edições para que, finalmente, o SP Norte celebrasse tal marca. O Editorial daquela edição comemorou “500 filhos em dez anos”, já que o jornal também alcançou dez anos de história, em março de 2012.

“Como Caderno de Imóveis, fomos conquistando pouco a pouco a população da Zona Norte, e isso exigiu de nossa parte melhorar cada vez mais, buscando notícias e informações, para transformarmo-nos em porta-vozes da população e estreitarmos o relacionamento entre comunidade e órgãos governamentais, com vistas à solução de problemas que, muitas vezes, perduram por anos”, diz o 500o editorial do SP Norte.

Além de agradecer aos parceiros, colaboradores, colunistas e anunciantes, o texto enfatiza aquilo que sempre permeou a linha editorial do SP Norte: “Nosso maior agradecimento é à Zona Norte, a quem devemos homenagear nestes dez anos. E, com segurança, podemos afirmar que pretendemos, daqui a uma década, continuar presentes na vida de quem faz desta região um lugar melhor para viver — Você!”.

#EDIÇÃO 600

Uma nova marca já aparecia, mas os mesmos princípios: o tradicional vermelho, azul e amarelo do logo do SP Norte foi repaginado, ganhando contornos e estilos mais adequados ao ano de 2014. Além disso, o layout da capa também foi alterado, enfatizando as manchetes e fotos, no lugar de pequenas descrições.

O visual também aproxima a capa do impresso de uma página inicial de um site, com seções e títulos fixos e definidos, e com mais fotos e destaques (de entretenimento, filmes ou celebridades), no canto superior direito.

A edição foi publicada no início da semana do carnaval, entre o fim de fevereiro e início de março. Àquela altura, o SP Nortejá mostrava o visual que acompanha o jornal até hoje, com colunas mais definidas e seções separadas por cores.

Por ser uma edição em meio ao feriado, o número de anúncios imobiliários fora reduzido. Porém, com as transformações na economia brasileira, o caderno de imóveis — ainda que permaneça como o mais completo da Zona Norte — foi reduzido de maneira considerável, bem como a quantidade de páginas do jornal. Sinal dos tempos…

O ano de 2014 também marcou o início de uma das maiores transformações do SP Norte em mais de uma década. Mudanças na linha editorial foram introduzidas, tornando o jornal mais atrativo, com análise, opinião, notícias leves e direto ao ponto. Foi naquele ano que começou o planejamento do novo site do SP Norte, além dos novos portais, Imóvel SP Norte e Clube SP Norte, por meio da nova agência do grupo de comunicação, Yeah5.

Novo logo e diagramação atualizada

#EDIÇÃO 700

Mais uma edição centenária celebrou, no Editorial, tal marca. O texto opinativo do SP Norte rememorou a trajetória do grupo de comunicação em 14 anos na Zona Norte, além de apresentar os portais lançados, a partir de fevereiro de 2015.

Ali, uma lembrança — e um erro — que serviu de exemplo. Quando o novo site do SP Norte estreou, não continha apenas notícias regionais. Notícias do Brasil, do mundo, esporte, celebridades, enfim: a ideia inicial do novo portal era ter notícias de todos os lugares. O erro foi corrigido a tempo. Afinal, você certamente já terá lido essas notícias nos grandes portais. Focamos, depois de seis meses, em notícias exclusivas da região, além da repaginação do site, mais moderno, em outubro de 2016.

A edição também destacou o encontro entre empresários do portal de descontos Clube SP Norte, lançado em setembro de 2015. No caso do Clube SP Norte, uma forma de movimentar a economia local, e até trazer moradores de outros locais para aproveitar o que temos de melhor.

Naquela edição 700, o SP Norte já exibia, de maneira consolidada, a linha editorial adotada a partir de 2014, adaptando-se aos novos tempos: o número de páginas reduzido quase à metade, mas otimizando e dinamizando o conteúdo — com colunas de Games, por exemplo — atraindo novos leitores.

Com a consolidação do SP Norte na web, o retorno chegou por meio de parcerias, como a rede de cinemas Cinemark, e a maior feira de games da América Latina, a Brasil Game Show (BGS). Outros parceiros também ajudaram a reforçar a tradição e confiabilidade da marca SP Norte, e realizando junções com outros produtos, como o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) e o Clube SP Norte, com sorteios de ingressos para shows.

LEIA MAIS: #ESPECIAL800 | O QUE O SP NORTE PENSA SOBRE 8 COISAS

--

--

Jornal SP Norte
SP Norte

Análises e conteúdos especiais sobre a Zona Norte de SP.